O casulo SpectIR da Lockheed Martin conseguiu detectar, acompanhar e indicar alvos durante um teste recente. O SpectIR é um sensor passivo de busca infravermelho (Infrared Search and Track – IRST) planejado para equipar os F/A-18E/F da US Navy e os F-15 e F-16 da USAF.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

gambiarra.

joseboscojr

Sem dúvida o IRST poderá ser levado na linha central em uma versão independente, sem estar conjugado ao tanque de combustível, como no caso do F-15E, já que são o mesmo. Se for mesmo possível, irá aumentar a flexibilidade e irá parecer menos acochambrado.rsrrr http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/04/F-15-IRST-foto-Lockheed-Martin.jpg Eu também achava uma gambiarra, mas acabei me acostumando com o conceito e hoje acho até elegante. Sem falar que com os 2 tanques e mais o tanque/IRST, ele pode ainda levar 8 Amraams e 2 Aim-9X em uma configuração ar-ar pura. Com 3 tanques, mais 2 AIM-9X, mais 3 Amraams, mais um ATFLIR, ainda… Read more »

edcreek

Olá,

Nesse quesito so Franceses lideram é só ver o tamanho do “pod” gigante deve aumentar bem o RCS, mas logo, logo os Americanos devem ter uam versão final menor…

Não é o ideal, mas quebra o galho!!!!

Abraços,

Almeida

Colegas, o avião é da Boeing e o tanque/pod é da Lockheed Martin. Se fosse a Boeing a ganhadora do contrato, ele seria integrado diretamente à célula, como mostrado no Super Hornet Roadmap.

Além disso, a US Navy tinha certa urgência e integrá-lo à célula levaria mais tempo. Mas um IRST conformal abaixo do nariz não está descartado para a versão block III.

Ivan

Edcreek,

Deixa de brincadeira… ka ka ka… é lógico que vc sabe que está chamando de “pod gigante” um tanque externo de combustível que reune um IRST e mais 330 a 400 galões de combustível.

Bosco,

Como vc sabe, existe propostas mais amplas para o Super Hornet.
A Boing chama de ‘International Roadmap’.
Foi matéria do AEREO em novembro passado:
http://www.aereo.jor.br/2011/11/05/boeing-revela-mais-detalhes-do-international-roadmap-do-super-hornet/

Quem preferir um resumo de apenas um slide:
http://4.bp.blogspot.com/_ej5kQwZWlzM/TUriUmh2oyI/AAAAAAAABiw/XsRopkIQsAQ/s1600/Boeing%25E2%2580%2599s+FA-18+Super+Hornet.JPG

ou:
http://sitelife.aviationweek.com/ver1.0/Content/images/store/3/14/3336fc50-999c-47ad-ae84-eb0865f70e65.Full.jpg

Sds,
Ivan.

Marcelo

Almeida disse:
2 de março de 2012 às 11:26

então o burro no caso é a US Navy.

joseboscojr

Edccreek,
Os caças F-15 e F-16 possuem versões com um IRST ingegrado.
Sem falar no F-35 e no Super Hornet Roadmap, como bem lembrou o Ivan.
Também o Typhon, o Gripen e os caças russos os têm.
Os franceses não estão sozinhos nessa.

Almeida

Marcelo, burros não, pragmáticos. Eles sabem muito bem do que necessitam e pra quando. E fazem acontecer.