Cheetah para o Equador
A empresa sul-africana Denel Aviation vendeu à Força Aérea do Equador (FAE) 12 caças Cheetah C. O acordo foi assinado recentemente pelo CEO Da Denel, Mike Kgobe, na capital do Equador, Quito.
A Denel Aviation foi o contratante principal para o desenvolvimento do Cheetah em meados da década de 80, uma variante do Mirage III, e detém a autoridade de concepção, manutenção e os conhecimentos sobre a aeronave.
Os Cheetah estão equipados com aviônica moderna e podem usar empregar bombas guiadas a laser (LGB) e bombas guiadas por GPS. Para missões ar-ar os caças podem levar o míssil BVR V4 R-Darter (irmão do Derby israelense), U-Darter e Python 3.
NOTA DO BLOG 1: estes mesmos caças Cheetah C foram oferecidos à FAB como “caça-tampão” até que ocorresse a decisão do programa F-X2. No entanto, optou-se pelo Mirage 2000C.
NOTA DO BLOG 2: o Equador alegou que a encomenda de aviões Super Tucano foi reduzida com o propósito de se economizar recursos para a renovação de sua aviação de caça.
LEIA TAMBÉM:
- Chetaah mais próximos da FAE
- Chegam os últimos Mirage 50 doados ao Equador
- Sukhoi para o Equador?
- Pacote venezuelano para a FAE inclui AAM
- Crise leva Força Aérea equatoriana a comprar caças usados
- Denel Aviation negocia venda de ‘Cheetahs’ à Força Aérea do Equador
- Venezuela doará Mirage 50 para o Equador
Ou muito me engano…. mas acho que por lá, da aviação de caça, tem mais sucatas que por aqui…. ou seja: 10 Mirage 50M e 9 Cheetah C …tudo usado.
Sds.