Ministro Aloizio Mercadante visita a empresa sul-africana Denel
A empresa estatal sul-africana de defesa Denel, que desenvolve o míssil ar-ar A-Darter em conjunto com a Força Aérea Brasileira, divulgou notas à imprensa sobre a visita da presidente brasileira Dilma Rousseff e do ministro de ciência e tecnologia Aloizio Mercadante à África do Sul. O ministro visitou a Denel no dia 17 de outubro, segundo a nota mais recente.
Talib Sadik, Chefe Executivo (CEO) da Denel, disse que a visita do ministro brasileiro demonstra a importância do programa do míssil A-Darter para ambos os países: “Este é o próximo passo no relacionamento entre as indústrias de defesa da África do Sul e do Brasil, que vai crescer em relevância e valor nos próximos anos”.
A presidente Dilma Rousseff está no país africano para o encontro IBSA, que reúne Índia, Brasil e África do Sul. Participam o presidente sul-africano Jacob Zuma e o primeiro ministro da Índia, Manmohan Singh.
Segundo Sadik, o programa A-Darter para um míssil ar-ar de curto alcance de nova geração, guiado por infravermelho, foi iniciado conjuntamente pela Denel Dynamics (subsidiária do Grupo Denel) e a Força Aérea Brasileira em 2006, sendo o primeiro programa cooperativo de defesa dos dois países, no contexto do acordo trilateral IBSA.
Os primeiros mísseis deverão ser entregues às Forças Aéreas Brasileira e Sul-Africana no início de 2013. Nesta última, deverá equipar os caças JAS 39 Saab Gripen e jatos de treinamento / ataque BAE Hawk. O míssil já foi lançado, com sucesso, pelo Gripen.
De acordo com Jan Wessels, CEO da Denel Dynamics , “o A-Darter é planejado para ser um míssil de grande agilidade, capaz de manobrar em altíssimas cargas G. Sua cabeça de busca por infravermelho é projetada para ter ângulos de visão bem elevados. Com uma massa de menos de 100kg, o míssil é propulsado por um motor foguete de sustentação com empuxo vetorado.” Ainda segundo Wessels, apenas um punhado de países no mundo tem as habilidades técnicas e capacidade de desenvolver esses mísseis de quinta geração.
FONTE: Denel