‘Voamos’ no simulador do Super Hornet com tela única…
–
…e podemos dizer que foi uma ‘experiência única’
–
Entre os motivos para destacar essa experiência, estão justamente os novos recursos prometidos pela nova tela e seus sistemas, presentes no simulador – lembrando que a Boeing selecionou a Elbit para fornecer a tela definitiva, o que também traz oportunidades para a subsidiária brasileira AEL, tanto em software quanto em hardware (veja matérias a seguir).
Na foto acima, pode-se ver o padrão de visualização da situação tática que está sendo demonstrado, no qual se funde as informações de várias fontes / sensores na mesma imagem da tela, onde se pode usar o recurso “touch screen” para acessar todas as informações (além do que já é proporcionado pelos botões da interface “HOTAS” – mãos na manete e no manche). Clique na imagem para ampliar.
Na próxima segunda-feira, traremos muitas outras imagens e todos os detalhes para nossos leitores sobre essa experiência, realizada na exposição do simulador na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Bom fim de semana a todos!
VEJA TAMBÉM:
- Simulador do Super Hornet na Poli (USP)
- Boeing e Elbit estão colaborando em projeto de simulador do Super Hornet
- Boeing e Elbit Systems assinam MOU para investimento em tecnologia no Brasil
- Boeing instala simulador de voo na entrada do Congresso
- LAAD 2011: Super Hornet com PCD
- Testamos o simulador do F/A-18F Super Hornet na LAAD 09
- ‘Piloto’ do Poder Aéreo voa no simulador do Gripen em São Paulo
- Voando no simulador do Gripen: da diversão do voo à tensão do pouso
Mais um ponto positivo em favor do SH, que para mim é o melhor caça do FX nunca termina
Amigos, bom dia. Essa solução de tela única está evoluindo bastante. Particularmente, ainda tenho dúvidas se isto representa uma vantagem operacional. Nos aviões de caça, o topo do painel é arredondado. Isso obriga que uma tela desse tipo seja profundamente “head down”. Vejam essa imagem no conceito apresentado pela Elbit: http://defense-update.com/wp-content/uploads/2012/03/cokpit-ng-150×150.jpg A transição “head up” para “head down” é um problema para o piloto, principalmente por ter que abandonar um campo de visada para buscar o outro. Mais um problema associado é a falta da colimação (foco) desse display no infinito. Ou seja, a transição não é apenas da linha… Read more »
Amigos, Comparem com a visualização do Head Level Display do Rafale. http://defense-update.com/images_new/rafale_cockpit_large.jpg Este está colimado opticamente em uma distância bem maior, permitindo que o piloto faça a consulta às informações que estão no HLD e volte à situação Head Up ou externa sem grandes problemas na transição. Isso vale apenas para o mapa de situação, que tem as informações mais importantes sintetizadas. As informações complementares e de sistemas continuam tradicionais, adequadas a um piloto que está com seu foco interno na aeronave, quase como em ambiente IFR. Creio que esse display colocado na posição Head Level e colimado em distância… Read more »
No F-35 essse tipo de “glass cockpit”, é conjugado a um baita de um HMD.
De alguma forma isso atenua dificuldades e facilita a transição.
Amigos,
Existe também um outro conceito, aplicado no F-35, que abandonaria o HUD.
Esta solução permitiria colocar o “large area display” em posição mais alta, mas exigiria a operação “permanente” do HMD.
http://blogs.airspacemag.com/daily-planet/files/2011/05/Super-Hornet-large-area-display1.jpg
Seria esta uma configuração adequada ao nosso F-X2?
Abraços,
Justin
“Justin Case disse: 21 de abril de 2012 às 12:12, 12h29 e 12h40” Justin, nessa imagem que você colocou no comentário das 12h12, esqueça o espaço ocupado, naquela configuração, pelo UFCP – Up Front Control Panel, que é (ou melhor, era) a interface com o HUD – visor ao nível dos olhos. Pra quem não sabe do que estou falando, é aquela série de pequenos botões numa “caixa” proeminente logo abaixo do HUD, que sempre achei um excelente lugar pra arranjar um galo na testa antes de se amarrar ou colocar o capacete, ou mesmo para esbarrar alguma parte das… Read more »
Caramba Nunão, que legal esse display em 3D, a SA vai ficar muito melhor.
“Roberto Bozzo, do Facebook Srs. uma pergunta: cada um destes “quadrados” representa quanto em distância ? Qual a escala ? Então, Bozzo, como o próprio Galante escreveu aí no Facebook, esses quadrantes podem ser ajustados e não lembrei de perguntar qual era o ajuste sendo mostrado. Mas, apenas para você ter uma ideia da escala, há um retângulo branco em volta de uma das oito aeronaves vermelhas “inimigas”, que eu aleatoriamente selecionei tocando sobre ela na tela. Essa seleção fez mostrar em outra parte da tela (não mostrada na cena acima, que é um “zoom”) que a mesma estava a… Read more »
Na hipótese, lamentável ao meu ver dado ser meu preferido, do SH ser preterido no resultado final do FX 2, tal simulador ainda será útil aos propósitos da Boeing no Brasil ? Não esvaziará seu impacto na comunidade científica aqui ? Não deveriam (a Boeing) tê-lo instalado há mais tempo aqui, conquistando as mentes e corações dos entusiastas e da comunidade científica, a ponto dessa pressão de baixo da base política (ao mesmo tempo de alto nível técnico) levar a ponta da pirâmide política (ao mesmo tempo de baixo nível moral) repensar suas escolhas, ao que parece Rafalistas ?
Não sou técnico ou piloto, mas uma tela maior é sempre mais fácil de entender os dados apresentados.
Trabalho com computador e gráficos diariamente e adoraria ter um monitor de 23″ 🙂 Por enquanto tenho de contentar com um de 17″. =/
[]’s
Ozawa, o simulador não foi “instalado” aqui.
Ele é itinerante.
No mês passado, por exemplo, ele estava na FIDAE. Há um ano, estava na LAAD. Já esteve até no Congresso Nacional.
Ah ! Sim, Nunão. Na matéria – com a foto do “vôo” do Galante – postada ontem isso fica mais claro. É que tinha lido aquele post “en passant” e tive a impressão de ser uma estadia permanente pelos comentários entusiásticos e elogiosos dos técnicos da USP. Mas ao fim conclui-se que é provisório. Bem, de permanente só nosso imenso simulador de República mesmo. E sem óculos de visão noturna em meio às trevas da corrupção…
Ozawa,
Para ajudar tanto vc quanto os demais leitores a pegar todo o “fio da meada”, coloquei no final alguns links para outras matérias referentes a esse simulador (e também a versões anteriores do mesmo e a outros “voos” nossos em simuladores). Também acrescentei no texto algumas palavras a mais, referentes ao fornecimento da tela definitiva, que deverá contar com o trabalho da Elbit / AEL, conforme os links citados.
PS – Galante, atualizei comentário que fiz mais cedo, logo após o seu sobre consciência situacional (o qual não tinha reparado), e coloquei minha breve impressão sobre o assunto.