Desenhos do Gripen com padrão suíço, via Força Aérea Suíça
Por um lado, a escolha do Gripen pela Suíça continua a gerar notícias das polêmicas discutidas no parlamento do país. Por outro, o comandante da Força Aérea Suíça demonstrou seu apoio à escolha (clique aqui para ler matéria anterior) e o site da Força Aérea traz uma seção dedicada ao vencedor do TTE (Tiger-Teilersatz – substituição parcial do F-5 Tiger). Essa área dedicada ao Gripen inclui o histórico de seu desenvolvimento, suas vantagens e características técnicas da versão E/F
E também traz ilustrações mostrando como poderá ser o padrão de pintura / colocação de emblemas e códigos na aeronave. O site da Força Aérea Suíça deixa claro que essas ilustrações do caça (feitas pelo site www.firegrafics.ch) são bem simplificadas, mostrando modelos A ou C (monopostos) do Saab JAS 39 Gripen, esclarecendo também que a versão monoposta que a Suíça deverá utilizar será a “E”, com o trem de pouso principal posicionado sob as asas e não na fuselagem.
A posição do emblema nacional e o código militar J-6002 são estimativas, mas servem como uma primeira impressão de como será o Gripen suíço, segundo o site.
Área do site dedicada ao Gripen também traz fotos com o Hornet
No link para fotos, junto ao que traz esses desenhos, há algumas imagens do Gripen, embora nem todas pareçam ser relacionadas à avaliação no país. Mas em algumas delas, o caça sueco aparece voando em formação com o atual avião de combate de primeira linha da Suíça, o F/A-18 Hornet – em matérias anteriores, já havíamos mostrado outra foto de Gripen voando em formação com Hornet (claramente identificado pela ponta da asa – clique aqui para ver uma dessas matérias), porém a foto era proveniente do site da Saab.
IMAGENS: Força Aérea Suíça (seção dedicada ao Gripen)
Pelo jeito é só olhar as fotos do Hornet para saber como vai ficar o Gripen.
E pelo trem de pouso se mostra claramente que a versão adquirida é o Gripe E/F.
Mais uma falácia que um certo “jornalista especializado” terá de explicar a seus fanboys esquizofrênicos…
Pelo contrário, Vader. O desenho mostra a versão anterior, tanto que o texto que acompanha os desenhos diz que a versão escolhida (E/F) terá um outro trem de pouso, recolhendo nas asas e não na fuselagem.
O desenho extremamente simplificado confunde (talvez por causa da forma que foram desenhadas as portas do trem).
Mas, no fim das contas, dá na mesma, pois mais uma vez eles admitem que a versão que a Suíça quer operar é a E/F.