‘Seria uma desilusão não ter uma decisão este ano’

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Embaixador francês no Brasil opina sobre o Programa F-X2

Yves-Saint-GeoursÀ espera de uma decisão do governo brasileiro sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), o governo francês aposta numa solução ainda este ano. Caso contrário, será uma desilusão, afirma o embaixador da França no Brasil Yves Saint-Geours. Ele diz que, de acordo com as declarações das autoridades brasileiras, o resultado do processo de seleção da empresa que fornecerá o caça ao país teria mesmo que sair em 2012.

– É preciso ter paciência porque é uma escolha estruturante (a compra do caça), mas seria uma desilusão não ter uma decisão este ano – disse o embaixador.

Além da França, com o caça Rafale, disputam o negócio milionário os Estados Unidos com o F18 e a Suécia, com Gripen.

O diplomata francês acredita que a recente escolha do Rafale pela Índia conta pontos a favor do caça. Ele fez questão de lembrar que o ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve na Índia e não seria difícil imaginar, segundo Saint-Geours, que o brasileiro tenha solicitado informações a respeito do processo de escolha indiano. Mas para o embaixador francês o que mais pesa a favor da proposta de seu país é a promessa de transferência de tecnologia. E os negócios que empresas francesas do setor aéreo já mantém no Brasil seria uma prova de que essa colaboração já existe.

FONTE: Agência O Globo, via Yahoo notícias

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Mauricio R.

“E os negócios que empresas francesas do setor aéreo já mantém no Brasil seria uma prova de que essa colaboração já existe.”

A realidade da situação seria:

“E os negócios que empresas francesas do setor aéreo já mantém no Brasil seria uma prova de que essa colaboração NÃO existe.”

Observador

Senhores,

Notaram bem o que ele falou nas entrelinhas?

Os franceses já estão considerando que uma decisão só deve sair no segundo semestre. E já estão admitindo que talvez não saia.

Se o Sarkozy não se reeleger este ano, como é que fica? O presidente que prometeu já saiu; se o presidente que ouviu a promessa também sair, como fica o avião francês nesta história?

Mauricio R.

Observador,

Não fica, dança!!!
Oba!!!

Groo

Desilusão é a única certeza do FX…

Tadeu Mendes

Eu prefiro ver franceses desiludidos do que ver a FAB iludida com essa porcaria de Rafale.

LuppusFurius

Tadeu Mendes
Esta deu na veia.
Elegante e direto…..”.Prá não dizê CURTO e GROSSO”….
Que os franceses chorem com a PTralhada , prefiro a FAB sorrindo com F18 SH e Gripadinho…..

Marcelo

Luppusfurius,
Quem ri por último, ri Melhor!
Abraços.
PS: perdestes o voo para a Suécia?

LuppusFurius

Marcelo
Não perdi o vôo, fui em novembro,ok?1

Só espero que a FAB não chore tendo que engolir a jacá.( e não vai).
Para mim é indiferente , a minha conta bancária não se alterará com nenhum dos ganhadores…….

Giordani RS

Piada do dia! É melhor o francesinho e sua turma começarem a terapia já, pois neste ano, mais uma vez, nada será definido, ou melhor, será definido que “depois a gente vê”…depois do Natal…depois do Carnaval…depois…depois… ******** “Tadeu Mendes disse: 15 de março de 2012 às 22:49 Eu prefiro ver franceses desiludidos do que ver a FAB iludida com essa porcaria de Rafale.” Bah galera, aqui é um lugar que as pessoas se encontram por afinidades e no caso, a Afinidade aqui são os “pássaros de metal”…torcedor tem que ir lá pro G1…jogar super trunfo… Que os franceses não são… Read more »

Mauricio R.

“Mas vejam só, o F-15, mais velho em termos de projeto, é tão caro quanto, mas aí ninguém fala nada.” Os F-15 que andaram tratorando Le Jaca, são derivados do F-15E, então não são tão velhos assim, além do que ainda possuem potencial de desenvolvimento como mostram o -15SA p/ a Arábia Saudita que será o 1ª F-15 c/ comandos fly-by-wire e o -15SE que ganhou uma dose de furtividade e um tanto a mais de manobridade. Assim compensam o custo, pelo desempenho e pela capacidade que oferecem. O Su-30, salvo pelas manhas de ac russo, é a mesma coisa.… Read more »

Mauricio R.

OFF TOPIC…

Pega ladrão!!!

Sumiram c/ uma páginas do blog!!!

Só 400 páginas??? Não deveriam ser 700???

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício,

Com novos anunciantes chegando e com o aumento da média diária de publicação de matérias, tivemos que deixar as páginas um pouco mais “compridas”.

Assim, passou a caber mais matérias por página e, consequentemente, diminuiu o número total destas. Mas todas as matérias publicadas desde o início, em 2008, continuam aí.

Até esse momento em que escrevo, são 6.387 matérias.

Saudações!

Tadeu Mendes

Prezado Giordani GS.

Os Rafales, se comparados aos F-5, AMX, Mirage, Xavante, e uma maravilha tecnologica, ou seja, se comparado com as atuais sucatas da FAB, seria como um salto quantico para a Forca Aerea, se o GF os adquirem.

Mas um Rafale quando comparado ao Super Hornet, para mim e uma porcaria. simples assim.

Minha analogia e a seguinte: Se vou para a batalha quero ir em um cavalo de raca (SH) e nao em um pony (Rafalete). Rsrsrsrsrs…

Tadeu Mendes

Luppus,

Eu acho que essa estoria dos Rafales e Brasil-Franca, esta mais para afinamento idelogico (os socialistas) do que para requisito tecnologico.

Tecnologicamente falando os Super Hornets sao superiores, mas ideologicamente falando, os Rafales tem aquele gostinho de La revolucion.

Giordani RS

“Mauricio R. disse:
16 de março de 2012 às 11:40
“Super trunfo, presumo??? Pois tem tdo aquilo, que ainda falta a Le Jaca.”

Na boa, Nós estamos vivendo em Universos diferentes…quer dizer então que o Tufão agora é MR????? Conte-me mais, por favor…

Anti-franquismo de um lado. Capacidades técnicas do outro.

Almeida

Desolée…

Uma canção brasileira para o embaixador francês:

“Desilusão… Desilusão…
Danço eu, dança você
Na dança da solidão…”

Ficaremos todos desiludidos!

Almeida

Tadeu Mendes disse tudo. Clap! Clap! Clap!

Magal

Nao sou tao fanatico assim pelo Rafale (prefiro o SHornet), mas as vezes leio as criticas e honestamente acho que nao fazem sentido porque o Rafale esta longe de ser uma aeronave ruim.

Alem disso em uma semana aonde baixaram no Brasil a Boeing e o congresso da Suecia, os franceses nao tinham como ficar calados lol . Nao e so normal como necessario, cada um no seu ‘angulo’.
Se ate vc jogando Civilization lol isso ocorre… Imagina na vida real? 😉

Marcelo

Tadeu Mendes disse:
16 de março de 2012 às 12:23

e na minha opinião o Rafale é superior tecnicamente ao SH e ao Gripen NG. Como não sou eu nem você quem decide (é a Dona Dilma), eu fico aqui torcendo e você fica aí torcendo, combinado?

Mauricio R.

“Na boa, Nós estamos vivendo em Universos diferentes…quer dizer então que o Tufão agora é MR????? Conte-me mais, por favor…”

Giordani RS,

Troquei o “Tufão”/Typhoon, pelo “Vespão”/SH.
Mas o Typhoon se vira mto bem no A2G c/ as Paveways, mais fáceis de achar, do que Le Jaca c/ a AASM/Hammer.
No A2A o Typhoon tá até mais bem servido, pode deixar essa “necessidade” de radar AESA, p/ mais tarde.

Almeida

Marcelo, como um caça com radar PESA e sem HMD pode ser superior tecnicamente a um com radar AESA e HMD operacionais há quase dez anos? Me explique por favor.

RA5_Vigilante

Almeida

Possuir HMS nao eh razao de superioridade. Isso jah foi discutido varias vezes aqui. Fosse isso, os MiG-29 seriam considerados superiores a um F-15 na decada de 90. Outros exemplos nao faltam.

Do ponto de vista da aeronave em si (desempenho cinematico), o Rafale eh sim superior a um SH. O SH eh sem duvida uma aeronave excelente, mas nao se deve fechar os olhos para as qualidades das outras aeronaves, assim como o Gripen tambem eh.

Tadeu Mendes

Luppus e Almeida,

Que bom que tenho alidaos nos site.

LuppusFurius

Tadeu simples bom senso.
Nós não rasgamos dinheiro.
E vc vivendo ai (Boston) já deve ter visto muito mais os F18SH demostrando sua capacidade do as vezes que pude vê- los em viajens.
Há!! Antes que esqueça , perguntemos para quem entende e já deve ter até alisado um SH …… Com a palavra Marine…..Cadê tú?

LuppusFurius

Tadeu
Esta estória Brasil-França não é ideologia.É como diria
Serge dA$$aULT ……Sem Din-Din $$$$$ não Dá….!!!!

joseboscojr

Um caça deve ser visto pelo conjunto célula/motorização/eletrônica embarcada.
Em “célula” inclui-se tanto a aerodinâmica quanto a “estrutura”.
Do ponto de vista “célula” o Rafale poderia ser considerado superior.
Em relação à “motorização, o Super Hornet é superior
Já no quesito “eletrônica embarcada”, há um empate técnico, com ligeira vantagem do SH.
Conclusão: O SH ganha por 1 nariz.

LuppusFurius

Bosco
Concordo contigo …..E o importante é ganhar…seja…
.por um nariz…..uma lingua…..ou um cuspe de ameba….

Magal

Bom, tem o aspecto da potencial evolução também. O SH está pronto para operações hoje sem dúvida (HMD, AESA, etc). O Rafale tem ainda potencial para evoluir para um estágio semelhante e certamente a encomenda indiana ajudará a essa evolução chegar mais rápido (e com os EAU comprando, mais ainda). Potencial e espaço a célula tem e eu particularmente não duvido disso. Eu só gosto mais do SHornet porque eu honestamente não sei o quanto realmente o Brasil é decidido em ver esse tipo de máquina evoluir (o que é lamentável). E o Am-x está aí como exemplo de somente… Read more »

Mauricio R.

“Possuir HMS nao eh razao de superioridade.” Essa é nova, a combinação HMD/Archer foi responsável pelo maior terremoto nas táticas de combate aéreo, desde que Fagots e Sabres se estranharam na península coreana. Ou Phantoms e Fishbeds no sudeste asiático e nos céus do oriente médio. Quatro mísseis diferentes foram desenvolvidos, no ocidente, somente p/ responder a essa ameaça. E somente pq Le Jaca não tem nem um e menos ainda o outro, então não é um diferencial importante ou decisivo??? Eu tava quase dormindo, acordei… Bosco, Vc está se esquecendo do tanto de furtividade, que a “célula” do SH… Read more »

Grifo

Um caça deve ser visto pelo conjunto célula/motorização/eletrônica embarcada.

Caro Bosco, eu incluiria também como parte do conjunto o armamento que está disponível para o caça.

Neste caso, acho que considerando isso a vantagem sobre para uns 20 narizes.

RA5_Vigilante

Mauricio “Essa é nova, a combinação HMD/Archer foi responsável pelo maior terremoto nas táticas de combate aéreo, desde que Fagots e Sabres se estranharam na península coreana.” ^^ Sim correto, mas nao eh tudo. Tem gente que nunca aprende. Pois bem, vamos lah. Contra exemplos: F-22 vs F-35 > qual eh o melhor? F-15 vs MiG-29 (decada de 90) > Qual eh o melhor? O HMS ajuda sim, mas nao eh garantia de superioridade. Entendeu? Existem taticas de se anular a vantagem do uso de HMS, procurem-se informar. Existem sistemas que permitem engajamento sem necessidade do uso de HMS. Sistemas… Read more »

Marcelo

Almeida disse: 16 de março de 2012 às 19:35 Explico sim Almeida: os Rafales do Armée de l´Air não possuem HMD mesmo, pois esta força ainda não viu necessidade para isso, analogamente à USAF não ver necessidade de HMD no F-22. Mas o país França possui essa tecnologia, que não tem nada de mais. Os Mig-29K da India são equipados com o Top Sight da Thales. Ah! E tem uma notícia muito interessante também, para os amigos do blog que vivem e que gostam dos EUA: os UH-1Z e UH-1Y, jóias da coroa dos tão amados Marines, usam o sistema… Read more »

Mauricio R.

“Tem gente que nunca aprende. Pois bem, vamos lah.” Baixa tua bola, que tu não é melhor que ninguém aqui!!! “Sistemas com cobertura 360 EO/IR com capacidade de mira permitem que o alvo seja engajado sem necessidade de HMS.” Hoje, agora, quem tem isso em serviço de esquadrão??? O amanhã, a Deus pertence. O piloto de Le Jaca, Mica IR na pta da asa, vê um Typhoon, 45 off boresight, xinga e corre. O piloto do Typhoon, armado de AIM-132 ou Iris-T vê Le Jaca 45 off boresight, engaja o alvo, tá aí p/ que serve o HMD. Os paquistaneses… Read more »

Vader

O Rafale não é uma aeronave ruim. Cumpre sua função no AdlA. Tem boas qualidades.

Mas não é a melhor aeronave do mundo; não é nem mesmo a melhor do FX2.

O que é ruim no Rafale são suas armas e seu preço.

RA5_Vigilante

“Baixa tua bola, que tu não é melhor que ninguém aqui!!!” Eu disse que era melhor que alguem? O assunto jah foi discutido varias vezes, se nao aprendeu… “Hoje, agora, quem tem isso em serviço de esquadrão???” Tah, entao pela sua logica, o SH perderia aqui no Brasil, pois a proposta FX-2 eh aim-9m (e nao aim-9x), e os outros nao estao integrados (A-Darter) . Usando suas palavras: “O amanhã, a Deus pertence.” Quem garante que vai ser realmente integrado? (usando sua logica) O Rafale de cara tem o MICA IR. “O piloto de Le Jaca, Mica IR na pta… Read more »

RA5_Vigilante

Vader

Em relacao ao FX-2 a melhor em relacao custo/beneficio disparadamente eh o Gripen NG. As armas do Rafale tb nao sao ruins, o ruim mesmo eh o preco.

joseboscojr

Maurição, Não dá pra aumentar um pouco essa “angulação” não. rsrsrs A 45° OBS o Mica poderia ser lançado usando o HUD, o radar ou o OSF para designá-lo. A coisa começa a pegar em HOBS acima de 60°, e aí um HMD começa a fazer diferença. Acima de 90°, ou seja, no hemisfério traseiro (EHOBS), capacidade conhecida como “over the shoulder”, além do HMD passam a contar outros fatores, tais como sensores periféricos da própria aeronave e a capacidade NWC, em combate cooperativo com meios externos. Nem todos os SRAAMs operacionais hoje têm capacidade “over the shouder” com trancamento… Read more »

Vader

Vigilante: as armas do Rafale são ligeiramente menos capazes que as similares americanas. E incorrem no mesmo problema da aeronave: seu preço terrível.

Mauricio R.

“A 45° OBS o Mica poderia ser lançado usando o HUD, o radar ou o OSF para designá-lo.”

Bosco,

Entendí, então vamos p/ uns 57°, jogando c/ a interferência que o sidelobe do radar causa.
Meu cenário explorava a deficiência de cobertura da cabeça do Mica IR, são somente 30° p/ cada lado, contra 45° nos mísseis citados.

Mauricio R.

RA5_Vigilante, Então, kd esse mítico DDM-NG???? Aonde tá em serviço de esquadrão??? Só no press release da MBDA ou na sua imaginação, não conta. “Isso contando que o Rafale nao tera HMS o que foi pedido na India.” Ah, já está em serviço, na Índia??? E só pq estará em serviço na Índia, quem garante que estará em serviço na França??? O fato é que os Typhoons da RAF, alí do outro lado do Canal da Mancha, estão recebendo HMD. “Acho que 360 graus eh maior que 45, nao acha?” Não de maneira alguma, em especial qndo o sistema que… Read more »

joseboscojr

Maurício,
Eu acho que a FOV do seeker do Mica-IR é de 60º.
O AIM-9M já tem a FOV de 45º e o “X” de 90º.
Vou conferir….

joseboscojr

Correção: O FOV do Mica-IR é de 120º, portanto a capacidade OBS seria de 60º. O FOV do AIM-9M seria de 90º com OBS de 45º O do AIM-9X seria de 180º com OBS de 90º. Numa rápida olhada, os únicos mísseis de 5ª G capazes de realizar o “over the shoulder” (como naqueles shows de atiradores que atiram com um rifle apontado para trás com ajuda de um espelho) seriam o Python V e o Iris-T. O AIM-9X, o R-73M, o ASRAAM e o “Mica-IR”, não teriam essa capacidade originalmente, embora seja mais questão de “software”. Também é anunciado… Read more »

RA5_Vigilante

Prezados editores. Recado visto, recado anotado. Vou ser educado e paciente para nao levar mais bronca. Prezado Mauricio. “Então, kd esse mítico DDM-NG???? Aonde tá em serviço de esquadrão??? Só no press release da MBDA ou na sua imaginação, não conta.” Eh mentalidade de paises desenvolvidos (EUA, Europa) a chamada ROADMAP, ou seja, planejamento a longo prazo. Sobre o DDM NG, vai ser integrado sim. Jah voou com aeronave, jah foi dito isso, fui atacado inclusive na epoca. Argumento que nao estah funcionando serve para todos. O F-35 estah totalmente operacional? Nao. E por isso vamos dizer que os sistemas… Read more »

RA5_Vigilante

Prezado Bosco

“O FOV do Mica-IR é de 120º, portanto a capacidade OBS seria de 60º.”

Como ficaria essa informacao?

“In SR combat situations, combination of LOAL mode and excellent acquisition and tracking performance authorize 360° launch envelope with first shoot / first kill capability even in case of a threat in backward sector.”

Saudacoes cordiais

joseboscojr

‘RA5, “Interessante que muitos desses mísseis são capazes de trancamento após o disparo (contra alvos distantes ou quando lançados verticalmente) mas não são anunciados como sendo capazes de engajar alvos no quadrante traseiro” Como disse achava estranho a capacidade anunciada do MICA (dentre outros) em ter capacidade LOAL (inclusive pode ser lançado verticalmente) e não me lembra de ter lido nada a respeito do mesmo ter capacidade de engajar alvos no setor traseiro. Com essa nova informação fica evidente que o mesmo, pelo menos em teoria, é capaz de fazê-lo, embora não tenhamos informação de tal capacidade ter sido implementada.… Read more »

joseboscojr

Correção:
“quadrante traseiro” lê-se “setor” traseiro.

Ivan

RA5_Vigilante, Uma dúvida: O DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) poderá ser usado para designar um míssil IR do Rafale? Nos textos que tenho encontrado há a sugestão que esta capacidade poderá ser desenvolvida e/ou implatada, mas depois marketing sobre o cancelamento ativo do radar fiquei um tanto cético. Em um PDF promocional da MBDA há o seguinte texto: “Other applications Thanks to the high-quality IR imagery produced by the DDM-NG sensor, many other applications can be foreseen on aircraft (Air Policing, Situational Awareness, Targeting, Assistance to navigation, Air Patrol, Anti-collision, “IR Black-Box”,…).” A expressão que usam é… Read more »

joseboscojr

RA5, Temos que levar em conta que nem sempre a capacidade anunciada está operacional e muitas vezes não se anuncia a capacidade operacional. Com a não integração de um HMD/HMS no Rafale ou no Mirage 2000 só há duas alternativas para tiros over the shoulder do Mica, ou usando dados do Spectra ou usando os recursos da “fusão de dados”, trabalhando cooperativamente com um meio externo via DL. O Spectra tem capacidade limitada de prover consciência situacional visto que tirando seu RWR, está mais apto a detectar mísseis e diferente do DAS do F-35, provavelmente não sinaliza a posição de… Read more »

Ivan

O DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) já foi assunto de debate aqui no AEREO:

http://www.aereo.jor.br/2010/04/05/maior-protecao-para-o-rafale/

Grifo

A expressão que usam é “podem ser previstos”, mas posso estar entendendo errado o texto. Caro Ivan, o seu entendimento é correto. Na verdade a melhor tradução seria “podem ser imaginados”. Daí a se tornar uma capacidade efetiva vai uma longuíssima distância, em especial porque depende de uma integração com os sistemas do avião que sequer consta no planejamento do Rafale. O único caça com capacidade de “awareness” e designação 360 graus vai ser o F-35, usando o AN/AAQ-37 que já foi alvo (!) de uma materia neste blog. Note que o fato do caça ter essa capacidade não dispensa… Read more »