Curiosidades do CH-37 Mojave: foi projetado para usar as turbinas P&W que acabaram priorizadas para os caça-bombardeiros F-105, com forte demanda para os combates no Vietnam. Seus motores, fornecidos pela própria P&W, eram os radiais a pistão R-2800, os mesmos do Constellation, daí essa aparência monstruosa, com as naceles enormes nas laterais. Para manter a rotação dos rotores, o piloto tinha que controlar a potência dos motores manualmente, como no Bell H-13, usando dois punhos rotativos na alavanca do coletivo (precisava mesmo ter boa coordenação….). Tinha rampa de carga no nariz, levava uma viatura ou 26 combatentes, ou 2 toneladas… Read more »
Groo
Visitante
12 anos atrás
Pensei que fosse uma tentativa dos americanos, durante a guerra fria, de fazer um helicóptero que superasse os helicópteros dos OKB Mil e Kamov em feiura 🙂
Sikorsky HR2S-1W
http://www.aviastar.org/helicopters_eng/sik_s-56-aew.php
I am in fire today 🙂
Esse heli parece um girino com esteroides.
Se tem um nome que se encaixa nesse helicóptero é papudo…
Eu achei ele no google simplesmente digitando AEW helicopter. É uma versão adaptada do Sikorsky S-56:
http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-56
Curiosidades do CH-37 Mojave: foi projetado para usar as turbinas P&W que acabaram priorizadas para os caça-bombardeiros F-105, com forte demanda para os combates no Vietnam. Seus motores, fornecidos pela própria P&W, eram os radiais a pistão R-2800, os mesmos do Constellation, daí essa aparência monstruosa, com as naceles enormes nas laterais. Para manter a rotação dos rotores, o piloto tinha que controlar a potência dos motores manualmente, como no Bell H-13, usando dois punhos rotativos na alavanca do coletivo (precisava mesmo ter boa coordenação….). Tinha rampa de carga no nariz, levava uma viatura ou 26 combatentes, ou 2 toneladas… Read more »
Pensei que fosse uma tentativa dos americanos, durante a guerra fria, de fazer um helicóptero que superasse os helicópteros dos OKB Mil e Kamov em feiura 🙂