Winslow Wheeler, diretor do “Centre for Defense Information”, obteve os mesmos dados que  Stephen Trimble (do blog The DEW Line) sobre os custos de operação e manutenção das aeronaves da USAF. Trimble tabelou os dados e publicou os mesmos em seu blog. O Poder Aéreo reproduziu as tabelas recentemente, mas naquele estudo não haviam informações sobre o F-22.

Wheeler criticou os relatórios enviados, dizendo que os mesmos estavam incompletos e eram inconsistentes. Mas dentro das limitações dos relatórios enviados, foi possível extrair os dados referentes à operação do F-22 Lightning II, o caça furtivo mais avançado do mundo em operação. Leia abaixo os principais pontos levantados por  Wheeler sobre a operação do F-22.

O Custo Extraordinário de Apoio a Aeronaves Furtivas

Desde que foi inicialmente introduzido no final de 2005 até 2008, o custo da hora de voo do F-22, conforme relatado, tende a cair. Enquanto isso, os custos dos velhos F-15C subiram. Ambos são as tendências esperadas para uma aeronave nova e outra velha, mas mesmo assim o F-22 é quase US $ 10 mil mais caro por hora.

Para 2009 – 2010, a média do custo por hora de voo do F-22 é de mais de 54.000 dólares e do F-15C tem uma média de quase US $ 35.000, uma diferença de US $ 19.000, e que certamente irá aumentar.

O F-22 não está se mostrando 35% mais barato de operar do que o F-15C, conforme prometido, mas 56% mais caro.

Comparado com a versão mais complexa e mais nova do F-15, o F-15E Strike Eagle, o F-22 é 93% mais caro para operar. O F-22 é de longe o caça mais caro de se operar no inventário da USAF.

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