Aeroportos militares a serviço dos torcedores
–
Governo cogita usar equipamentos das Forças Armadas para suprir demandas de turistas na Copa
–
Diante da falta de hotéis e dos atrasos nas obras de infraestrutura, o governo admite que deverá usar aeroportos militares pelo País para garantir que torcedores sejam levados aos jogos durante a Copa. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou que isso está sendo avaliado e que apenas depende de uma liberação do Ministério da Defesa. A Fifa também admite que conta com essa opção para dar uma solução ao transporte de milhões de pessoas pelo Brasil.
A Fifa e o Brasil decidiram que as seleções não terão sede fixa e que terão de percorrer o País inteiro. Em média, quem chegar à final no Maracanã terá percorrido quase 9 mil quilômetros e o desafio é o de fazer os torcedores acompanharem o périplo.
O assunto foi alvo de mais de cinco horas de reuniões ontem em Zurique entre a Fifa, governo e COL. “Vimos todas as soluções possíveis para a Copa. O uso de aeroportos militares está considerado. Mas o ministro da Defesa terá que analisar o assunto”, explicou Rebelo. No momento, não existe um estudo formal na Defesa sobre o uso das bases aéreas como alternativa durante a Copa. Mas se houver um pedido, o caso certamente será analisado, levando-se em conta até que ponto este uso pode deixar vulnerável a defesa do País.
Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte, indicou ao Estado que essa opção está sendo apresentada como solução para escoar passageiros. Já Valcke deixou claro que a questão da mobilidade é algo que preocupa a Fifa e que, por falta de hotéis, torcedores poderão ser levados à cidade de um jogo apenas no dia da partida e retornar logo depois.
Dentro do governo, um comitê ainda será estabelecido para acompanhar justamente esse processo. Mas Rebelo alerta que outra preocupação do setor privado é de construir hotéis em cidades que, após o Mundial, ficarão vazios. “Hotel não é carro alegórico que se usa e depois guarda em um galpão. Ninguém fará um hotel para apenas um mês de uso”, disse.
A decisão da Fifa de fazer o governo parte da estrutura da Copa não significou que as cobranças não foram feitas. “Do lado da Fifa, temos que nos assegurar de que tudo esteja bem nas cidades-sede em termos de infraestrutura”, disse Valcke.
Rebelo admitiu que os problemas existem. Um deles seria a interpretação do acordo entre o Brasil e a Fifa sobre a banda larga e celular 4G. O governo estima que não cabe a ele pagar pelo serviço. Já a Fifa quer mandar a conta para Brasília. “Se há problemas em um casamento de 50 anos, como é que não vai haver na organização de uma Copa”, admitiu Rebelo.
FONTE: Estadão
NOTA DO EDITOR: será que veremos o famoso “Hangar do Zeppelin” da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) se tornar um terminal de passageiros durante a Copa, com direito a tendas armadas em seu interior como nestas fotos de um evento de “Portões Abertos” de 2003?
VEJA TAMBÉM:
Algumas bases aéreas operam juntamente com aeroportos civis, outros ainda estão longe demais apara servirem para alguma coisa. Usariam a BA de Caximbo por exemplo? Muito que servirá as instalações militares, quando úteis, será de pátio de estacionamento de aeronaves.
Também faltarão hotéis para a Copa. O Governo Federal pretende oferecer as barracas do Exército para acomodar os turistas?
Outra dia, na aeronave que estava, a mesma teve de aguardar na pista de taxi até que alguma aeronave deixasse o pátio de manobras para que se pudesse estacionar.
Esse é o Brasil do improviso institucionalizado, do temporário permanente.
Planejamento decente para quê ?!?!??! Temos o “jeitinho” …..
Ah sim! Aeroportos militares. Eles acham que a qui é como a USAF. Teria um em cada esquina. Os ditos “aeroportos militares” na verdade são bases aéreas que NÃO compartilham a pista com terminais de passageiros civis. Fico imaginando os torcedores desembarcando na Base Aérea do Cachimbo ou em Pirassununga, locais muito próximos dos jogos. Ou mesmo em Santa Cruz e enfrentando duas horas de trânsito (isso sendo otimista) até chegar ao estádio mais próximo. Pergunta: se ocorrer um sinistro com um avião civil na pista da BASC, como é que os caças irão decolar para garantir a segurança dos… Read more »
Mais um triste exemplo da absoluta incompetência e falta de responsabilidade da classe política brasileira. E nem podemos reclamar, já que nós mesmos os elegemos. E ainda vão pagar todas as contas com os impostos que recolhemos.
Iremos lançar o programa Pró-Barraca e Pró-Bandeirante, os quais serão usados para acomodação e transporte de turistas.
Mas isto era óbvio que iria e vai acontecer! Tempos atrás um vereador(zinho) aqui de Porto Alegre falou abertamente: Usaremos a base aérea de Canoas…e assim vamos, de jeitinho em jeitinho…outra coisa que vai acontecer, anotem: A tal mobilidade social. Nos dias de jogos, fecharão as principais vias de acesso das cidades, deixando o cidadão, à mercê da sorte! Tudo pela copa! Aqui em Porto Alegre quem morar no centro e quiser ir para a zona norte, terá de fazer um desvio de 20km, até a zona sul, para poder tentar chegar…mas o pior ainda está por vir…vai ser depois… Read more »
ja que vai ter tenda dentro do hangar então os bivaques podem ser motados junto a lateral da pista
Quero só ver o caos total que vai ser essa copa/olimpíada aqui… Só o que vai faltar, ou não, vai ser um ataque terrorista, de resto…
“Teremos a melhor copa de todos os tempos, quer apostar?” By Dilma! Aham, Claudia… senta lá… 😛 Mas fiquem tranquilos: Como disse antes… as desculpas já tão todas prontas: é as ezliti, uzamericanu, o PIG, o imperialismo da Fifa, etc… 😉 É assim que os políticos míopes veêm as FAA’s: nada além de uma Guarda Nacional pra tapar buraco de sua incompetência: São as “Forças desarmadas da cidadania e pela vida” – Porque imaginar que as Forças Armadas Brasileiras deveriam ser uma Poderosa Máquina Militar de Destruição de qualquer Agressor Externo (quem nem pensavam Rui Barbosa, Rio Branco, etc.) é… Read more »
Sem comentários…
Senhores:
Acho ótimo!
Eu espero que as coisas saiam BEM ERRADO na Copa do Mundo, com bastante tumulto, muito choro e ranger de dentes. Que seja o inferno na Terra.
Quanto pior, melhor! Torço para que todo brasileiro tenha sua cota de incômodo com o evento.
Não esqueçam que será ano de eleição presidencial e o VEXAME da Copa poderá ser bem explorado para apear a petralha do Poder.
Bem posto Observador.
Será um desastre para a visão do exterior sobre o Brasil, porém que ao menos ajude o brasileiro a ver os políticos que colocou no poder.
O improviso para eventos dessa magnitude é temerário. Vai ser o caos, tanto na copa quanto na olimpíada. O pior disso tudo, é o pessoal que vem para cá sair falando mal do povo e depois, ainda termos de pagar a conta. Brasil, um país de tolos! Por mim essa copa e essa olimpiada não aconteceriam aqui. De resto, é torcer para que o povo abra os olhos quando estiver sofrendo na carne o despreparo para os eventos, conforme bem comentou nosso colega Observador.