Se você não pôde acompanhar o primeiro dia das comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, ainda pode pegar o segundo e último dia de apresentações.

Confira a programação abaix

. Dep (P) T Voo Lnd Equipe # Anv Cod Chamada Operação do Aerodromo Obs
. 9:05 0:20 9:25 AEROMODELOS AEROMODELOS COORD.PRÓPRIA
. 9:30 0:10 9:40 Esquadrilha CEU 5 RV’S CÉU OPR DO SETOR “E”
. 9:40 0:10 9:50 ACRO – Beto Bazaia 1 BUCKER PT-ZMO
. 9:50 0:10 10:00 ESQ COMETA 4 T-27 COMETA CORINGA OPR DO SETOR “E”
. 10:00 0:35 10:35 HALCONES 5 EXTRAS HALCONES Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado
. 10:35 0:15 10:50 5º/8º GAv/AFA 1 H-60/H-50 Pantera / Pégasus
. 10:50 0:10 11:00 BOEING TEAM 1 F/A-18F BOEING TEAM
. 11:00 0:10 11:10 1º GDA 1 F-2000 MIRAGE Apenas passagem
. 11:15 0:45 12:00 ESQ DA FUMAÇA 7 T-27 FUMAÇA Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado / ESCRITA
. 12:00 0:20 12:20 CANADIAN DEMO 1 CF-18 CANADIAN DEMO Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado até FL 220
. 12:20 0:10 12:30 IPEV 1 A-29 PROVA 29
. 12:20 0:45 13:05 COMETAS 1 C-105 PQD ONÇA COMETA Início demo 12:30
. 13:05 0:20 13:25 TEXTOR AIR SHOW 3 RV-07/ S2TX / Cozy TEXTOR
. 13:25 0:10 13:35 IPEV 1 AT-26 PROVA 26
. 13:35 0:10 13:45 TUAREG – Marcos Geraldi 1 Pitts S2B PT-ZSB
. 13:45 0:30 14:15 EXTREME 5 T-6+1 BE+SU-31 EXTREME Aerodromo Fechado
. 14:15 0:10 14:25 BOEING TEAM 1 F/A-18F BOEING TEAM
. 14:30 0:10 14:40 AEROBATIC TEAM – Siqueira 1 CR. EAGLE PT-ZML
. 14:40 0:40 15:20 HALCONES 5 EXTRAS HALCONES Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado / ESCRITA
. 15:20 Partida 1º GAVCA 1 F-5 JAMBOCK Decolagem e passagem
. 15:22 Partida 1º/16º GAV 1 A-1 ADHELPHI Decolagem e passagem
. 15:25 0:10 15:35 436 Transport Squadron 1 C-130 J C-130 CANADIAN
. 15:35 0:20 15:55 CANADIAN DEMO 1 CF-18 CANADIAN DEMO Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado até FL 220
. 16:00 0:45 16:45 ESQ DA FUMAÇA 7 T-27 FUMAÇA Aerodromo Fechado Aerodromo Fechado / ESCRITA

 

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Carcará 01

Que horas é a demonstração do Rafale mesmo?? Procurei mais não vi no “schedule”…

Vader

Em uma palavra: E S P E T A C U L A R !!! Os dois vôos de Super Hornet e os dois vôos de Hornet foram simplesmente históricos. Nunca tinha visto um caça a jato fazer aquilo, e acho que aqui no Brasil jamais verei de novo… Tivemos um show épico. Vimos decolagens com pós-combustores “no talo”, arremetidas de tirar o fôlego, passagens baixas, “touneaus” a dar com pau, diversas passagens rápidas no limite do supersônico (com aquilo que certo comentarista daqui chamou de “vaporzinho” – na verdade o efeito conhecido como “Cone de Mach”), manobras espetaculares, aeronaves… Read more »

Vader

Ah sim, apenas completando: detesto ter de dizer isso, mas pela primeira vez senti vergonha de nossa pobre FAB.

Foi triste. O dia foi totalmente dos gringos.

Justin Case

Carcará, boa noite.

Lamento informar, mas o Rafale não veio para o aniversário da Fumaça.

A suas capacidades operacionais foram demonstradas para os brasileiros na última Cruzex, quando operou com a FAB e outras Forças, a partir de Natal, por mais de uma semana, realizando exercício conjunto.
Mas, para visualizar algo parecido com o que está fazendo o F-18 em Pirassununga, você pode ver um vídeo da apresentação dele na última exibição em Le Bourget 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=x8ruCbYxwxY

Abraço e bom domingo,

Justin

Carcará 01

QSL Justin.

01

Carcará 01

Vader, no minimo essa ausencia da FAB deve ter se dado já famosa “contenção de despesas”… Fazer o que né, mas as Vespas são demais hein!! Vi um Growler em Oshkosh e o bicho é uma máquina!! E como voa bonito!!

01

alphasr71a

Alguém ai vai sair do ABC ou São Paulo e está afim de dar uma carona? Pago metade dos custos 🙂 O ônibus mais cedo pra Pirassununga amanha chega as 11 horas lá :/

Daglian

O Vader falou tudo. Quem não foi ainda, VÁ. Arrume um jeito e VÁ. O começo foi desanimador porque estava chovendo e etc mas, de repente, vi o Super Hornet subindo. Foi impressionante. Eu não esperava que suas duas turbinas fossem TÃO fortes!!!! Era possível sentir o chão vibrando! Isso ocorreu com o Hornet também. A apresentação da Fumaça foi legal mas decepcionantemente curta. Bem como o Vader novamente disse, eu fiquei estremamente desapontado ao ver que NEM o F-5EM, NEM o A 1 e – MUITO MENOS – o F2000 sequer passaram em um simples rasante. Por outro lado,… Read more »

Vassili

chegarei lá por volta das 9 da manhã……. não perco por nada, nem mesmo por causa da chuva.

Nick

Link do EL:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Bkxv5sAxxXQ[/youtube]

FLIGHTER

A pergunta que não quer calar !!!. Se não temos grana para bancar um caça num voô de 30 minutos, numa festividade da nossa propria força aerea, como poderemos comprar o RAFALE para vigiar o nosso espaço aereo ???????

Daglian

FLIGHTER,

Não sabemos se o fator no caso foi dinheiro. Se foi, nem o Gripen vai poder fazê-lo (já que não conseguimos – neste caso, digamos – sustentar voos de F-5s).

Giordani RS

Lamentável o relato dos amigos sobre o tão conhecido desleixo da FAB. Certa vez na BACO(lá por 1990) presenciei o melhor show aéreo que assisti! Dois Forevis-5 destruíram na apresentação. Passagens baixas? Que nada! Passagens muito baixas e gerando “vaporzinho” nas diminutas asas! E isso sem contar os tonneaus, subidas com o PC brilhando, breaks e uma que só tinha visto(até aquela data, hoje tem no youtube que nem mato) em vhs. Um Forevis tocou a pista, rolou, arremeteu e executou um tonneau em baixíssima altitude e enquanto rolava o trem foi recolhido, acendeu o PC e nariz pra cima!… Read more »

RA5_Vigilante

Vader “que certo comentarista daqui chamou de “vaporzinho” – na verdade o efeito conhecido como “Cone de Mach”)” Todos links abaixo estão errados: http://www.fluids.eng.vt.edu/msc/gallery/conden/pg_sing.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Vapor_cone http://en.wikipedia.org/wiki/Mach_number A descrição da foto do Hornet no último link acima também está errada. Professor Mark Cramer of Engineering Science and Mechanics at Virginia Polytechnic Institute: “Finally, it should be clear that Prandtl-Glauert condensation has nothing to do with “breaking the sound barrier” and is not a Star Trek-like “burst” through Mach one. An aircraft can generate a Prandtl-Glauert condensation cloud without ever exceeding the speed of sound.” http://www.wilk4.com/misc/soundbreak.htm O professor acima também está errado.… Read more »

RA5_Vigilante

Sobre os “vaporzinhos”, já foi a resposta. Está sob moderação devido aos links.

Saudações a tds!

Daglian

Ops, desculpem o erro de português. Extremamente* é a maneira correta…

Para quem não pode ir e ficou com certo remorso, resolvi fazer dois vídeos, um com os voos do Super Hornet e outro da Fumaça. Peço desculpas pois às vezes as manobras foram “cortadas” bem no meio, etc. Espero que gostem.

Do Super Hornet: http://www.youtube.com/watch?v=FGh9-rK8R68&feature=plcp

Da Fumaça: http://www.youtube.com/watch?v=A9rIR90WJp4&feature=youtube_gdata

Vader

RA5_Vigilante disse:
13 de maio de 2012 às 10:38

Eu também posso lhe indicar dez links falando que o “vaporzinho” a que vc se refere é Cone de Mach, e que ocorre por volta das velocidades transônicas. Inclusive tenho um livro que cai na prova da ANAC dizendo o mesmo, ou seja: é fonte oficial.

Então estamos no seguinte impasse: vc chama de “vaporzinho”, eu de Cone de Mach, ok?

Justin Case

Amigos, boa noite.

Só para atrapalhar a conversa…
Acho que cones de Mach só poderiam existir em voo supersônico estabilizado.
Uma das definições para CONE é a rotação de um ângulo em torno de um eixo.
As ondas de choque que se formam antes do voo supersônico (transsônico) são normais, ou seja, a 90º com o deslocamento.
Como poderiam formar um cone?

Abraços,

Justin

RA5_Vigilante

Justin Vc está corretíssimo. Só o colega que não caiu a ficha ainda. Está misturando uma coisa com outra. Já até postei video com passagem da velocidade do som sobre o deserto (baixa humidade) sem formação de cone de vapor, ainda assim a ficha não caiu. Vader “um livro que cai na prova da ANAC dizendo o mesmo, ou seja: é fonte oficial.” Quer uma fonte oficial? DLR (equivalente alemã da NASA ) serve? Olhe a pag. 17 *ttp://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=prandtl%20glauert%20condensation&source=web&cd=48&ved=0CHMQFjAHOCg&url=http%3A%2F%2Fbragwebdesign.com%2Fcontrails%2FAircraft_Induced_Condensation.pdf&ei=9_SwT_WqEoLM9QSYmeGTCQ&usg=AFQjCNErWGTtCvc3wEK8Vt5xL3U5b8IJIA&cad=rja Leia a apresentação e instrua-se. Mas se vc insiste e diz que pode enxergar a forma de propagação do som, não… Read more »

Vader

Quem está falando em “forma de propagação do som” é você. Eu estou a falar é de Cone de Mach.

RA5_Vigilante

É ai que vc mostra que não entendeu o conceito…
Leia o link da NASA.

“For supersonic and hypersonic flows, small disturbances are transmitted downstream within a cone”

*ttp://www.grc.nasa.gov/WWW/k-12/airplane/machang.html
A palavra mágica é CONE…

🙂