Estava olhando uma materia a respeito dos Tucanos da RAF(que são mais potentes), e o que está fazendo testes da USAF e agora vendo também estas fotos do Super-Tucanos colombianos, me veio a seguinte dúvida:qual seria a diferênça deles?Qual seria o melhor dos Super-Tucanos
Abc
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Paulo José,
Nem sempre o mais potente é o melhor.
Entretanto, ao que tudo indica o melhor seria o Super-Tucano que é o mesmo da USAF, Colombia e o da FAB A-29.
O da RAF é um caso a parte, excelente.
Na minha opinião eu ficaria com o da RAF, e melhor ainda com o protótipo do Super-Tucano, este sim espetacular.
Vale lembrar que existiu um protótipo de ensaio para RAF, que era muito bom, era leve e mais para um sport-plane.
Um resumão bem simples: Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei). Os Tucanos de diversos países podiam se diferenciar pela capacidade ou não de serem armados (por exemplo, na FAB os AT-27 tinham como principal diferença visível para os T-27 a mira óptica sobre o painel) aviônicos para treinamento em voo noturno, ou mesmo instrumentos que se assemelhassem mais com os de jatos do degrau seguinte do treinamento (caso, por exemplo, do modelo francês). Já entre os Super Tucanos, a diferença é de sistemas instalados. Boa parte dos… Read more »
Paulo José
Visitante
12 anos atrás
Prezado Roberto Santana,
Obrigado pela resposta!O Super-Tucano da USAF, em teste, tem alguns equipamentos que o nosso não tem, como o flir.A Fab não acha importante?
Paulo, me intrometendo na conversa, até onde sei os Super Tucanos da FAB dos esquadrões do 3ºGAV (os chamados “terceiros”)empregam FLIR sim. O que muda é a versão e as capacidades em realação aos STs de outros países, a gosto do freguês. Acredito que, para operar no Afeganistão, a versão para o LAS deverá ser ainda mais completa que a da Colômbia (até por poder incorporar equipamentos de desenvolvimento ainda mais recente, dado que os colombianos já têm alguns anos desde a entrega e os do LAS seriam entregues a partir do ano que vem). Mas também sou da opinião… Read more »
Marcelo
Visitante
12 anos atrás
essa boca de tubarão é muito “cool”. 8)
P.S.: sou plastimodelista! tudo que tem boca de tubarão fica bom: P-40, F-4 Phantom, etc…
Paulo José
Visitante
12 anos atrás
Valeu Nunão!Também achava que os nossos ST, deveriam passar por melhorias de atualização, como possibilidade de uso de armas inteligentes, como os da Colombia.
Abc
Groo
Visitante
12 anos atrás
Boca de Tubarão deveria ser obrigatória em todas as aeronaves, mesmo as civis 🙂
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
O EMB-312, o Tucano original, tem um turboeixo PT-6 de 750 shp e hélice tripá, pesando 1.810 kg vazio. A versão da RAF, produzida sob licença pela Shorts Brothers britânica (que atualmente pertence a Bombardier canadense, eterna rival da Embraer), tem um Garrett TPE331 de 1.100 shp, hélice quadripá e deve ter um peso ligeiramente maior, talvez uns 1.900 kg. Já o EMB-314, o Super Tucano, tem uma PT-6 de 1.600 shp. Na versão mais completa, com blindagem instalada, pesa 3.200 kg. Vale lembrar que ambos os modelos compartilham a mesma asa, com a mesma área alar mas com estrutura… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Prezado Clésio Luiz,
Só completando.
O da Shorts tem asa mais forte , speed brake e párabrisa separado e bem mais grosso.
Os Tucanos da França tinham algumas particuladidades, como o speed-brake e painel com avionica francesa.
Enfim, um dos mais belos aviões já feitos, mas que infelizmente suas suaves linhas foram deformadas com o advento do Super-Tucano.
Magal
Visitante
12 anos atrás
Nunão escreveu:
“Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei).”
Olá Nunão, só para complementar, Quênia e Kuwait também utilizam o Tucano da Shorts.
Além disso os S Tucanos da Indonésia virão muito bem equipados.
Vassili
Visitante
12 anos atrás
590km/h para o EMB-314????????? pelo que sei a VNE dele é de 614km/h.
abraços.
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Vassili, você sabe o que significa VNE?
carvalhomtts
Visitante
12 anos atrás
aos colegas que postam neste blog uma pequena pergunta:
o super tucano pode ter uma versão naval,sendo mais especifico,pode operar a partir de um porta aviões.
Daglian
Visitante
12 anos atrás
Vassili,
Pesquisei em diversos sites pelo Google mesmo e em nenhum deles a velocidade máxima do Super Tucano foi de 614 km/h, e sim 590 km/h, tal como disse o Clésio Luiz.
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Velocidade Nunca Excedida.
alphasr71a
Visitante
12 anos atrás
VNE é Velocidade Nunca Exceder, a partir dela a aeronave provavelmente vai sofrer danos estruturais.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
carvalhomtts,
Necessitaria de modificações, desde a proteção contra corrosão, elimimação de partes em magnésio, reforços estruturais na célula, dobradura das asas, trem de pouso mais robusto, gancho de parada, bequilha adequada ao lançamento por catapulta e principalmente mercado que custeasse tdas essas modificações.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
O main spar das asas dos Tucanos franceses era reforçado, provavelmente de titânio, deveria dura 10000 horas, contra 6000 do modelo normal.
Mauricio R.
Visitante
12 anos atrás
Hhhhhuuuuummmmmm…
Resolvidos então os problemas de “Le Jaca”, nada de trocar turbina, trocar radar, alargar as entradas de ar, trocar a Spectra.
Acrescente uma “boca de tubarão”, e tdo estará resolvido.
Simples assim.
Marcelo
Visitante
12 anos atrás
Mauricio R. disse:
10 de março de 2012 às 12:23
a jaca, como vocês gostam de chamar, NÃO possui esses problemas, pelo menos para o Armée de l´Air e para a Força Aérea da India. Mas uma boca de tubarão ficaria bom sim: é igual ao bacon, qualquer coisa com, fica bom!
O F-100, por exemplo, eu acho que ficava no mínimo esquisito com uma boca de tubarão pintada abaixo de uma tomada de ar, fazendo com que o caça tivesse duas bocas, a real e a pintada…
Prezados senhores,
Estava olhando uma materia a respeito dos Tucanos da RAF(que são mais potentes), e o que está fazendo testes da USAF e agora vendo também estas fotos do Super-Tucanos colombianos, me veio a seguinte dúvida:qual seria a diferênça deles?Qual seria o melhor dos Super-Tucanos
Abc
Prezado Paulo José,
Nem sempre o mais potente é o melhor.
Entretanto, ao que tudo indica o melhor seria o Super-Tucano que é o mesmo da USAF, Colombia e o da FAB A-29.
O da RAF é um caso a parte, excelente.
Na minha opinião eu ficaria com o da RAF, e melhor ainda com o protótipo do Super-Tucano, este sim espetacular.
Vale lembrar que existiu um protótipo de ensaio para RAF, que era muito bom, era leve e mais para um sport-plane.
Um resumão bem simples: Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei). Os Tucanos de diversos países podiam se diferenciar pela capacidade ou não de serem armados (por exemplo, na FAB os AT-27 tinham como principal diferença visível para os T-27 a mira óptica sobre o painel) aviônicos para treinamento em voo noturno, ou mesmo instrumentos que se assemelhassem mais com os de jatos do degrau seguinte do treinamento (caso, por exemplo, do modelo francês). Já entre os Super Tucanos, a diferença é de sistemas instalados. Boa parte dos… Read more »
Prezado Roberto Santana,
Obrigado pela resposta!O Super-Tucano da USAF, em teste, tem alguns equipamentos que o nosso não tem, como o flir.A Fab não acha importante?
Abc
Paulo, me intrometendo na conversa, até onde sei os Super Tucanos da FAB dos esquadrões do 3ºGAV (os chamados “terceiros”)empregam FLIR sim. O que muda é a versão e as capacidades em realação aos STs de outros países, a gosto do freguês. Acredito que, para operar no Afeganistão, a versão para o LAS deverá ser ainda mais completa que a da Colômbia (até por poder incorporar equipamentos de desenvolvimento ainda mais recente, dado que os colombianos já têm alguns anos desde a entrega e os do LAS seriam entregues a partir do ano que vem). Mas também sou da opinião… Read more »
essa boca de tubarão é muito “cool”. 8)
P.S.: sou plastimodelista! tudo que tem boca de tubarão fica bom: P-40, F-4 Phantom, etc…
Valeu Nunão!Também achava que os nossos ST, deveriam passar por melhorias de atualização, como possibilidade de uso de armas inteligentes, como os da Colombia.
Abc
Boca de Tubarão deveria ser obrigatória em todas as aeronaves, mesmo as civis 🙂
O EMB-312, o Tucano original, tem um turboeixo PT-6 de 750 shp e hélice tripá, pesando 1.810 kg vazio. A versão da RAF, produzida sob licença pela Shorts Brothers britânica (que atualmente pertence a Bombardier canadense, eterna rival da Embraer), tem um Garrett TPE331 de 1.100 shp, hélice quadripá e deve ter um peso ligeiramente maior, talvez uns 1.900 kg. Já o EMB-314, o Super Tucano, tem uma PT-6 de 1.600 shp. Na versão mais completa, com blindagem instalada, pesa 3.200 kg. Vale lembrar que ambos os modelos compartilham a mesma asa, com a mesma área alar mas com estrutura… Read more »
Prezado Clésio Luiz,
Só completando.
O da Shorts tem asa mais forte , speed brake e párabrisa separado e bem mais grosso.
Os Tucanos da França tinham algumas particuladidades, como o speed-brake e painel com avionica francesa.
Enfim, um dos mais belos aviões já feitos, mas que infelizmente suas suaves linhas foram deformadas com o advento do Super-Tucano.
Nunão escreveu:
“Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei).”
Olá Nunão, só para complementar, Quênia e Kuwait também utilizam o Tucano da Shorts.
Além disso os S Tucanos da Indonésia virão muito bem equipados.
590km/h para o EMB-314????????? pelo que sei a VNE dele é de 614km/h.
abraços.
Vassili, você sabe o que significa VNE?
aos colegas que postam neste blog uma pequena pergunta:
o super tucano pode ter uma versão naval,sendo mais especifico,pode operar a partir de um porta aviões.
Vassili,
Pesquisei em diversos sites pelo Google mesmo e em nenhum deles a velocidade máxima do Super Tucano foi de 614 km/h, e sim 590 km/h, tal como disse o Clésio Luiz.
Velocidade Nunca Excedida.
VNE é Velocidade Nunca Exceder, a partir dela a aeronave provavelmente vai sofrer danos estruturais.
carvalhomtts,
Necessitaria de modificações, desde a proteção contra corrosão, elimimação de partes em magnésio, reforços estruturais na célula, dobradura das asas, trem de pouso mais robusto, gancho de parada, bequilha adequada ao lançamento por catapulta e principalmente mercado que custeasse tdas essas modificações.
O main spar das asas dos Tucanos franceses era reforçado, provavelmente de titânio, deveria dura 10000 horas, contra 6000 do modelo normal.
Hhhhhuuuuummmmmm…
Resolvidos então os problemas de “Le Jaca”, nada de trocar turbina, trocar radar, alargar as entradas de ar, trocar a Spectra.
Acrescente uma “boca de tubarão”, e tdo estará resolvido.
Simples assim.
Mauricio R. disse:
10 de março de 2012 às 12:23
a jaca, como vocês gostam de chamar, NÃO possui esses problemas, pelo menos para o Armée de l´Air e para a Força Aérea da India. Mas uma boca de tubarão ficaria bom sim: é igual ao bacon, qualquer coisa com, fica bom!
Ouso discordar de vocês…
O F-100, por exemplo, eu acho que ficava no mínimo esquisito com uma boca de tubarão pintada abaixo de uma tomada de ar, fazendo com que o caça tivesse duas bocas, a real e a pintada…
http://www.supersabre.com/subweb/dbpics/54-2130-F-100D-Djibouti-Shark-mouth-11YF-2.jpg
(detalhe: é um F-100 do Armée de l’air)