Depois de 12 anos, Irã termina primeira revisão completa de um F-5
O Irã agora é capaz de reformar caças como MiG-29, F-14 Tomcat e F-5, informou o Comandante iraniano, Masud Ruzxosh.
Ruzxosh disse que o Irã levou 12 anos para fazer a revisão completa de um caça F-5. Ele disse que o jato será capaz de voar novamente em três meses, admitindo que o jato não fará nenhum voo de longa duração.
“Teria sido mais fácil fabricar um jato novo, ao invés de modificar e reparar este”, disse Ruzxosh. “No entanto, com as sanções impostas ao país, os nossos engenheiros conseguiram reformular o F-5”.
O Northrop F-5A/B Freedom Fighter e o F-5E/F Tiger II são parte de uma família de aviões de caça supersônicos, projetada e construída pela Northrop. Centenas ainda permanecem em serviço nas forças aéreas em todo o mundo no início do século 21, e o tipo também serviu como base para uma série de outras aeronaves.
A Força Aérea Imperial do Irã recebeu uma grande quantidade de equipamentos dos EUA nos anos de 1960 e 1970. O Irã recebeu seus primeiros 11 F-5A e dois F-5B em fevereiro de 1965, que foram, então, declarados operacionais em junho de 1965.
Posteriormente, o Irã recebeu 104 F-5A e 23 F-5B por volta de 1972. A partir de janeiro de 1974 com a formação do primeiro esquadrão de 28 F-5F, o Irã recebeu um total de 166 F-5E/F, além de 15 RF-5E com as entregas terminando em 1976. Enquanto recebia os F-5E e F, o Irã começou a vender os seus F-5A e B para outros países, incluindo a Etiópia, Turquia, Grécia e Vietnã do Sul; em 1976, muitos tinham sido vendidos, com exceção de vários F-5B retidos para fins de treinamento.
Depois da revolução, a nova Força Aérea da República Islâmica do Islã foi parcialmente bem sucedida em manter os caças ocidentais em serviço durante a guerra com o Iraque na década de 1980 e o F-5 teve uma boa taxa de disponibilidade até o final da guerra. Inicialmente o Irã levou peças de reposição a partir de fontes estrangeiras, mais tarde, foi capaz de ter sua própria indústria de novas aeronaves e manter o caça voando. O Irã produz atualmente uma aeronave localmente chamada “Saegeh”, que é construída sobre a mesma plataforma que o F-5.
FONTE/FOTO: Today.az / www.aja.ir
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo
SAIBA MAIS:
Foto linda, ainda feita nos EUA antes da entrega.
Prezado Guilherme,
Talvez essa foto seja de outra nação de paisagem desértica.
Será que os F-5 do Irã tem as antenas de alerta radar nas tubeiras do motor?
Perfeito Roberto, esse é um F-5 da RSAF.
Quem sabe, sabe
Já foi trocada a foto Roberto
12 anos pra arrumar F-5 e querem que eu acredite que cuidam dos F-14. Tá bom.
104 F-5A
23 F-5B
28 F-5F
166 F-5E/F
15 RF-5E
Porque será que o F(orevis)-5 foi tão eficiente no conflito?
Agora, se quarenta e picos forem suficientes para um certo paístropicalabençoadopordeusmasquebelezatemcarnaval…
Foi o primeiro IRAN do Irã