C-130XJ é ameaça real ao KC-390
A Lockheed Martin está promovendo na FIDAE o seu C-130XJ, versão de baixo custo do incansável quadrimotor de transporte tático Hercules. Isto pode representar uma ameaça direta à Embraer.
A companhia brasileira havia informado anteriormente que a Força Aérea Chilena tinha interesse em adquirir seis jatos de transporte KC-390.
Embora a Lockheed não tenha afirmado que esteja negociando o C-130XJ com o Chile, ela informou que recebeu várias consultas de países da América do Sul sobre o avião. O C-130XJ é algo entre 15 a 20% mais barato que a versão adquirida pela a USAF.
FONTE: Flight International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
Esse definitivamente não é o ano da Embraer no ramo de defesa.
Que venham os concorrentes!
Eles é que nos ensinam a crescer e melhorar nossos produtos. Não tivesse o Brasil ficado “protegido” tantos anos da concorrência internacional, talvez hoje não tivéssemos o problema da competitividade e produtividade que assolam nossa indústria.
E de cara já ganhamos um concorrente de peso! Afinal é a aeronave militar de transporte mais difundida no mundo não?
Que venha a Lockheed!
Salve a Embraer 😉
O KC-390 não terá condições de competir na faixa de mercado do C-130 na América Latina, Ásia e na África em especial . O avião está em plena produção, já existe por meio século e aparece no mundo todo. Quando começarem a operar o avião da Embraer em pistas esburacadas, de terra e mal feitas, aparecerão as comparações inevitáveis e o lamento. Seus imensos motores próximos ao solo darão inveja a qualquer fabricante de aspiradores de pó. Vai ser pau e pedra, pedregulho e pedrinha, gambá e quero-quero, tudo será tragado pelo caminho. Vai ter muita palheta quebrada. Em semelhante… Read more »
A maior ameaça não é o produto em si, mas o sistema de financiamento deles chamado FMS. A Embraer vai precisar que seu BNDES trabalhe muito, se não….
[]’s
A maior ameaça a existência do KC-390 chama-se “governo do braZil”…pois enquanto a Lockheed e os US Governement vão adiante com o programa, aqui os desmiolados de braZília não param de arranjar “parceiros” para o programa 390, mas ficam só nisso, só arranjando parceiro…e cada parceiro…
Concorrencia aparecendo em varias linhas de produtos; me parece que a Embraer tem um grande futuro, se continuar a tendencia no Brasil, com instalacoes em outro Pais…
[]s!
Roberto F Santana disse:
2 de abril de 2012 às 11:11
é mesmo né Roberto, por isso que o C-17 e o Il-76 são turbo-hélices! Não havia notado isso!
segue uma foto de um C-17, operando em uma pista limpinha, limpinha:
http://www.defpro.com/news/details/12337/
O C-17 é muito maior e de maior capacidade de carga que o Hércules. Seus motores ficam bem mais no alto que ficarão no KC-390. E mesmo assim não tem por regra operar em pistas de terra.
Caro Roberto F Santana, Permita-me discordar. A Embraer está desenvolvendo este produto justamente para que ele seja um substituto ao C-130 na FAB e no mundo. Todo o projeto da aeronave foi e está sendo calcado em um sério estudo de benchmark do C-130. Neste sentido, temos como principal cliente a FAB, operadora de C-130 há décadas e, principalmente, uma força aérea que possui requisitos muito específicos quando o assunto é pousar em pistas curtas e despreparadas. A idéia da asa alta já é justamente para não sugar “a sujeira” da pista, como você mesmo comentou. Outra diferença fundamental entre… Read more »
Prezado Marcelo, O caso do C-17 e do Ilyushin é diferente. São transportes estratégicos, feitos para atravessarem continentes, o C-17 substitui o C-141 e acompanha o C-5 em sua função. Ou seja, não são concorrentes do Hercules e nem do Embraer. Note que a USAF opera e compra os C-130 e o C-17, no caso de operações dessas aeronaves no interior de uma Amazônia ou no interior da Colômbia, do Equador ou do Peru, evidentemente levaria o C-130, que é turbo hélice e mais adequado ao tipo de pista. Quando se voa e se opera no interior desses países que… Read more »
Prezados Marcelo e Vader,
O Vader tem razão e só confirma meu comentário.
Quanto a foto, foi uma situação tão rara de acontecer que até chamaram o fotografo…
A operação de cargueiros a jato em pistas de terra é coisa corriqueira. Para se uma ideia, até Boeing 727 opera em pistas de terra na África. Seria muita inocência pensar que a Embraer não levou as pistas de terra em consideração no projeto da aeronave. Inclusive a FAB tem participado ativamente no desenvolvimento desta, sendo que o projeto já foi modificado algumas vezes para satisfazer as necessidades da FAB. Se a FAB, que tem décadas de experiência em operação em pistas de terra deu o seu aval ao projeto, porque duvidar que ele não operará com segurança em pistas… Read more »
Que chato, o C-130J tem mais backlog a entregar, do que o KC-390 tem intenção de compra.
“…é que o XJ será uma versão “pelada” do C-130, enquanto que o nosso produto virá full, no estado da arte,…”
A principal diferença do C-130XJ p/ o C-130J, será a ausência do sistema automatizado de manejo de carga e de certas características padrão USAF, tem nada de “pelado”, não.
Prezado Corsario137,
Claro que você pode discordar e sua argumentação é muito boa.
Porém meu caro, eu não posso concordar que C-130 vá ser superado pelo KC390 no mercado mundial como você alega.
Também duvido que vá ter um desempenho superior ao do C-130 em operações em pistas difíceis.
Quanto XJ, não me recordo quais seriam esses equipamentos que seriam retirados nessa versão aliviada, de qualquer forma, não passam de opcionais à escolha do cliente.
Aqui vai uma lista de produtos industrializados que custam menos no Brasil do que nos EUA:
1- …
2- …
3- …
.
.
ok, ok, nao industrializados:
– Bananas!!! Heeee, nos temos bananas… oops, na verdade o kg da banana prata custa mais em SP do que em Manhattan…
Mas pensem bem, considerando que o PIB per capita dos EUA eh de US$ 48,000 e o nosso eh de US$ 11,000 faz todo sentido, afinal somos ricos, os salarios sao mais altos…
[]s!
Prezado Clésio Luiz,
Fique parado próximo a cauda de 727 , olhe para cima e tente tocar no motor…
O que a Embraer ou a FAB levam em consideração, eu não sei e nem quero saber, eu comentei somente que um projeto desses está fadado ao fracasso comercial e operacional.
Assim como o Rafale está para Dassault o KC 390 será para a Embraer,
a porta de entrada da falência.
“Assim como o Rafale está para Dassault o KC 390 será para a Embraer,
a porta de entrada da falência.”
Por favor desconsiderem isso, não estou aqui para ser profeta da desgraça.
Tenho pena da FAB, deserdada pelo governo e pela indústria do próprio país.
Tendo que engolir uma aeronave, cuja relevância p/ o mercado é um zero absoluto.
E depois ainda tem que “dar uma mãozinha”, p/ promover os produtos de uma empresa que não se cansa de fazer campanha contra as escolhas da força aérea, qndo estas não lhe atendem o interesse.
Prezado Mauricio R.
Agradeço suas informações sobre os equipamentos do C-130 e concordo com seu comentário.
Note que nem na antiga URSS acontecia isso, quando os militares não tinham interesse em algo esse algo virava sucata.
Caro Roberto F Santana, pelo menos nessa imagem eles pensaram nisso:
http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/08/kc390_planobrasil_juniopinheiro.png
Saudações!
Uma série de considerações: 1) O projeto do KC-390 pertence à FAB, financiado pelo Governo Federal, portanto o custo da Embraer será o de produzi-lo e não de projetá-lo; 2) A Embraer considerou no projeto o problema da eventual obsorção de poeira e pedras por parte do motor a jato durante as operações de pouso e decolagem, muito mais no pouso do que na decolagem; 3) Há uma série de limitações operacionais no C-130, seja ele J, M ou X a versão em questão. Eis as mesmas: baixa velocidade (ganha durante os pousos e decolagens, mas perde no longo curso);… Read more »
Outra coisa importante: os quesitos da FAB são para que os KC 390 operam em pistas SEMI PREPARADAS, o que é completamente diferente de pistas não preparadas.
Eu diria que apesar de estarem muito próximos na concorrência, os quesitos do KC 390 e do C-130 são diferentes.
Mais: durante a fase de avaliação, a Embraer também levou em consideração quesitos de operadores civis, onde o motor a jato leva considerável vantagem.
E ter se lançado em um cargueiro quadrimotr turbo-hélice, esse sim seria um concorrente direto ao C-130.
“…a Embraer também levou em consideração quesitos de operadores civis, onde…”
Mas se esqueceu de observar que os operadores civís, usam aeronaves cargueiras derivadas dos modelos transportadores de passageiros e que a infra da carga aérea é direcionada a esses aviões.
Caro Maurício R,
O sistema automatizado de carga será apenas um dos ítens e não o principal. A Lockheed obviamente não vai ficar entregando o jogo assim fácil e essa é a resposta padrão que eles tem dado no mercado. A proposta é deixar a aeronave 17 a 19,5 milhões de dólares mais barata e não se consegue isso tirando apenas um sistema automatizado de carga, o que por sua vez já é bastante importante.
E também dado que eles não poderão “canibalizar” a fuselagem e não trocarão o motor, o que sobra são sistemas e aviônicos.
“A proposta é deixar a aeronave 17 a 19,5 milhões de dólares mais barata e não se consegue isso tirando apenas um sistema automatizado de carga, o que…”
O que aliás tb é mto longe de se afirmar, que a aeronave será fornecida “pelada”.
Caro Roberto F. Santana,
Não disse que o KC390 irá superar o C130, apenas que o primeiro está sendo projetado para ser um substituto do segundo, se conseguirá (?) já são outros 500…
O que a Embraer deseja é oferecer uma opção ao mercado além do C-130.
Como disse acima, a Lockheed pretende dimunuir em alguns vários milhões o preço do C130. Dado que o motor e a fuselagem permanecerão iguais, o que sobra pra tirar quase 20 millhões e assim ficar com o mesmo preço que a Embraer projeta para o KC?
Sds.
“…o que sobra são sistemas e aviônicos.”
Continue tentando, que vc acerta, mas ainda não foi desta vez:
“The C-130XJ will keep the same Rolls-Royce AE2100 turboprop engines and Honeywell-based avionics suite of the standard model, so its performance will be nearly identical.”
(http://www.flightglobal.com/news/articles/lockheed-unveils-new-cheaper-variant-of-c-130-365751/)
O que aliás tb é mto longe de se afirmar, que a aeronave será fornecida “pelada”.
Aí é a história do copo meio cheio, meio vazio…
Se não vão mudar motor e célula, tirar (fazendo uma média) $18,5 milhões em outras coisas não é pelar ela (?) eu não sei o que é.
Vai ver a Lockheed resolveu fazer caridade e vai subsidiar a aeronave para as pobres nações estrangeiras…
E lembrando a todos que o KC390 levará 3 toneladas a mais que o C-130.
“E lembrando a todos que o KC390 levará 3 toneladas a mais que o C-130.”
Até aí nada de novo ou útil, os europeus estão colocando no mercado uma aeronave (A-400M), que carraga 17 toneladas a mais e nem por isso tá vendendo.
A Embraer está focando em um nicho de mercado. Muitos operadores vão para o C-130 por não terem opção de uma outra aeronave. O KC-390 vai vender e o C-130 também vai continuar vendendo.
É mais ou menos como elevador cheio: você empurra um daqui e outro dali e acaba indo todo mundo.
O título do artigo deveria ser: KC-390 é ameaça real ao C-130J
E é por esse motivo que a LM está colocando essa aeronave no mercado. Agora, de onde ela vai tirar esses 15/20% é que eu não sei.
Mauricio R.
O A-400M leva 17 t a mais de carga, mas o preço é outro.
O C 390 nasceu com capacidade de carga de 19t.
Depois veio o KC 390, com 21t., que aumentou para 23t., 24t, e já
a quem fale em 28t. Mas ai é pura especulação.
Pô Maurício, Assim você me mata, ou não kkkkk Meu querido, tal como o KC 390, o C130 não tem um único fornecedor da sua aviônica. Até onde eu sei a Honeywell só é responsável pelo sistema de navegação inercial e mais alguma outra coisa que eu realmente não lembro. Também são parceiros do programa C-130 para aviônicos: Northrop Grumman, Rockwell, GE, Raytheon, uma outra que cuida dos sistemas de comunicação que eu não sei o nome, e mais uma outra que eu também não lembro. Assim, falar que manterão os sistemas da Honeywell é como dizer que vão vender… Read more »
O “Poder Aéreo” está nos devendo uma reportagem sobre o Embraer KC-390, inclusive novas imagens, porque de parte da Embraer, até agora muito pouco. A única coisa digna que temos é aqule video do modelo em escala para teste em túnel de vento.
http://www.youtube.com/watch?v=gpwaot-AbhA&feature=related
Será que alguém realmente achava que a LM iria deixar a Embraer tomar o mercado cativo dela sem reagir com uma nova versão do Hércules? 🙂
E podem crer que o FMS virá com tudo… e não duvido se o C-27 da USAF acabar sendo substituído por alguns desses e eles ainda oferecerem condições especiais para quem queira se livrar dos seus Hércules velhos.
Vamos ver no que vai dar, mas confio que a Embraer tem um ótimo produto nas mãos, mas vender não vai ser ‘um passeio’.
O C-130 pousa até em porta aviões. Tá, e dai?
E daí?
Quero ver um KC-390 fazer isso.
Tá, o KC 390 não pousa em um porta aviões.
E ai?
Na prática: nada!!!
Prezado Marcos,
Isso serve de exemplo para mostrar o quanto a aeronave é boa em pousos e decolagens, se o Airbus cargueiro está na Bolívia seria com a intenção de vendê-lo aos bolivianos?…
Ele pousa e decola de 13000fts de altitude, e daí? Perguntaria você.
É uma pena quando a discussão fica pobre 🙁
Pousar um C-130 em um porta-aviões? Isso lá é argumento? Quem é que faz isso operacionalmente? Já fizeram de tudo com o C-130, até instalar “foguetes” para decolagens mais rápidas, mas isso não é operacional.
Carga por carga o A400M leva mais…??? O C-5 Galaxy também, o C17, An-224… Ahn??? A comparação é entre KC390 e C-130 XJ. O que essas aeronaves de categoria superior tem com isso?
Muito triste. Fico por aqui 🙁
“Te recomendo a usar com cautela os argumentos de quem está querendo promover o produto.
Tem sempre essas pegadinhas, sofismos e outras manhas de vendedor de carro, quer dizer, avião.”
Como afirmar que a aeronave do concorrente, será fornecida “pelada”, mas sem realmente sabe-lo.
“O A-400M leva 17 t a mais de carga, mas o preço é outro.”
Marcos,
E preço do KC-390 tb é outro, e mais caro daquele do C-130J.
Mauricio R. disse:
2 de abril de 2012 às 17:07
“Marcos,
E preço do KC-390 tb é outro, e mais caro daquele do C-130J.”
bem Mauricio R., aí é que você se engana…e é também o motivo da LM querer vender uma versão Uno Mille (pelada) do C-130J…pois o KC-390 os está deixando de cabelo em pé!
Há uma estimativa de mercado, fornecida pela própria Embraer, que o KC 390 tenha preço de venda de US$ 50 milhões, isso lá no lançamento do projeto. Provavelmente haverá ajustes. De qualquer modo o C-130J, em sua configuração básica, é vendido hoje por US$ 62 milhões, podendo chegar a US$ 82 milhões.
Algo que tdos aqui falharam em observar. Nenhum programa referente a aeronaves de transporte tático, exceto o C-130J, está caminhando bem. Ao KC-390 faltam encomendas, a aeronave foi posicionada como o antí C-130, mas a estratégia não funcionou, tentaram posicioná-lo próximo do A-400M e novamente não colou. O MTA indiano/russo aparece/desaparece do noticiário frequentemente e isto deverá piorar, pois a IAF está planejando procurar um substituto p/ seus Avros. O C-2 japonês e o Y-9 chinês esporadicamente dão o ar da graça, mas nenhum dos 2 programas está camainhando sem sobressaltos. Mesmo o A-400M, substituto europeu dos C-130 e C-160,… Read more »