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Paulo José

Prezados senhores,

Estava olhando uma materia a respeito dos Tucanos da RAF(que são mais potentes), e o que está fazendo testes da USAF e agora vendo também estas fotos do Super-Tucanos colombianos, me veio a seguinte dúvida:qual seria a diferênça deles?Qual seria o melhor dos Super-Tucanos

Abc

Roberto F Santana

Prezado Paulo José,

Nem sempre o mais potente é o melhor.
Entretanto, ao que tudo indica o melhor seria o Super-Tucano que é o mesmo da USAF, Colombia e o da FAB A-29.
O da RAF é um caso a parte, excelente.

Na minha opinião eu ficaria com o da RAF, e melhor ainda com o protótipo do Super-Tucano, este sim espetacular.
Vale lembrar que existiu um protótipo de ensaio para RAF, que era muito bom, era leve e mais para um sport-plane.

Paulo José

Prezado Roberto Santana,

Obrigado pela resposta!O Super-Tucano da USAF, em teste, tem alguns equipamentos que o nosso não tem, como o flir.A Fab não acha importante?

Abc

Marcelo

essa boca de tubarão é muito “cool”. 8)
P.S.: sou plastimodelista! tudo que tem boca de tubarão fica bom: P-40, F-4 Phantom, etc…

Paulo José

Valeu Nunão!Também achava que os nossos ST, deveriam passar por melhorias de atualização, como possibilidade de uso de armas inteligentes, como os da Colombia.

Abc

Groo

Boca de Tubarão deveria ser obrigatória em todas as aeronaves, mesmo as civis 🙂

Clésio Luiz

O EMB-312, o Tucano original, tem um turboeixo PT-6 de 750 shp e hélice tripá, pesando 1.810 kg vazio. A versão da RAF, produzida sob licença pela Shorts Brothers britânica (que atualmente pertence a Bombardier canadense, eterna rival da Embraer), tem um Garrett TPE331 de 1.100 shp, hélice quadripá e deve ter um peso ligeiramente maior, talvez uns 1.900 kg. Já o EMB-314, o Super Tucano, tem uma PT-6 de 1.600 shp. Na versão mais completa, com blindagem instalada, pesa 3.200 kg. Vale lembrar que ambos os modelos compartilham a mesma asa, com a mesma área alar mas com estrutura… Read more »

Roberto F Santana

Prezado Clésio Luiz,

Só completando.
O da Shorts tem asa mais forte , speed brake e párabrisa separado e bem mais grosso.
Os Tucanos da França tinham algumas particuladidades, como o speed-brake e painel com avionica francesa.

Enfim, um dos mais belos aviões já feitos, mas que infelizmente suas suaves linhas foram deformadas com o advento do Super-Tucano.

Magal

Nunão escreveu:
“Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei).”

Olá Nunão, só para complementar, Quênia e Kuwait também utilizam o Tucano da Shorts.

Além disso os S Tucanos da Indonésia virão muito bem equipados.

Vassili

590km/h para o EMB-314????????? pelo que sei a VNE dele é de 614km/h.

abraços.

Clésio Luiz

Vassili, você sabe o que significa VNE?

carvalhomtts

aos colegas que postam neste blog uma pequena pergunta:
o super tucano pode ter uma versão naval,sendo mais especifico,pode operar a partir de um porta aviões.

Daglian

Vassili,

Pesquisei em diversos sites pelo Google mesmo e em nenhum deles a velocidade máxima do Super Tucano foi de 614 km/h, e sim 590 km/h, tal como disse o Clésio Luiz.

Roberto F Santana

Velocidade Nunca Excedida.

alphasr71a

VNE é Velocidade Nunca Exceder, a partir dela a aeronave provavelmente vai sofrer danos estruturais.

Mauricio R.

carvalhomtts,

Necessitaria de modificações, desde a proteção contra corrosão, elimimação de partes em magnésio, reforços estruturais na célula, dobradura das asas, trem de pouso mais robusto, gancho de parada, bequilha adequada ao lançamento por catapulta e principalmente mercado que custeasse tdas essas modificações.

Mauricio R.

O main spar das asas dos Tucanos franceses era reforçado, provavelmente de titânio, deveria dura 10000 horas, contra 6000 do modelo normal.

Mauricio R.

Hhhhhuuuuummmmmm…

Resolvidos então os problemas de “Le Jaca”, nada de trocar turbina, trocar radar, alargar as entradas de ar, trocar a Spectra.
Acrescente uma “boca de tubarão”, e tdo estará resolvido.
Simples assim.

Marcelo

Mauricio R. disse:
10 de março de 2012 às 12:23

a jaca, como vocês gostam de chamar, NÃO possui esses problemas, pelo menos para o Armée de l´Air e para a Força Aérea da India. Mas uma boca de tubarão ficaria bom sim: é igual ao bacon, qualquer coisa com, fica bom!