Meteorologia impede destruição de pistas clandestinas pela FAB
Roberto Godoy
As condições climáticas adver-sas na fronteira norte, com chuva forte e vento intenso, impediram a destruição das duas principais pistas clandestinas localizadas pela Força Aérea na Amazônia esta semana. A missão estava prevista para ontem. Os aviões Super Tucano do Esquadrão Escorpião, de Boa Vista (RR), estão no hangar de operações, prepara-dos e armados com bombas de 230 quilos. Serão usados de dois a quatro caças. A ordem para o bombardeio só depende do quadro meteorológico.
A aviação militar mapeou dez pistas dentro de reservas indígenas durante a Operação Ágata 4, que envolve cerca de 9 mil combatentes, ao longo de 5 mil quilômetros, do Oiapoque a Cucuí, no Amazonas. As tropas encontraram no Aeroporto de Barra do Vento, a 25 km de Boa Vista, uma oficina irregular de manutenção Aeronáutica. No local estava um avião com o número de matrícula apagado. Outra aeronave esperava a substituição da asa, um trabalho complexo que exige especialização. Peças, componentes e ferramentas foram apreendidas. A prestação desses serviços é privativa dos estabelecimentos registrados e inspecionados pelo Comando da Aeronáutica.
FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp
Iiiiihhhh, os ST emplumadinhos tão c/ medo de água???
Aí, que fofo!!!
Agora é o seguinte, carreguem uns BH c/ tropas, dinamite, espoletas de retardo, pás, picaretas e um chocolate quente que ninguém é de ferro.
E explodam essas pistas!!!
Aproveitem que existe GPS e sirvam-se.
A guerra não espera.
Mauricio R.
O que mais mata piloto é meteorologia. Com essa não dá para brincar não.
Mais a mais, o pessoal da infantaria está aí para isso. Eles resolvem o problema independente do tempo.
“Mais a mais, o pessoal da infantaria está aí para isso. Eles resolvem o problema independente do tempo.” He, he, he. O Infante é a ‘prova d’água’ e superior ao tempo. Talvez por essa razão a infantaria como arma sobreviveu às bigas, aos elefantes (de Anibal), aos cavalos, à artilharia, aos carros de combate e à aviação… Um antigo comandante, na época 1º Tenente e hoje Gal R1, nos ensinou que, mesmo com toda a tecnologia, o Infante com seu fuzil (e uma pá) sempre será necessário. Afinal quem ocupa o terreno é a infantaria. Contudo não vejo nenhum problema… Read more »
Senhores, acho que o problema do tempo é que é necessário confirmação visual do alvo.
Aviação militar brasileira vivendo na década de 20 do século passado.
Ao que parece desconhecem a existência de GPS, UV e IR, entre outras cositas.
– Comando, aqui FAB 123 chamando.
– Prossiga 123.
– Senhor, há um pouco de turbulência em decorrência de formação Cúmulus e um pouco de névoa sêca. Daria para retornar e adiar a operação para mais tarde?
– Positivo 123. Autorizado retorno. Aguardaremos condições Cavok e, talvez, aguardemos a passagem de uma Frente Fria, assim teremos garantia de ar calmo.
– FAB 123 retornando.
Vamos a realidade da FAB. Segue endereço de vídeo, sob o título “não trabalhando em equipe”, onde dá para o “niver” da tripulação:
http://www.youtube.com/watch?v=B9zgIu2QuYc&feature=related
A aeronave de reconhecimento não tem tripulante, o “piloto” dela fica no bem bom do shelter c/ ar condicionado, poltrona estofada e chocolate quente!!!
Que céu de brigadeiro que nada, vá fotografar aquela pista, agora!!!
Poggio,
Ainda assim alguém tem que levar os “pés pretos” até o lugar.
Marcos disse:
10 de maio de 2012 às 14:09
Marcos, é um vídeo de treinamento da FAB.
Já falei: manda os pé-preto minar essa p. e larga lá!
Mata dois coelhos com uma cajadada só…
É um Boeing 737 nesse vídeo educacional?
Groo disse:
É um Boeing 737 nesse vídeo educacional?
Groo
Olhando no painel central do avião é possível ver conjuntos de quatro mostradores (informações sobre os motores – pressão, temp., óleo, etc.), o que já aponta para um quadrimotor.
Durante a conversa foi mencionado a matrícula de dois KC-137 (o que deu pane e o outro que seria empregado para seguir com a missão).
Portanto estes são pilotos do Corsário dentro de um 707 convertido.
KKKKK!
“Eu estou pilotando, quem tem que resolver isto é você”.
Lembra outra frase, de um filme brasileiro famoso:
“Essa pica não é mais minha, essa pica agora é do aspira”!
Enquanto isto, D. Morte, parada na porta da cabine, acaricia a sua foice e sorri satisfeita.
Lamentável!
Primeiro levam a sério esse repórter de fofocas aeronáuticas.
Depois viajam num vídeo de treinamento de CRM.
E se julgam entendidos em aviação…
Editor, vetoraçao radar para eles se acharem!
Amigos, boa tarde.
Notícia da página da Operação Ágata:
http://www.agata4.defesa.mil.br/web/agata4/noticias?p_p_id=noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_J9lW&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_J9lW_journalArticleId=625421&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_J9lW_struts.portlet.action=%2Fview%2Farquivo!viewJournalArticle&_noticias_WAR_noticiasportlet_INSTANCE_J9lW_struts.portlet.mode=view
Há também fotos divulgadas.
Abraços,
Justin