USAF quer reiniciar a competição do LAS até o final do mês
Segundo nota publicada no site Defense News na segunda-feira, 9 de abril, a Força Aérea dos EUA (USAF) pretende reiniciar a competição do avião de apoio aéreo leve (LAS) até o final do mês. Participarão da disputa as ofertas da Sierra Nevada / Embraer com o A-29 Super Tucano e da Hawker Beechcraft / Lockheed Martin com o AT-6.
Foi o que afirmou no mesmo dia o Chefe do Estado Maior da USAF, General Norton Schwartz, em discurso no Conselho Atlântico (Atlantic Council) em Washington: “Nós publicaremos um novo pedido para propostas do programa Light Air Support. Nosso propósito (…) é prover nossas contrapartes afegãs com uma plataforma de asa fixa, para apoio aéreo aproximado, que possam operar efetivamente, de maneira acessível e confiável.”
O General também fez referência ao prazo para lançar a nova competição e sobre o cancelamento do contrato da anterior, em que o A-29 Super Tucano da Embraer venceu o AT-6 da Hawker Beechcraft: “Foi lamentável que tivéssemos um problema em nossa documentação na seleção da primeira fonte. Como resultado, respondemos com a descontinuidade daquela fase do esforço, e começaremos novamente aqui, no final do mês, com as atuais ofertas*.”
FONTE: Defense News (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
IMAGEM: Embraer/Sierra Nevada
*NOTA DO EDITOR: caso esteja correta a transcrição da fala do general, por parte do Defense News, ele disse a palavra “ofertas” (offers) e não “ofertantes” (offerers). Pode parecer bobagem, mas a palavra correta pode fazer diferença. Por um lado, parece fazer muito sentido publicar um novo pedido de ofertas se as atuais forem utilizadas – a não ser que apenas os requisitos sejam refeitos, mas não seja permitido apresentar novas respostas a eles. Por outro, pode ser apenas uma pequena confusão com as palavras, já que outras notícias dão conta que os concorrentes terão que submeter novas ofertas a esse novo pedido de propostas.
Pelo que entendi vão apenas dar continuidade ao processo. Não haverá novos ofertantes. Não haverá novos preços. O que muito poderá haver é solicitação adicional de documentos e alterção de alguns tópicos, como a exigência de que a aeronave não seja apenas um protótipo, que é o caso do Beech.