Ainda dá tempo
Se você não pôde acompanhar o primeiro dia das comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, ainda pode pegar o segundo e último dia de apresentações.
Confira a programação abaix
. | Dep (P) | T Voo | Lnd | Equipe | # | Anv | Cod Chamada | Operação do Aerodromo | Obs |
. | 9:05 | 0:20 | 9:25 | AEROMODELOS | – | – | AEROMODELOS | COORD.PRÓPRIA | |
. | 9:30 | 0:10 | 9:40 | Esquadrilha CEU | 5 | RV’S | CÉU | OPR DO SETOR “E” | |
. | 9:40 | 0:10 | 9:50 | ACRO – Beto Bazaia | 1 | BUCKER | PT-ZMO | ||
. | 9:50 | 0:10 | 10:00 | ESQ COMETA | 4 | T-27 | COMETA CORINGA | OPR DO SETOR “E” | |
. | 10:00 | 0:35 | 10:35 | HALCONES | 5 | EXTRAS | HALCONES | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado |
. | 10:35 | 0:15 | 10:50 | 5º/8º GAv/AFA | 1 | H-60/H-50 | Pantera / Pégasus | ||
. | 10:50 | 0:10 | 11:00 | BOEING TEAM | 1 | F/A-18F | BOEING TEAM | ||
. | 11:00 | 0:10 | 11:10 | 1º GDA | 1 | F-2000 MIRAGE | Apenas passagem | ||
. | 11:15 | 0:45 | 12:00 | ESQ DA FUMAÇA | 7 | T-27 | FUMAÇA | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado / ESCRITA |
. | 12:00 | 0:20 | 12:20 | CANADIAN DEMO | 1 | CF-18 | CANADIAN DEMO | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado até FL 220 |
. | 12:20 | 0:10 | 12:30 | IPEV | 1 | A-29 | PROVA 29 | ||
. | 12:20 | 0:45 | 13:05 | COMETAS | 1 | C-105 PQD | ONÇA COMETA | Início demo 12:30 | |
. | 13:05 | 0:20 | 13:25 | TEXTOR AIR SHOW | 3 | RV-07/ S2TX / Cozy | TEXTOR | ||
. | 13:25 | 0:10 | 13:35 | IPEV | 1 | AT-26 | PROVA 26 | ||
. | 13:35 | 0:10 | 13:45 | TUAREG – Marcos Geraldi | 1 | Pitts S2B | PT-ZSB | ||
. | 13:45 | 0:30 | 14:15 | EXTREME | 5 | T-6+1 BE+SU-31 | EXTREME | Aerodromo Fechado | |
. | 14:15 | 0:10 | 14:25 | BOEING TEAM | 1 | F/A-18F | BOEING TEAM | ||
. | 14:30 | 0:10 | 14:40 | AEROBATIC TEAM – Siqueira | 1 | CR. EAGLE | PT-ZML | ||
. | 14:40 | 0:40 | 15:20 | HALCONES | 5 | EXTRAS | HALCONES | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado / ESCRITA |
. | 15:20 | – | – | Partida 1º GAVCA | 1 | F-5 | JAMBOCK | Decolagem e passagem | |
. | 15:22 | – | – | Partida 1º/16º GAV | 1 | A-1 | ADHELPHI | Decolagem e passagem | |
. | 15:25 | 0:10 | 15:35 | 436 Transport Squadron | 1 | C-130 J | C-130 CANADIAN | ||
. | 15:35 | 0:20 | 15:55 | CANADIAN DEMO | 1 | CF-18 | CANADIAN DEMO | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado até FL 220 |
. | 16:00 | 0:45 | 16:45 | ESQ DA FUMAÇA | 7 | T-27 | FUMAÇA | Aerodromo Fechado | Aerodromo Fechado / ESCRITA |
o
Que horas é a demonstração do Rafale mesmo?? Procurei mais não vi no “schedule”…
Em uma palavra: E S P E T A C U L A R !!! Os dois vôos de Super Hornet e os dois vôos de Hornet foram simplesmente históricos. Nunca tinha visto um caça a jato fazer aquilo, e acho que aqui no Brasil jamais verei de novo… Tivemos um show épico. Vimos decolagens com pós-combustores “no talo”, arremetidas de tirar o fôlego, passagens baixas, “touneaus” a dar com pau, diversas passagens rápidas no limite do supersônico (com aquilo que certo comentarista daqui chamou de “vaporzinho” – na verdade o efeito conhecido como “Cone de Mach”), manobras espetaculares, aeronaves… Read more »
Ah sim, apenas completando: detesto ter de dizer isso, mas pela primeira vez senti vergonha de nossa pobre FAB.
Foi triste. O dia foi totalmente dos gringos.
Carcará, boa noite.
Lamento informar, mas o Rafale não veio para o aniversário da Fumaça.
A suas capacidades operacionais foram demonstradas para os brasileiros na última Cruzex, quando operou com a FAB e outras Forças, a partir de Natal, por mais de uma semana, realizando exercício conjunto.
Mas, para visualizar algo parecido com o que está fazendo o F-18 em Pirassununga, você pode ver um vídeo da apresentação dele na última exibição em Le Bourget 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=x8ruCbYxwxY
Abraço e bom domingo,
Justin
QSL Justin.
01
Vader, no minimo essa ausencia da FAB deve ter se dado já famosa “contenção de despesas”… Fazer o que né, mas as Vespas são demais hein!! Vi um Growler em Oshkosh e o bicho é uma máquina!! E como voa bonito!!
01
Alguém ai vai sair do ABC ou São Paulo e está afim de dar uma carona? Pago metade dos custos 🙂 O ônibus mais cedo pra Pirassununga amanha chega as 11 horas lá :/
O Vader falou tudo. Quem não foi ainda, VÁ. Arrume um jeito e VÁ. O começo foi desanimador porque estava chovendo e etc mas, de repente, vi o Super Hornet subindo. Foi impressionante. Eu não esperava que suas duas turbinas fossem TÃO fortes!!!! Era possível sentir o chão vibrando! Isso ocorreu com o Hornet também. A apresentação da Fumaça foi legal mas decepcionantemente curta. Bem como o Vader novamente disse, eu fiquei estremamente desapontado ao ver que NEM o F-5EM, NEM o A 1 e – MUITO MENOS – o F2000 sequer passaram em um simples rasante. Por outro lado,… Read more »
chegarei lá por volta das 9 da manhã……. não perco por nada, nem mesmo por causa da chuva.
Link do EL:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Bkxv5sAxxXQ[/youtube]
A pergunta que não quer calar !!!. Se não temos grana para bancar um caça num voô de 30 minutos, numa festividade da nossa propria força aerea, como poderemos comprar o RAFALE para vigiar o nosso espaço aereo ???????
FLIGHTER,
Não sabemos se o fator no caso foi dinheiro. Se foi, nem o Gripen vai poder fazê-lo (já que não conseguimos – neste caso, digamos – sustentar voos de F-5s).
Lamentável o relato dos amigos sobre o tão conhecido desleixo da FAB. Certa vez na BACO(lá por 1990) presenciei o melhor show aéreo que assisti! Dois Forevis-5 destruíram na apresentação. Passagens baixas? Que nada! Passagens muito baixas e gerando “vaporzinho” nas diminutas asas! E isso sem contar os tonneaus, subidas com o PC brilhando, breaks e uma que só tinha visto(até aquela data, hoje tem no youtube que nem mato) em vhs. Um Forevis tocou a pista, rolou, arremeteu e executou um tonneau em baixíssima altitude e enquanto rolava o trem foi recolhido, acendeu o PC e nariz pra cima!… Read more »
Vader “que certo comentarista daqui chamou de “vaporzinho” – na verdade o efeito conhecido como “Cone de Mach”)” Todos links abaixo estão errados: http://www.fluids.eng.vt.edu/msc/gallery/conden/pg_sing.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Vapor_cone http://en.wikipedia.org/wiki/Mach_number A descrição da foto do Hornet no último link acima também está errada. Professor Mark Cramer of Engineering Science and Mechanics at Virginia Polytechnic Institute: “Finally, it should be clear that Prandtl-Glauert condensation has nothing to do with “breaking the sound barrier” and is not a Star Trek-like “burst” through Mach one. An aircraft can generate a Prandtl-Glauert condensation cloud without ever exceeding the speed of sound.” http://www.wilk4.com/misc/soundbreak.htm O professor acima também está errado.… Read more »
Sobre os “vaporzinhos”, já foi a resposta. Está sob moderação devido aos links.
Saudações a tds!
Ops, desculpem o erro de português. Extremamente* é a maneira correta…
Para quem não pode ir e ficou com certo remorso, resolvi fazer dois vídeos, um com os voos do Super Hornet e outro da Fumaça. Peço desculpas pois às vezes as manobras foram “cortadas” bem no meio, etc. Espero que gostem.
Do Super Hornet: http://www.youtube.com/watch?v=FGh9-rK8R68&feature=plcp
Da Fumaça: http://www.youtube.com/watch?v=A9rIR90WJp4&feature=youtube_gdata
RA5_Vigilante disse:
13 de maio de 2012 às 10:38
Eu também posso lhe indicar dez links falando que o “vaporzinho” a que vc se refere é Cone de Mach, e que ocorre por volta das velocidades transônicas. Inclusive tenho um livro que cai na prova da ANAC dizendo o mesmo, ou seja: é fonte oficial.
Então estamos no seguinte impasse: vc chama de “vaporzinho”, eu de Cone de Mach, ok?
Amigos, boa noite.
Só para atrapalhar a conversa…
Acho que cones de Mach só poderiam existir em voo supersônico estabilizado.
Uma das definições para CONE é a rotação de um ângulo em torno de um eixo.
As ondas de choque que se formam antes do voo supersônico (transsônico) são normais, ou seja, a 90º com o deslocamento.
Como poderiam formar um cone?
Abraços,
Justin
Justin Vc está corretíssimo. Só o colega que não caiu a ficha ainda. Está misturando uma coisa com outra. Já até postei video com passagem da velocidade do som sobre o deserto (baixa humidade) sem formação de cone de vapor, ainda assim a ficha não caiu. Vader “um livro que cai na prova da ANAC dizendo o mesmo, ou seja: é fonte oficial.” Quer uma fonte oficial? DLR (equivalente alemã da NASA ) serve? Olhe a pag. 17 *ttp://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=prandtl%20glauert%20condensation&source=web&cd=48&ved=0CHMQFjAHOCg&url=http%3A%2F%2Fbragwebdesign.com%2Fcontrails%2FAircraft_Induced_Condensation.pdf&ei=9_SwT_WqEoLM9QSYmeGTCQ&usg=AFQjCNErWGTtCvc3wEK8Vt5xL3U5b8IJIA&cad=rja Leia a apresentação e instrua-se. Mas se vc insiste e diz que pode enxergar a forma de propagação do som, não… Read more »
Quem está falando em “forma de propagação do som” é você. Eu estou a falar é de Cone de Mach.
É ai que vc mostra que não entendeu o conceito…
Leia o link da NASA.
“For supersonic and hypersonic flows, small disturbances are transmitted downstream within a cone”
*ttp://www.grc.nasa.gov/WWW/k-12/airplane/machang.html
A palavra mágica é CONE…
🙂