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Clésio Luiz

Cockpit do B-58 Hustler. A dica estava nas manetes. É uma aeronave a jato, com quatro motores, mas com cockpit estreito de caça. As opções são muito poucas. http://b-58-hustler.com/

Franco Ferreira

Off-topic, mas não muito.
Algumas semanas atrás rugiu, aqui no PA, celeuma sobre a interferência aerodinâmica das cargas externas das aeronaves de combate. Houve opinião de todo tipo. Parece-me, ninguém mencionou o “salvo-button”. Não me lembro se cheguei a comentar isto, naquele momento. Lembrou-me que procurei – e não achei – uma foto com o botão em questão. Agora o Roberto resolveu meu problema: O primeiro botão inferior no painel frontal, lateral esquerdo, aberto mas envolvido por uma capa circular é o “salvo-button”. Acionado, expele por cargas explosivas tudo que estiver pendurado na aeronave. Ela fica limpa, lisa.

Roberto F Santana

Parabéns Clésio Luiz.
Eu diria que as opções são quase que nenhuma.

Prezado Franco,
Correto, no painel vem escrito: “WEAPON REL”, e no manual de voo é chamado de “Weapon Release Swicth”.
Já o F-5 é um pouco mais “ambrangente”, pois tem dois, um para tudo que está pendurado, como você bem falou, amarelo “EMER ALL JETTISON-PUSH” e outro abaixo, com swicth de seleção para o quê se quer alijar “JETTISON SELECTOR”,e ao lado,em vermelho o botão “PUSH”, igual ao do B-58.

Roberto F Santana

Haveria ainda uma pequena observação, o emprego da palavra “salvo-button”, creio que esta seja para a opção de quando o piloto quer pequenos disparos de armas, como foguetes, quando a opção é selecionada em “salvo”, somente um quantidade pré-determinada é disparada.
Claro, que essas nomenclaturas de painel podem variar de aeronave para aeronave, mesmo sendo de mesma nacionalidade.

Giordani RS

O B-58 as vezes acho que ele é injustiçado. Muitos lembram dele apenas como um monstrengo, mas esquecem que ele foi um divisor de águas na história; ora, pensemos, que a 2ª guerra terminara em 1945 e que em 1947 Chuck Yeager rompia a barreira dos som(mesmo que hoje alguns historiadores digam que foi o F-86) e menos de 10 anos depois(1954) essa nave era encomendada(voando em 58) pela USAF! E se pensarmos que o braZil só entra na Era supersônica em 1972…

Clésio Luiz

O B-58 por si só já justificava o MiG-25 para os soviéticos. Imagine tentar abater um bombardeiro que voa tão veloz quanto o caça que o está perseguindo, especialmente no começo da década de 60, com os ineficientes mísseis de então. Acho que foi no começo da década de 80, a British Airways estava fazendo voos de treinamento com o Concorde sobre o Atlântico, perto da costa da Inglaterra. Foi feito um arranjo para a RAF, USAF e USN fazerem voo de interceptação com o Concorde em velocidade de cruzeiro (mach 2) e ele deu uma canseira mesmo em caças… Read more »

Mauricio R.

O Concorde simulando o perfíl de voo do bombardeiro “Backfire”, daí saiu a necessidade que seria atendida pelo Tornado ADV.
Era mais fácil, rápido e um tanto mais barato, acelerar da velocidade de cruzeiro p/ a bisônica, á partir da CAP.

Franco Ferreira

“Roberto F Santana disse:
27 de maio de 2012 às 10:02
Haveria ainda uma pequena observação, o emprego da palavra “salvo-button”…”

O nome e a utilidade daquele comando são aqueles descritos antes.