Os caças e suas gerações
Para facilitar a comparação, o desenvolvimento dos caças a partir da Segunda Guerra Mundial pode ser classificado em gerações, de acordo com as tecnologias empregadas.
1ª geração
Incluem aqueles empregados na Guerra da Coréia, até o meio dos anos 1950. A maioria dos aviões não tinha radar, eram subsônicos, usavam bombas de queda livre e metralhadoras e canhões com mira ótica. Exemplos: MiG-15, 17, Gloster Meteor e F-86.
2ª geração
Estes são os caças desenvolvidos entre 1955-1960, cujas principais características eram o voo supersônico em grandes altitutes, para interceptação. Começaram a ser equipados com radar próprio e os primeiros mísseis guiados. Exemplos: F-104, F-105, F-106, MiG-19, Mirage III, MiG-21, English Electric Lightning.
3ª geração
Aviões de combate que entraram em serviço ou voaram pela primeira vez na década de 1960, introduzindo mais avanços em aerodinâmica e eletrônica: F-4 Phantom, F-5, MiG-23, MiG-25, Mirage F1, Saab Viggen.
4ª geração
Resultado da introdução da microeletrônica na década de 1970/80, os aviões de 4a geração foram dotados de aviônica mais sofisticada, controles fly-by-wire e cockpit HOTAS: F-14, F-15, F-16, F-18, MiG-29, MiG-31, Su-27 , Mirage 2000, Tornado, Saab Gripen.
4ª geração plus ou 4.5
Versões melhoradas de aeronaves de 4a geração ou introduzidas entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, como o F/A-18E Super Hornet, Sukhoi Su-30/35, Eurofighter Typhoon, dotados de novos radares phased array e aviônica.
5ª Geração
Caças que empregam formas e tecnologias que desviam e absorvem as ondas eletromagnéticas, tornando-os difíceis de serem detectados por radares. Os armamentos são levados internamente. Nessa classe, o F-22 Raptor, o F-35 e o futuro PAK-FA russo.
NOTA do BLOG: Gostaríamos que cada leitor deixasse sua impressão pessoal sobre um ou mais aviões que escreveram a História da Aviação de Caça nos últimos 50 anos. Qual avião ou quais aviões, foram mais marcantes? quais aspectos foram mais importantes e decisivos?
Afinal, os aviões que temos hoje e que teremos no futuro, são fruto da técnica, suor e sangue daqueles que fizeram e operaram essas maravilhosas máquinas voadoras do passado.
Fugindo um pouco ou bastante do post, Alguém sabe quantos caças seram biplace dos 36 que a fab ira adquirir com o fx-2 ?
nada a ver os cacas de 1ºgeracao com os de 4ºgera…
uma salva de palmas para o mundo sofisticado em que nós vivemos, e o que ainda virá, gostei muito da matéria!
O F-5 não seria de 2ªgeração???
O F-5A sim, o F-5E não.
O Rafale e o Gripen nessa lista acima se enquadrariam na geração 4+ ? Só para elucidar qualquer dúvida de outros colegas de blog, pois o F18 Super Hornet foi citado e os demais não.
na verdade é assim 1ª Geração Os aviões da primeira geração eram movidos a hélice e seu armamento era canhões e bombas, os caças da 1ª Guerra Mundial chegavam a velocidadede 160km/h não muito rápidos de alguns carros de hoje em dia. Na segunda guerra sua velocidade creseu para 600km/h. Motor a: Hélice Média de Velocidade Máxima: 600km/h Armamento: Canhões e bombas Caças em destaque: P-51 Mustang e F-4F Corsair 2ª Geração OS caças da segunda geração não mudaram o armamento, mas sua velocidae quebros a sonhada barreira do som, com uma aceleração total de Mach 1 (1 vez a… Read more »
http://farm3.static.flickr.com/2343/2502597705_75ac90b01e.jpg?v=0
não consegui uma imagem com as 5 gerações mas consegui uma com 4
P.s. tem um erro no meu último comentário, a média de velocidade máxima da 5ª geração é de aprox. Mach 3
Guilherme, obrigado pela sua colaboração, mas nenhum dos caças citados fazia Mach 3, a não ser o MiG-25 Foxbat.
Lembrando que a classificação de gerações é pós-WWII, e que o F-117 e o B-2 Spirit não são caças.
Okay
o que eu quero dizer o caso do B-3 e F-117 foi só para a citação de aviões stealth
e o caso do Mig-25, é que não tinha certeza do valor exato da velocidade então coloquei aquilo
Parabéns aos EUA, Rússia, França, Alemanha e a Suécia estas nações “escreveram” a historia dos vetores de combate…
Um abraço a todos.
E os de 6ºGeração?
O que pensam os amigos?
Um UCAV dotado de laser e alta furtividade e manobrabilidade?
Galante. Um post com o que muito provavelmente seria o futuro da caça aérea, seria uma boa depois de todo esse material e esses debates.
Abraços.
Ainda não fizeram nenhum mais bonito que o F 4.
Mig-25…
Esse foi personagem de uma fuga sensacional para o Japão, no auge da Guerra Fria.
Puxa, o mais lindo, e montei vários da Revell, era o F-104 o “fazedor de vúvas”. Ainda tenho um Revell F-14 TomCat de asas recolhíveis….. também um magnífico aparelho.
Sds.
Galante, Minha visão sobre os mais marcantes: 1a geração: F-86 Sabre e o Mig -15, sem dúvida. Acho que niguém consegue desvendar quem foi o melhor na época. 2a geração: o Mirage III foi talvez o mais elogiado caça de sua geração, por seus próprios pilotos. Se aqui nós tivemos problemas, foi no fim de sua vida útil, e não por falta de qualidade do Mirage. 3a geração: F-4 Phantom. Foi o caça mais importante do Ocidente na sua época e não só marcou sua geração como definiu os parâmetros da próxima. O F-15 e F-14 que o sucederam eram… Read more »
Galante, Spitfire: Venceu a Batalha da Inglaterra, se isto não tivesse acontecido, talvez a 2ª Guerra mundial tivesse outro desfecho, sombrio diga-se de passagem. F4 Phanton : Garantiu a sobrevivência do Estado de Israel Em um patamar inferior a estes 2 acima eu citaria o ME-262 alemão que de novo no campo da especulação, tivesse aparecido antes, a Alemanha teria tido outro destino ( indesejável por qualquer amante da paz e da democracia). De lá pra cá, não acho que nenhum caça tenha tido papel preponderante na historia, mesmo os fantásticos F-15, F-14 atuaram em cenário extremamente favoráveis, eu diria… Read more »
Eu acho que pra ser de 4.5 geração deveria ter também além do AESA: supercruise e vector thrust, vocês não acham?
Carinha eu queira os F15 que estão indo pro AMARC com eletrônica e upgrade israelense… Para mim seria o melhor pro FX2 e esperava-se por um projeto de 5a Geração adequado aos requisitos do FAB.
Os grandes marcos da aviação passam por estes vetores que representam a inovação tecnológica do “passado” F-4 VS MIG-21, “presente” Eagles VS Flankers e futuramente Raptors VS PAK FA…
EUA e Rússia as maiores potencias do setor, aqui fica meu agradecimento por desenvolverem tais maquinas, as melhores de suas gerações…
Um grande abraço a todos.
O nosso AMX estaria em que geração terceira ou quuarta ?
Vou dizer o que me marcou: Mirage III da FAb, num rasante em Jacarepaguá, Rio….
Não esqueço a cena e passei a me interessar pela aviação depois disso.
Hoje, sou fã do Su-30, pelo desenho e pela proposta. Mas, em se tratando de FX-2, suporte, custos ao longo da vida útil e durabilidade fico com o F-18.
Fred,
Sobre a Kelly McGillis, a gata do filme Ases Indomáveis, esta semana lí na net que a mesma “cansou” de homens, mesmo após ter tido dois filhos e um casamento….. vai procurar, segundo ela, o que não teve, no “outro lado” …. melhor você escolher o F-14 mesmo !!!
Sds.
Sergio,
o AMX embora seja classificado como caça-bombardeiro não entra na classificação por ser um avião de ataque e não um legítimo caça assim como o F-117, A-10, A-6, AV-8, etc.
O AMX se encaixa em que geração, 3?
Para mim não interessa que geração é o caça. O mais importante é que o F18 Super Hornet é o melhor caça para o FX-2.
Eu prefiro os outsiders:
Viggen e Gripen.
E ninguen sequer mencionou o melhor Mirage de tdos:
Mirage F-1.
E tb só falam de Migs??? Fitter; Fishpot; Flagon, ninguem conhece???
Pois eu gosto do Mirage F-1.
Teve uma carreira destacada. Inclusive no conflito Irã-Iraque.
É bem capaz, que os Argies venham a adquirir o exemplares espanhóis, que estão em estoque.
Se não o fizer, os equatorianos o vão…
O Mirage-F-1 é belíssimo, como todos os aviões Dassaut…
Outra aeronave que sempre gostei é o Su-15. Jamais exportado e protagonista da tragédia do KAL 007.
Onde se enquadraria o F-104 Starfighter?
Para mim este foi um dos mais fantastico e controverso caça já fabricado.
Tive a oportunidade de ve-lo em ação na Italia e considero que foi uma das mais fantasticas visões de caça que tive.
Abraço a todos!!
Eu acho que o F-4 definiu o que deveria ser o caça a jato, inclusive mostrando que não dava para prescindir dos canhões como se acreditava na época. O resto veio na esteira.
Gostaria de mencionar o SR-71 também. Sei que não era caça, mas a audácia do projeto não dá para ignorar. Talvez os sistemas AA Russos tenham fama hoje por conta desse avião.
Abraços
Os 10 mais lindos caças de todos os tempos (só falo de beleza, porque cada um teve um papel diferente na história da aviação):
1 – Panavia Tornado ADV;
2 – Grumman F-14 Tomcat;
3 – McDonnell Douglas F-15 Eagle;
4 – LM F-22 Raptor;
5 – Dassault Rafale;
6 – Saab Gripen;
7 – Dassault Mirage 2000;
8 – General Dynamics F-16;
9 – Saab Viggen;
10 – LM F-35.
Abraços.
Esqueci de dois.
O mais elegante visualmente, sem perder a eficiência: Tornado. Ficou sozinho em uma categoria, é difícil de manter, mas nenhum faz o que ele faz, na velocidade que faz, na altitude que faz.
E, levando em conta somente a beleza, o SU-34 impõe respeito e também acho que é único na categoria.
Enfim, são dois aviões que, diferente dos demais, assim que são adquiridos, mostram a intenção do país.
Abraços
Sem dúvida foi o F15 Eagle, o melhor caça de superioridade aérea jamais visto. Ajudou a acabar com a Guerra Fria. Nenhum caça de sua geração chegou perto de seus feitos nos teatros de Guerra que vão do Kosovo, as Guerras Árabes Israelenses, e por último na Guerra do Iraque. O F15 Eagle e sua versão Strike Eagle foi ao meu ver o melhor vetor do século passado. 1- F15 Eagle 2- F16 Falcon 3- F22 Raptor 4- EF2000 Typhoon 5- Dassault Rafale 6- F18 Hornet / Super Hornet 7- Su30 Super Flanker 8- Miraqe 2000 9- AV8 Harrier 10-… Read more »
Eu sempre achei que as “gerações” fossem como a seguir definidas, com a citação dos modelos que divergem da classificação apresentada pelo Galante: 1ª Geração: Jatos subsônicos e transônicos (anos 40 e primeira metade dos 50). Mísseis ar-ar WVR de primeira geração. Aeronaves: igual ao post; 2ª Geração: Supersônicos, radar embarcado, qualquer tempo e mísseis ar-ar. Capacidade BVR limitada. Aeronaves: as que no post foram citadas como 2ª e 3ª gerações; 3ª Geração: BVR pleno, “look-down/ shoot-down”, “fire-and-forget”, guerra eletrônica e “swing-role” (um mesmo avião pode ser configurado especificamente para diferentes missões, uma em cada surtida). Aeronaves: as que no… Read more »
Quanto aos F4 Phantom, tiveram sérias perdas e sofreram muito no começo de sua missão no Vietnam, mas com novas táticas deram a volta por cima, mas tinham limitação em seu conceito. No Programa Dog Fights do History Channel isso ficou claro. Os J77 não eram tão confiaveis no teatro de guerra do sudeste asiático e o vetor foi desenhado para interceptação de grandes bombardeiros estratégicos soviéticos. Sofreu bastante contra as baterias de SAM do Vietnam e principalmente para acompanhar em manobras os Mig21. Outra lenda é o Panavia Tornado que sofreu baixas na primeira Guerra do Golfo e sem… Read more »
Vetor de quinta geração têm que apresentar características stealth.
Vetor de quarta geração e meio deve ter supercruise e vector thrust.
É o que eu acho.
Na praia de Ponta Negra, em Natal/RN, eu vi uma formação de três Mirages III fazendo manobras.
Momento único da minha vida, que me fez admirador do Mirage III para o resto dela… grande aeronave!
RLobo,
como está no texto o F-104 foi um caça de segunda geração.
GHz,
a maior característica da quinta geração é a “furtividade”, que só recentemente foi conquistada para aeronaves de alto desempenho.
Se as distintas gerações pudessem ser definidas com apenas 1 característica eu diria:
1G: motorização à jato
2G: velocidade supersônica
3G: capacidade BVR
4G: interface homem-máquina avançada
4G+: integração em larga escala ao conceito de guerra centrada em redes
5G: furtividade
Pra mim o mais marcante foi o F-14…
Passei a minha infância assistindo à “TOP GUN – Ases Indomáveis” na sessão da tarde.
Rsrsrs
Relamente o F 14 é um sonho!!! Quem nunca sonhou ao assistir Top Gun, que atire a primeira pedra !
Eu posso dizer que foram o T-6 da Esquadrilha de Fumaça e o F-4 dos Thunderbirds, no CTA em São José dos Campos…
A foto do Mig-25, tá c/ uma cara de Mig-31 c/ aqueles AA-9/R-33/AMOS na barriga…
Sugestão de enquete para o blog, até porque a que está rolando já tá velhinha e todo mundo sabe que vai dar o caça acrobático, graças à viuvada:
OS DEZ MAIS BELOS CAÇAS DA HISTÓRIA! (por número de votos)
Incluam o Panavia Tornado, por favor.
E excluam o acrobata russo, porque a viuvada obstinada estraga qualquer enquete… Deixem que eles pensem que é “hours concours”…
Para mim estes são alguns caças a jato que marcaram a historia
Mig -15
mig-17
mirage III
Mig-21
F-4
Saab Viggen
F-15
F-16
saab gripen
gripen NG
Su-27
mig-29
F-35
saudações
Aquela foto do suposto MIG-25 e um MIG-31, e so olhar os bocais dos motores.
Os mais belos?
– F104 Starfighter;
– SU24 e família;
– F-4 Phantom;
– Mirage III;
– F16;
– F14 Tomcat;
– Mig 29;
– Mig 15.
Bosco,
No meu post já estava a palavra “stealth”. Tão furtiva que vc não viu. 🙂
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GHz
Para mim além da lista eu colocaria os mais bonitos como sendo:
1- Mirage 4000
2- Tu144
3- Su27 Flanker
4- F16 Falcon
5- P51 Mustang
6- Mirage 2000
7- F15 Eagle
8- Supermarine Spitfire
9- F14 Tomcat
10- T27 Tucano
Faltaram ainda se me permitem os Tu160 Blackjack (magnífico) e o Lockheed Martin B1-B. Agora chega.
Sobre os cerca de 20 modelos de caças americanos com propulsão à jato desenvolvidos após a SGM para os 3 ramos das Forças Armadas Americanas, alguns têm características bem singulares. O F-4 é o exemplo solitário da “Terceira Geração”, sendo um divisor de águas em relação à maturidade da aviação de caça. Existiam os caças antes e os pós F-4. Já o F-5 é um “fora de série” e ficou mais ou menos no limbo existencial entre a Segunda, a Terceira e a Quarta Geração. O F-18E é o único exemplar de “Quarta Geração +”, já que as evoluções do… Read more »