E a história se repete…
Brasil estaria emperrando construção de supertelescópio
A construção de um dos maiores telescópios do mundo na localidade de Serro Amazones, no norte do Chile, prevista para ocorrer com a ajuda financeira do Brasil, está parada. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), responsável pelo projeto Extreme Large Telescope, alega como um dos motivos a falta de repasse de verbas combinadas com o País.
De acordo com o ministério brasileiro de Ciência e Tecnologia (MCT), a entrada do País no consórcio, acordada em 29 de dezembro de 2010, estava prevista para custar 250 milhões de euros (equivalente a quase R$ 566 milhões) ao longo de 11 anos. Contudo, durante ajuste orçamentário realizado pelo governo em 2011, o volume foi considerado elevado e o projeto foi reavaliado, encontrando-se em fase final de conclusão para ser enviado ao Congresso Nacional.
Para que as obras comecem, o ESO aguarda a confirmação do acordo que torna o Brasil o 15º membro pleno da instituição e o primeiro País de fora da Europa. O telescópio custará cerca de 1,2 bilhão de euros.
“O desejo do Brasil é participar de todo o programa do ESO. É imprescindível que haja transferência de tecnologia e participação da indústria brasileira, o que exigirá um processo de negociação amplo a partir da ratificação do acordo”, afirma o MCT em nota oficial.
FONTE: Terra
VEJA OUTRO DESCASO BRASILEIRO COM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
ei ia comentar alguma coisa, mas depois desisti
não há o que comentar
Antes a desculpa era a crise financeira…
Agora a desculpa da vez é a tal transferência de tecnologia…começo a pensar que as pessoas não sabem o real significado das palavras…
Agora vai ver se o din-din para construir porcaria de estádio de futebol foi considerado alto demais…ah…deve haver transferência de tecnologia também na construção de porcaria de estádio de futebol…imagina a tran$ferência…
O MCT ainda é feudo do homem que “revogou o irrevogável”?
Tá explicado…
Não há o que comentar. (2)
Pts, se pegar pra fazer algo, TERMINA!
Só queima
ainda maisnossa imagemse é que tem algumano exterior.Acho que nos neurônios que os políticos não usam pra tramóia corrupta usam pra planejar um Brasil eternamente agrícola.
Senhores, O que queriam? Um país de semi-analfabetos, que foi presidido por um semi-analfabeto por oito longos anos, só pode dar nisto. Ciência e Tecnologia, assim como Defesa, não dá voto. É um ministério tão sem importância que foi dado na mão de um “eterno-candidato-perdedor”, como prêmio de consolação e para manter a pasta debaixo da asa do PT. Isto é mais um legado do “glorioso líder”, o Sapo Barbudo I, que criou trinta e poucos ministérios para loteá-los entre o PT e a base aliada. Disto temos a Pasta de Ciência e Tecnologia chefiada por um (o que mesmo?… Read more »
Outra paspalhada do governo dos corruPTos.
Apenas mais uma das muitas que estão acontecendo nesse mar de incompetência.