F-X2: caça francês será anunciado em junho
Pelo menos foi o que disse a manchete da matéria de economia do jornal paulista ‘O Vale’. Confira a reportagem abaixo
Atrasada há pelo menos quatro mandatos presidenciais, a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira) já tem vencedor, embora não divulgado oficialmente pelo governo Dilma.
Já é dado como certo em Brasília que a petista vai mesmo seguir a preferência do antecessor e indicar o Rafale, da francesa Dassault, como melhor caça para a FAB.
O contrato da concorrência batizada de F-X2, de R$ 10 bilhões, será formalizado em junho. Também estão na disputa a sueca Saab, com o Gripen NG, um ‘avião-projeto’ que nunca animou os militares, e a ‘gigante’ norte-americana Boeing, com o F-18.
Negócios
A demora no anúncio deixa empresários do setor impacientes. Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, vice-presidente da Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), diz que a principal beneficiada será mesmo a Embraer, mas que toda a cadeia vai colher fru[TXT]tos do negócio.
“A Embraer é a líder do projeto, mas depende de inúmeras outras empresas da cadeia produtiva. A grande maioria dessas fornecedoras e prestadoras de serviços está em São José.”
Segundo ele, independente da decisão, que ele não arrisca e diz que confia na avaliação do governo, o que deve ser exigido mesmo é a transferência de tecnologia.
FONTE/FOTO: O Vale – economia / USAF
Momento mãe dinah:
F-X2: em junho será anunciado a nova data para o caça francês.
Sem entrar no mérito do própio Rafale, esta notícia não tem lá muita credibilidade. Oras, dizer que o NG é um “avião-projeto que nunca animou os militares” é quase uma piada. Como nunca animou os militares se estes o avaliaram como o melhor caça para a FAB?
Se o Rafale for anunciado, difícil ser formalizado o contrato em Junho 😀
No mais, para que esperar até Junho? Anuncia em Maio mesmo.
[]’s
Senhores, o Rafale vai ser anunciado junto com a vitória retumbante do Sarkozy nas eleições francesas.
Mais um jornalista caindo de paraquedas no assunto e escrevendo um monte de baboseiras. Tá ficando chato já.
Ai, que preguiça…
Mais um jornalista que acreditou no PP do Min Def… 🙂
Coitado…
Cadu Senna, Um país do tamanho do Brasil, com a 6a maior economia e 5a maior população do Mundo, não pode prescindir do poder aéreo. O senhor pode morar num bairro tranquilo, numa cidade tranquila, mas ainda assim tranca seu carro e sua casa a noite, não tranca? Pois é. Quanto ao “absurdo” do valor do contrato, saiba que começará a ser pago anos após sua assinatura, em até duas décadas. Não é uma verba para este ou o próximo orçamento, mas dividido em várias prestações, por um equipamento que ficará em operação por no mínimo 30 anos e trará… Read more »
Mais uma daquelas notícias que não vão a lugar nenhum… depois de mais de 10 anos já ficou velha essa história.
Daqui a pouco anunciam para Agosto… A gosto de Deus 🙂
Se já não bastasse a imprensa francesa… Alguém aí term uma “Grand Slam” disponível??? Mas baratinho, tá!!! É que eu gostaria de “censurar” esse jornal, baba ovo e sem noção. Aonde já se viu: “A Embraer é a líder do projeto, mas depende de inúmeras outras empresas da cadeia produtiva.” A Embraer não manja nada disso, vai liderar o que??? O negócio deles é aviação regional e de tempos em tempos tentar entubar a FAB, c/ algum dos seus produtos. Esses caras não sabem nada do que venha a ser aeronave militar de alto desempenho. Não tem e nem desenvolveram,… Read more »
Fonte: Águas de Lindóia
Isso ai parece aquelas licitações de certas empreiteiras, que o troço é todo arranjado e, antes mesmo de começar, todos já sabem o ganhador.
Por quê não definiram nada ainda?
O que estão analisando?
Custo unitário de cada Enganafale: US$ 150 milhões.
Caro Mauricio R. Não se preocupe, desde o cancelamento do FX-1 a Embraer está fora do programa. O ódio que muitos tem por essa empresa impressiona. A cumpanherada do sindicato tem verdadeiro ódio pela empresa por conta da privatização. Prefiriam estar fabricando avião agricola subsidiado pelo Governo e com mil operários trabalhando do que ter uma empresa privada líder de mercado. Tanto a Embraer está fora que temos um ex-sindicalista e atual Prefeito trabalhando como piloto de testes. De fato, os diretores da Embraer não entendem de negócios, nem seus enegenheiros entendem de projetos. Bota ai junto os pilotos e… Read more »
Essa imprensa e seus gênios!
Depois que a Eliane Catanhede – que se auto-intitula especialista no assunto – disse em rede nacional, após voltar da Suécia, que o F-18 Super Hornet é evolução do F-16, eu sinceramente avalio todas essas notícias como fanfarronice pura.
Mauricio R. disse:
25 de abril de 2012 às 14:35
“Esses caras não sabem nada do que venha a ser aeronave militar de alto desempenho.”
O KC-390 está vindo ai, de vento em polpa, para mudar isso 🙂
Marcos disse: 25 de abril de 2012 às 15:47 Não tenho nada contra a Embraer, desde que esta se limite a desenvolver, produzir e vender seus ERJ’s, Phenoms e Lineages, até aí tdo bem, quem tem que cuidar de time que está ganhando são os acionistas da empresa. Mas qndo a empresa move a campanha que moveu, contra a FAB, qndo esta se decidiu pelo P-3, aí é a hora de reabrir o “Doi-Codi” e enquadrar seus dirigentes. Idem qnto a esse inútil KC-390, o Brasil e a FAB não tem a mínima obrigação de bancarem esse projeto, são empresa… Read more »
“O KC-390 está vindo ai, de vento em polpa, para mudar isso”
Esta aeronave não se enquadra nas necessidades imediatas da FAB, que necessita c/ urgência, de aeronaves de caça, as “aeronaves de alto desempenho”, que a Embraer não tem competência, menos ainda tecnologia p/ prover.
#embraerforadofx2
É bom p/ o Brasil e melhor ainda p/ a FAB.
Porque ainda tem comentários do Facebook? Só sai pérola.
Sobre a matéria: “Mais um jornalista caindo de paraquedas no assunto e escrevendo um monte de baboseiras. Tá ficando chato já.” [2]
alphasr71a disse:
Porque ainda tem comentários do Facebook? Só sai pérola.
Assino embaixo
Enquanto isso, do “outro lado do Pacífico”:
Secretário tenta convencer Brasil a comprar caças dos EUA
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1081299-secretario-tenta-convencer-brasil-a-comprar-cacas-dos-eua.shtml
Caro Almeida:
“Não alimente os trolls”.
…
Sobre a matéria, esta é tão indigna de crédito que o próprio entrevistado, o vice-presidente da ABINDE, não arriscou-se a dar um palpite sobre o vencedor. E ele não disse que não podia se manifestar; disse simplesmente que não sabia.
Por outro lado, visitas de autoridades americanas após a visita da presidente aos EUA, enquanto os franceses andam quietos, pode indicar alguma coisa.
Ou não?
Caro Wallace:
A reportagem por você indicada traz “caça” escrito com “s”.
Assim mesmo: “casa F-18″…
Precisa dizer mais sobre o conhecimento do repórter da sucursal da Reuters?
É, dos comentários do facebook realmente só saem pérolas rsrsrsrsrs
Sobre a notícia, ainda que o anunciado seja o Rafale (por mais que eu ache seu custo abusivo para a Força), que se anuncie logo! Sem mais delongas! Se o governo já dá sinais da escolha do francês, novamente, por mais complicado que seja para a FAB mantê-lo operacional, que se escolha logo…
Para os pacifistas de plantão do facebook, esta matéria do blog forças terrestres cujo título somente, já diz muito
http://www.forte.jor.br/2009/09/25/a-historia-nao-perdoa-os-ingenuos/
Pois é, né!
Não precisamos de uma empresa líder de aviação. Não precisamos de uma empresa geradora de empregos e tributos. Não precisamos de uma empresa exportadora. Não precisamos de uma empresa estratégica de defesa. Vamos pegar a Embraer e mandar para os americanos ou chineses.
Cada argumento sem noção. Se o Brasil não tivesse a Embraer o que mais ia ter é cabecinha dizendo e se lamentando de o Brasil, querendo ser potência, não ter uma fabricante de aviões militares e comerciais.
Engraçado ver gente aqui dizendo que a Embraer não tem competência ou capacidade para montar uma aeronave de alto desempenho, quando os quadros da Embraer possuem mais engenheiros, formados aqui e lá fora, que a esmagadora maioria das empresas brasileiras e multinacionais que operam neste país.
Caro Mauricio R., qual seu grau de instrução/escolaridade para denegrir assim tão veementemente os engenheiros da FAB e Embraer?
Amigos,
Para quem quiser acompanhar, está em andamento…
Ministro da Defesa em Audiência Pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, hoje 10:00.
Transmissão ao vivo pela TV Senado:
http://www.senado.gov.br/noticias/TV/
10h:00 Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Ao vivo – 21ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 54ª Legislatura – Audiência pública (Finalidade: debater a situação das Forças Armadas no cenário atual e futuro, bem como sobre os diversos Programas desenvolvidos no âmbitos daquela Pasta)
Justin
“Não precisamos de uma empresa líder de aviação. Não precisamos de uma empresa geradora de empregos e tributos. Não precisamos de uma empresa exportadora.” Será que vc realmente leu e entendeu o que eu escreví??? “…desde que esta se limite a desenvolver, produzir e vender seus ERJ’s, Phenoms e Lineages, até aí tdo bem, quem tem que cuidar de time que está ganhando são os acionistas da empresa.” Me parece que a interpretação e a compreensão, dada ao texto acima, foi seletiva e preconceituosa. “Não precisamos de uma empresa estratégica de defesa.” Estratégica em que??? Em criar picuinhas, cada vez… Read more »
“…não tem competência ou capacidade para montar uma aeronave de alto desempenho, quando os quadros da…” “…possuem mais engenheiros, formados aqui e lá fora, que a esmagadora maioria das empresas brasileiras e multinacionais que operam neste país.” Almeida, Então se a Embraer é assim tão dotada, tão capaz, como vc escreve, pq raios necessitamos da Elbit, p/ fornecer a FAB, a tecnologia necessária ao update de nossos F-5??? “…para denegrir assim tão veementemente os engenheiros da FAB e Embraer?” Os episódios citados não denigrem a FAB de maneira alguma, apesar de que em algumas ocasiões, a força aérea pisa na… Read more »