A aeronave é interessante e pelo jeito o projeto avança.
Mais vai muito longe a competir com um F-35, por exemplo.
Enquanto o “Dragon” é um avanço, o F-35 é um salto. É devido
a esse salto sem precedentes que os engenheiros vem encontrando inúmeras dificuldades. A coisas começa no projeto em sí, que prevê manutenção extremamente simplificada, sistema de rastreamento de defeitos e fissuras estruturais, equipamentos de auto defesa, invisibilidade e por ai vai.
Agora sério: Um segundo protótipo indica que o mesmo não será um mero demonstrador de tecnologia. A coisa é séria e no futuro veremos muitos deles.
Parabéns Chineses!
[]’s
Blind Man's Bluff
Visitante
12 anos atrás
O que sempre me espantou nesse avião foi o seu tamanho, que se formos comparar, é muito maior que qualquer caça normal. Acredito eu, tendo como base a suposta doutrina de guerra chinesa, que esse avião seja na verdade um avião de ataque naval ou bombadeio estratégico. Uma formidavel arma contra um porta aviões por exemplo, ou um temivel bombardeio nuclear, stealth.
Blind Man's Bluff
Visitante
12 anos atrás
Ou então sao os pilotos chineses que são muito pequenos! ahaha
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Blind, o J-20 é mais curto que o Su-27, mas é mais comprido que o F-22.
E ele não tem nada de bombardeiro estratégico, como a imprensa ocidental vem divulgando. Será simplesmente o caça que substituirá a o J-11 na linha de frente das forças chinesas. Na melhor das hipóteses seu alcance será apenas algumas centenas de kilometros a mais que o Flanker.
Corsario137
Visitante
12 anos atrás
Pode ser, não, deve ser puro preconceito meu mas esse bagre voador não me convence. Alguma coisa não bate. Me remete a essas motos de 150cc que vem com carenagem de moto pilotada pelo Valentino Rossi.
Daglian
Visitante
12 anos atrás
Na minha opinião ele é bonito, mas não sei se é efetivo como um F-22 ou um F-35. Começando pelo material RAM. Se levarmos em conta que é o primeiro stealth dos chineses, eles (como todos os outros além dos americanos) têm muito o que aprender nesse sentido. Também percebo que sua cabine e parte frontal é beeeeeem parecida com a de um F-22… Um detalhe que percebi é que, aparentemente, ou essa não é a turbina que equipará o caça ou me escapa algo, pois me parece diferente de um caça stealth, não é “recortada” nas pontas como a… Read more »
Daglian, o único caça que tem sinais de redução IR no quadrante 6 horas é o F-22. Todos os outros abriram mão de tal recurso, por dispendioso e de efetividade relativa.
Corsário: “Bagre Voador” foi excelente, definiu com precisão matemática esse mostrengo, kkkkkkk…
Abs.
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
Vader
O Daglian está perguntando de redução de assinatura de radar (RCS), não IR.
Blind Man's Bluff
Visitante
12 anos atrás
Daglian, acredito que a China pode não estar tão atrás assim tecnologicamente, pois, assim como a URSS conseguiu no final dos anos 70, através dos espiões Walkers, acesso a tecnologia stealth submarina americana e assim produzir os Akulas, a pouco tempo atrás, quando eu ainda morava por lá, houve um escandalo sobre espiões chineses que haviam roubado tecnologia americana. Não me espanta que hoje os Chineses estejam desenvolvendo um caça stealth.
Claro, concordo que o que vai sair não pode ser nada além de um produto chinês! kkk
RA5_Vigilante disse: 16 de maio de 2012 às 9:20 Entendi, mas acho que ele quis dizer IR mesmo, até porque no quadrante traseiro a assinatura RCS é bastante menos relevante para uma aeronave caça do que a IR, uma vez que é mais fácil obter um lock-on por causa do calor dos bocais de exaustão do que pela RCS. Além disso o combate ar-ar muito dificilmente se iniciará com o enquadramento traseiro via radar. Na maioria dos casos o atacante encontrará a aeronave alvo vindo para si, ou seja, de frente ou no máximo em ângulo. Isso porque com a… Read more »
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
Vader
“pois me parece diferente de um caça stealth, não é “recortada” nas pontas como a de um F-22 ou F-35, é bem certinha, retinha.”
Recorte é característica de redução de seção de radar, ele ainda citou RCS. Isso é bem claro.
Para uma aeronave saindo da zona de combate, onde ainda existem ameaças aéreas tipo SA-XX, redução de RCS no quadrante traseiro é relevante sim.
Não disse que não tem importância, mas sim que é menos importante do que os outros quadrantes.
RA5_Vigilante
Visitante
12 anos atrás
“E neste quadrante a assinatura RCS é significativamente menos importante do que a assinatura infravermelha.”
Saindo da zona de combate, em um ambiente com SA-XX (cujo modo de rastreio principal é EM), a assinatura IR é que seria menos importante, ainda mais se as condições climáticas não ajudassem.
Corsario137
Visitante
12 anos atrás
Caríssimos, Acho que é por isso que o 22 é o High e o 35 é o Low. Se fosse pra ter todas as mesmas características, exceto motor, não se justificaria fazer duas aeronaves. O F-35 vai ganhar naquilo que a eletrônica e a tecnologia da informação avançou desde o lançamento do Raptor porém não poderá vir com todos os “mimos” como a saída exclusiva e super diferente dos motores que o Raptor tem ou mesmo com o supercruise. Assim, a assinatura RCS traseira não é um fator insignificante mas também está longe de ser um problema. Não dá para… Read more »
Ivan
Visitante
12 anos atrás
Um comparativo entre caças furtivos de grande porte do AEREO:
NOTA DOS EDITORES: IVAN, O SITE AO QUAL VOCÊ SE REFERIU E COLOCOU LINK ADOTOU UMA POLÍTICA DE APAGAR QUALQUER REFERÊNCIA FEITA PELOS SEUS LEITORES, DE FORMA DIRETA, AO PODER AÉREO, ASSIM COMO LINKS PARA MATÉRIAS PUBLICADAS AQUI.
ASSIM, ADOTAMOS UMA POSTURA DIPLOMÁTICA DE RECIPROCIDADE, FAZENDO O MESMO (APENAS EM RELAÇÃO AO SITE EM QUESTÃO).
DESCULPE-NOS PELO INCÔMODO.
Corsario137
Visitante
12 anos atrás
Sem puxar o saco mas já puxando… Que diabos de sites de defesa é esse que vira e mexe alguém cita porque eu não conhecia nem um site de defesa nacional até saber do poder aéreo. Tem uns “treco” aí que nem parecem de verdade, com uns planos mirabolantes, criação de cenários de defesa, de fabricação de aeronaves que não existem, com alma ufanista e Made in Russia mas site, site mesmo eu só conheço a Trilogia. Em inglês tem um mundo de coisas mas nacional, nunca vi. Mudando de pato pra ganso: Ontem vi a revista da trilogia vendendo… Read more »
A aeronave é interessante e pelo jeito o projeto avança.
Mais vai muito longe a competir com um F-35, por exemplo.
Enquanto o “Dragon” é um avanço, o F-35 é um salto. É devido
a esse salto sem precedentes que os engenheiros vem encontrando inúmeras dificuldades. A coisas começa no projeto em sí, que prevê manutenção extremamente simplificada, sistema de rastreamento de defeitos e fissuras estruturais, equipamentos de auto defesa, invisibilidade e por ai vai.
Cara, que avião feio.
Fala a verdade caro Vader,
Tu gosta do J-20 🙂
HASUHAUHSUHAUHAUH!!!
Agora sério: Um segundo protótipo indica que o mesmo não será um mero demonstrador de tecnologia. A coisa é séria e no futuro veremos muitos deles.
Parabéns Chineses!
[]’s
O que sempre me espantou nesse avião foi o seu tamanho, que se formos comparar, é muito maior que qualquer caça normal. Acredito eu, tendo como base a suposta doutrina de guerra chinesa, que esse avião seja na verdade um avião de ataque naval ou bombadeio estratégico. Uma formidavel arma contra um porta aviões por exemplo, ou um temivel bombardeio nuclear, stealth.
Ou então sao os pilotos chineses que são muito pequenos! ahaha
Blind, o J-20 é mais curto que o Su-27, mas é mais comprido que o F-22.
E ele não tem nada de bombardeiro estratégico, como a imprensa ocidental vem divulgando. Será simplesmente o caça que substituirá a o J-11 na linha de frente das forças chinesas. Na melhor das hipóteses seu alcance será apenas algumas centenas de kilometros a mais que o Flanker.
Pode ser, não, deve ser puro preconceito meu mas esse bagre voador não me convence. Alguma coisa não bate. Me remete a essas motos de 150cc que vem com carenagem de moto pilotada pelo Valentino Rossi.
Na minha opinião ele é bonito, mas não sei se é efetivo como um F-22 ou um F-35. Começando pelo material RAM. Se levarmos em conta que é o primeiro stealth dos chineses, eles (como todos os outros além dos americanos) têm muito o que aprender nesse sentido. Também percebo que sua cabine e parte frontal é beeeeeem parecida com a de um F-22… Um detalhe que percebi é que, aparentemente, ou essa não é a turbina que equipará o caça ou me escapa algo, pois me parece diferente de um caça stealth, não é “recortada” nas pontas como a… Read more »
Daglian, o único caça que tem sinais de redução IR no quadrante 6 horas é o F-22. Todos os outros abriram mão de tal recurso, por dispendioso e de efetividade relativa.
Corsário: “Bagre Voador” foi excelente, definiu com precisão matemática esse mostrengo, kkkkkkk…
Abs.
Vader
O Daglian está perguntando de redução de assinatura de radar (RCS), não IR.
Daglian, acredito que a China pode não estar tão atrás assim tecnologicamente, pois, assim como a URSS conseguiu no final dos anos 70, através dos espiões Walkers, acesso a tecnologia stealth submarina americana e assim produzir os Akulas, a pouco tempo atrás, quando eu ainda morava por lá, houve um escandalo sobre espiões chineses que haviam roubado tecnologia americana. Não me espanta que hoje os Chineses estejam desenvolvendo um caça stealth.
Claro, concordo que o que vai sair não pode ser nada além de um produto chinês! kkk
RA5_Vigilante disse: 16 de maio de 2012 às 9:20 Entendi, mas acho que ele quis dizer IR mesmo, até porque no quadrante traseiro a assinatura RCS é bastante menos relevante para uma aeronave caça do que a IR, uma vez que é mais fácil obter um lock-on por causa do calor dos bocais de exaustão do que pela RCS. Além disso o combate ar-ar muito dificilmente se iniciará com o enquadramento traseiro via radar. Na maioria dos casos o atacante encontrará a aeronave alvo vindo para si, ou seja, de frente ou no máximo em ângulo. Isso porque com a… Read more »
Vader
“pois me parece diferente de um caça stealth, não é “recortada” nas pontas como a de um F-22 ou F-35, é bem certinha, retinha.”
Recorte é característica de redução de seção de radar, ele ainda citou RCS. Isso é bem claro.
Para uma aeronave saindo da zona de combate, onde ainda existem ameaças aéreas tipo SA-XX, redução de RCS no quadrante traseiro é relevante sim.
Não disse que não tem importância, mas sim que é menos importante do que os outros quadrantes.
“E neste quadrante a assinatura RCS é significativamente menos importante do que a assinatura infravermelha.”
Saindo da zona de combate, em um ambiente com SA-XX (cujo modo de rastreio principal é EM), a assinatura IR é que seria menos importante, ainda mais se as condições climáticas não ajudassem.
Caríssimos, Acho que é por isso que o 22 é o High e o 35 é o Low. Se fosse pra ter todas as mesmas características, exceto motor, não se justificaria fazer duas aeronaves. O F-35 vai ganhar naquilo que a eletrônica e a tecnologia da informação avançou desde o lançamento do Raptor porém não poderá vir com todos os “mimos” como a saída exclusiva e super diferente dos motores que o Raptor tem ou mesmo com o supercruise. Assim, a assinatura RCS traseira não é um fator insignificante mas também está longe de ser um problema. Não dá para… Read more »
Um comparativo entre caças furtivos de grande porte do AEREO:
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/03/5gtop.jpg
Sds,
Ivan.
Agora uma imagem do _____________ (EDITADO)
Sds,
Ivan.
NOTA DOS EDITORES: IVAN, O SITE AO QUAL VOCÊ SE REFERIU E COLOCOU LINK ADOTOU UMA POLÍTICA DE APAGAR QUALQUER REFERÊNCIA FEITA PELOS SEUS LEITORES, DE FORMA DIRETA, AO PODER AÉREO, ASSIM COMO LINKS PARA MATÉRIAS PUBLICADAS AQUI.
ASSIM, ADOTAMOS UMA POSTURA DIPLOMÁTICA DE RECIPROCIDADE, FAZENDO O MESMO (APENAS EM RELAÇÃO AO SITE EM QUESTÃO).
DESCULPE-NOS PELO INCÔMODO.
Sem puxar o saco mas já puxando… Que diabos de sites de defesa é esse que vira e mexe alguém cita porque eu não conhecia nem um site de defesa nacional até saber do poder aéreo. Tem uns “treco” aí que nem parecem de verdade, com uns planos mirabolantes, criação de cenários de defesa, de fabricação de aeronaves que não existem, com alma ufanista e Made in Russia mas site, site mesmo eu só conheço a Trilogia. Em inglês tem um mundo de coisas mas nacional, nunca vi. Mudando de pato pra ganso: Ontem vi a revista da trilogia vendendo… Read more »