Do ‘metal pesado’ para a ‘manutenção pesada’
Vocalista do Iron Maiden abre empresa de manutenção de aeronaves de grande porte em antiga instalação de RAF que apoiava frota de VC10
Bruce Dickinson, vocalista da banda de ‘heavy metal’ Iron Maiden, abriu uma empresa de manutenção pesada para aeronaves comerciais na área antes ocupada pelas instalações de St. Athan da Royal Air Force (RAF), perto de Cardiff.
Ele espera “criar até mil postos de trabalho em South Wales” nos próximos 18 meses na empresa que recebeu o nome Cardiff Aviation. Esta é uma projeção “cautelosa … baseada no nível de interesse e comprometimento dos fabricantes e operadores de aeronaves”, disse Dickinson.
As operações de manutenção, reparo e overhaul (MRO) da RAF, que davam apoio à frota de aeronaves de reabastecimento aéreo Vickers VC10 tanker, foram fechadas no início deste ano.
A Cardiff Aviation pretende dar suporte de manutenção pesada para aeronaves Airbus e Boeing em seu hangar de 12000m², que pode acomodar aviões do porte de um Boeing 767.
Os primeiros clientes serão “muito provavelmente operadores de 737”, segundo a companhia, e será anunciado no final deste mês. Mas Dickinson disse que “outras companhias centrais e independentes” mostraram interesse no negócio.
Manutenção pesada é apenas uma parte de “todo o pacote de serviços” que a companhia pretende oferecer, que inclui também treinamento técnico e de voo, certificação, negociação de aeronave, incluindo leasing.
Isto incluirá “possivelmente o desenvolvimento de novos serviços para companhias aéreas para South Wales”, segundo Dickinson, que acrescenta: “o aeroporto de Cardiff tem um potencial enorme para competir com os aeroportos regionais ingleses.”
O vocalista do Iron Maiden também já trabalhou como piloto da companhia Astraeus, baseada em West Sussex.
A base da RAF de St Athan originalmente foi inaugurada em 1938 para abrigar uma escola técnica e durante a II Guerra recebeu também unidades de caça e de manutenção de aeronaves. Durante a Guerra Fria St Athan tornou-se a maior base de manutenção de aviões de grande porta da RAF como os bombardeiros Vulcan, Valian, Victor e Buccaner, caças e aviões de ataque Phantom, Harrier, Tornado e Jaguar e jatos de treinamento Hawk.
O processo de trasnformação da instalação em fornecedora de serviços para companhias aéreas não é novo e data do início do Século XXI. No entanto, somente agora estas instalações serão administradas pela iniciativa privada de forma integral.
FONTE: Flight Global
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
ACES HIGH! 😀