Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
O Gripen NG é um avião de combate?
NÃO. O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa que possui duas metas básicas: gerar uma nova versão do conhecido caça da Saab e desenvolver novas tecnologias que possam ser incorporadas à atual frota de caças Gripen.
Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa?
NÃO, embora estejam relacionados. O Gripen NG é um programa e o Gripen Demo (demonstrador) é aeronave deste programa. O Gripen Demo era originalmente um JAS 39B biplace (matrícula 39-803) que foi convertido para o padrão 39D e agora foi parcialmente reconstruído para testar novas melhorias estruturais, novas tecnologias e novos conceitos.
O Gripen Demo é um novo avião?
NÃO. O Gripen Demo, como dito acima, é uma reconstrução do Gripen atual que dará origem aos modelos E/F. Em outras palavras, é a evolução da mesma aeronave, mas com alterações profundas.
Por que o Gripen Demo não é um protótipo?
Por diversos motivos. Um deles foi e continua sendo a capacidade de testar novos equipamentos, sensores e tecnologias que serão empregados nas atualizações dos modelos mais antigos (versões A/B/C/D). Além disso, o Gripen Demo foi reconstruído para servir como plataforma de testes para a futura geração da aeronave, cujas versões receberão os indicativos E (monoposto) e F (biposto). Tudo indica que os resultados apresentados pelo Gripen Demo eliminarão a necessidade de um protótipo dedicado.
Existem diferenças externas entre o Gripen NG e as versões mais antigas?
SIM, existem várias diferenças, mas muito sutis. A principal modificação estrutural está na parte inferior da fuselagem. Um novo trem de pouso principal foi incorporado, melhorando a capacidade interna de combustível da aeronave. Esta modificação deixou a fuselagem inferior mais arredondada e permitiu a incorporação de mais duas estações (cabides) para armamentos. Outros detalhes incluem as novas tomadas de ar com maior área de admissão (em função do novo motor), porta do compartimento da bequilha modificada e ligeiro aumento da envergadura. Futuramente, os aviões de produção receberão novas asas, ligeriramente maiores que as atuais.
As modificações estruturais deixaram o Gripen Demo mais pesado que as versões anteriores?
SIM. Para a versão monoplace do Gripen Demo está previsto um incremento de 200kg no peso vazio da aeronave. Porém, com a introdução do novo motor (um GE F414G) o avião ganhou perto de 22% a mais de potência e, na prática, poderá decolar com 1.800kg a mais de carga paga que a versão anterior.
Como o alcance do Gripen Demo pode ter aumentado tanto se o peso máximo também aumentou?
Existem duas razões básicas para isso. A primeira delas é de caráter estrutural. O reposicionamento do trem de pouso principal permitiu a introdução de um novo tanque de combustível com capacidade para 960kg, elevando total interno para 3360kg (ou 40% a mais). Em segundo lugar, o novo motor F414G possui um consumo muito melhor que o seu antecessor.
Em traslado, o alcance máximo com tanques externos e sem reabastecimento em voo chega a 4.000km e o raio de ação em missão típica de combate, equipado com seis mísseis ar-ar e tanques externos (considerando 30 minutos ‘on station’) ficará ao redor de 1.300km (700 nm).
A Força Aérea da Suécia vai comprar a nova geração do Gripen?
SIM. Porém, a Força Aérea da Suécia pode operar os seus modelos atuais até 2015/2017, e uma versão do Gripen seria necessária somente após esta data. Mas a Saab divulgou que a Força Aérea da Suécia pretende antecipar a aquisição da nova geração do caça caso algum país resolva adquiri-lo.
LEIA TAMBÉM:
Vou abrir com chave de ouro……….
O Gripen NG é um avião?
NÃO. O AMX NG ou “AMX Next Generation”……..Sera mais um programa AMX da vida mesmo……….. 🙂
http://www.youtube.com/watch?v=zl7RowLL7SM
“A Força Aérea da Suécia vai comprar a nova geração do Gripen? SIM. Porém, a Força Aérea da Suécia pode operar os seus modelos atuais até 2015/2017 e que uma versão do Gripen seria necessária somente após esta data. Mas a Saab divulgou que a Força Aérea da Suécia pretende antecipar a aquisição na nova geração do caça caso algum país resolva adquiri-lo.” NNNããããooooo… 🙂 ….A suecia esta comprometida com o desenvolvimento do Neuron…Ela não investira em mais nada na vida a não ser que paguem…….O pais não tem condições de desenvolver 2 programas de tal magnitude ao mesmo tempo……Programa… Read more »
Pronto….Chutei o pau da barraca……Divirtam-se…. 🙂
“O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.”
Autor: Peter Senge
Cor Tau disse: 28 de julho de 2010 às 5:05 Pronto….Chutei o pau da barraca……Divirtam-se…. 🙂 Pode ter certeza de que vão te marretear o dia inteiro, vão vir de pau e SAABres de luz pra cima de ti…hehehe… No meu entendimento, se havia alguma duvida, ela foi respondida hoje: “O Gripen NG é um avião? NÃO. O Gripen NG ou ‘Next Generation’ é o nome do programa que possui duas metas básicas: gerar uma nova versão do conhecido caça da Saab e desenvolver novas tecnologias que possam ser incorporadas a atual frota de caças Gripen.” O avião não existe.… Read more »
Cor Tau disse:
28 de julho de 2010 às 3:14
Eu já chutei o pau da barraca a muito tempo.
FALOU TUDO E MUITO MAIS.
As verdades um dia iriam aparecer de qualquer forma.
Parabéns ao Poggio pelo post
Sugestão de post:
Avião com mais de 150 passageiros cai perto da capital do Paquistão:
http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=25015332
Ontem caiu também um cargueiro da LuftHansa, acho que era um MD11
Cor Tau disse:
28 de julho de 2010 às 4:54
São uns programas tão mirabolantes que se oferecem aqui…Que a gente não gastara nada….Eles cobrirão todos os percalços….Ou seja…Eles pagarão para nós termos~desenvolvermos caças….Incrivel….Eu li que beber fazia mal então parei de beber…Li que comer gordura fazia mal então parei de comer…Li que sexo fazia mal então parei de LER…
RSRSRSRDS
O copo está pela metade de água.
O pessimista o vê meio vazio;
O otimista o vê meio cheio;
O realista pensa em como aproveitar aquela água.
Abç,
Ivan.
2015/2017, quando se fala de caças, era pra ontem.
Se a Suécia vai precisar de aviões em 2015/2017 e este novo avião fosse o NG, ela já teria feito ao menos um protótipo.
Ou ela não quer este avião, ou ela não tem grana para bancar.
Cor Tau disse: 28 de julho de 2010 às 4:54 Cara, sê vê !!! e o povo aí criticando o Nelson Jobim, dizendo alguns absurdos sobre o Ministro (diga-se de passagem, Jurista de primeira, o Ministro foi Presidente do Supremo Tribunal Federal, tinha conhecimento e enxergava um pouco para o futuro). O Nelson Jobim sabe melhor que ninguém, que existem várias opções de Caça no mercado, porém ninguém transfere a “porcaria da tecnologia que tem”, o máximo que se pode conseguir é embarcar (adaptar) a tecnologia que já foi desenvolvida no Brasil ao novo Caça que será montado aquí no… Read more »
Mas quem escreveu isso aí? Foi o Guilherme Poggio? Cadê a fonte? Pergunto pois desejo publicar no meu blog, dando os devidos créditos (coisa que desde já peço permissão), mas preciso saber a fonte.
________________
Quanto aos comentários, o de sempre: rafalechada _________discutindo semântica. Nada mudou. Nada mudará.
“O copo está pela metade de água. O pessimista o vê meio vazio; O otimista o vê meio cheio; O realista pensa em como aproveitar aquela água.”
Perfeito Ivan. Acho que a melhor discussão é como aproveitar a água, e não ficar discutindo o sexo dos anjos.
Abraços.
EDITADO
Vader, passa o link do teu blog por favor.
Aos críticos do NG uma pergunta..
Falam que o NG é um projeto arriscado, não seria o PAKFA um projeto muito mais arriscado ainda ?
O NG mal ou bem é uma evolução de um projeto bem-sucedido.
O PAKFA é um projeto totalmente novo, feito por alguém que não tem experiência com aviões furtivos.
Rodrigo,
Tudo indica que o Pak-Fa vai dar certo, mesmo sendo mais complexo.
Tudo indica que o Gripen NG vai dar certo, mesmo sendo de um país menor.
Não devemos subestimar a força da vontade (e da necessidade) dos homens, particularmente de russos e suecos, povos que já deram várias provas de sua determinação.
Abç,
Ivan.
“Segundo o CEO da Saab, Åke Svensson, o governo sueco continua a investir bastante no Gripen NG, que leva um radar AESA, novo motor e mais combustível. Os contratos de desenvolvimento de 2010 somam mais de US$ 408 milhões.”
http://www.aereo.jor.br/2010/07/20/gripen-ng-demo-em-farnborough/
Mesmo o Rafale tendo ganho essa “escolha”, ainda acredito que veremos 72 Gripens NG voando por aqui.
E o ideal seria o início imediato do desenvolvimento do Sthealt Gripen, com participação da Embraer desde o início, junto com a SAAB e quem sabe a HAL?. Que poderia ser motorizado com o GE414 EPE, com mais 20% de potência o que significaria algo como 26.400lbs de empuxo. Praticamente um míssil. Sistemas ainda mais atualizados que poderiam mais tarde serem replicados para os NG.
[]’s
Vader disse:
Cadê a fonte?
FONTE: Poder Aéreo
Finalmente alguns aqui vão entender a diferença entre demonstrador e o caça em si,muitos já cantavam essa pérola,é um gripen geração antiga com alguns avanços que serão utilizados em 2015.
Parabéns Guilherme pela matéria!
Agora se alguns aqui quiserem continuar nesse mundo imaginario,e falando o que vinham falando estão livres.
Rodrigo disse:
28 de julho de 2010 às 9:29
Aos críticos do NG uma pergunta..
Falam que o NG é um projeto arriscado, não seria o PAKFA um projeto muito mais arriscado ainda ?
O NG mal ou bem é uma evolução de um projeto bem-sucedido.
O PAKFA é um projeto totalmente novo, feito por alguém que não tem experiência com aviões furtivos.
Pois é…mas o PAK-FA existe…te liga!
______________
COMENTÁRIO EDITADO
RONALDO, SE O SEU COMENTÁRIO SE REFERIA A OUTROS LEITORES, ESTÁ SENDO DESCORTÊS, NO MÍNIMO, NÃO SEGUINDO AS REGRAS DO BLOG.
SE VOCÊ SE REFERIA A EDITORES DO BLOG, ESTÁ CALUNIANDO.
SE INSISTIR, SERÁ BANIDO DO BLOG.
PRIMEIRO E ÚLTIMO AVISO
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EDITADO
USUÁRIO BANIDO por se demonstrar de forma consistente e indubitável que é incapaz e indigno de conviver em nossa comunidade de defesa.
Poggio,
O Gripen NG é um avião de combate?
NÃO.
Como assim ???? …
abc
kaleu
E acrescento mais Guilherme esse caça só vai estar pronto em 2015,coloca mais ainda os ensaios finais e a produção do caça,lá pra 2017 ele deve estar pintando por aqui! Representantes da Saab rebateram, durante o Farnborough Air Show 2010, as afirmativas feitas por alguns concorrentes do Gripen NG de que o avião de combate sueco existe apenas no papel. Além disso, a empresa revelou ambiciosos planos para vender a aeronave para uma longa lista de potenciais compradores, incluindo Brasil e Índia. Segundo seus representantes, o Gripen NG estrará em operação em 2015. “O protótipo do Gripen NG, em exposição… Read more »
Contra fatos não há argumentos…..rssrsr. Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa? NÃO, embora estejam relacionados. O Gripen NG é um programa e o Gripen Demo (demonstrador) é aeronave deste programa. O Gripen Demo era originalmente um JAS 39B biplace (matrícula 39-803) que foi convertido para o padrão 39D e agora foi parcialmente reconstruído para testar novas melhorias estruturais, novas tecnologias e novos conceitos. O Gripen Demo é um novo avião? NÃO. O Gripen Demo, como dito acima, é uma reconstrução do Gripen atual que dará origem aos modelos E/F. Em outras palavras, é a evolução da mesma… Read more »
“NNNããããooooo… ….A suecia esta comprometida com o desenvolvimento do Neuron…Ela não investira em mais nada na vida a não ser que paguem…….O pais não tem condições de desenvolver 2 programas de tal magnitude ao mesmo tempo……Programa NG assim como qualquer outro programa só aconteçe hoje se investirem…A suecia não é os EUA…Nem mesmo o EUA é mais os EUA…..Os manjado mal conseguem manter programa F-22 e F35…….Caças “4,5G” a 1,99 sem juros….São uns programas tão mirabolantes que se oferecem aqui…Que a gente não gastara nada….Eles cobrirão todos os percalços….Ou seja…Eles pagarão para nós termos~desenvolvermos caças….Incrivel….Eu li que beber fazia mal… Read more »
Vou dizer mais esse caça demonstrador,se fossemos comprar ele hoje é um caça inferior e inadequado para o Brasil,se metade dos delírios que alguns tem aqui sobre o processo licitatorio fosse verdade esse caça já estaria fora da suposta licitação,o Ministerio Público e o TCU vetaria pois comprar o que não existe,acarretando enormes riscos ao erário. Esse tema já foi mostrado a muito tempo,aqui pela suposta patrulha vermeluxa,francesada,a turma do queijo fedido,mas agora foi mostrado que essa turma não é tão boba quanto alguns aqui viviam adjetivando. Parabèns Guilherme,pela sua iniciativa,vc com essa matéria enriquece muito o debate!,vc joga um… Read more »
Elenilson disse:
28 de julho de 2010 às 10:21
O PAKFA atual, não é muito mais que o “Demo” do PAKFA final.
Não tem o motor definitivo, estrutura definitiva e materiais definitivos.
Neste ponto o NG está mais pronto que ele.
Antes que me chamem de Gripeiro, não sou nem de longe, só não sou cego, fanático e nem morro abraçado com convicções que estão erradas.
“…Gripen NG e Gripen Demo são a mesma coisa?
NÃO, embora estejam relacionados. …”
Pois é. Se é “embora estejam relacionados” não pode ter como resposta simplesmente um ‘NÃO’.
Rodrigo não é verdade,o PAKFA é um caça novo,ele estão testando esse motor que é um Saturn porque novo está sendo desenvolvido,se fossemos usar um termo de informática diriamos que esse PAKFA É UMA VERSÃO BETA DO PRODUTO FINAL.
Já o NG é uma versão do anterioor,versão 1,1 para uma versão 1,3 algo nesse sentido!
É só vc pegar a familia sukkoi anterior Su 35,SU 47 berkut,vc olha os caças e vc vê a diferença entre eles.
….A suecia esta comprometida com o desenvolvimento do Neuron…
Recomendo conhecer melhor o que é o Neuron. É um programa apenas experimental, que não vai produzir aeronaves para entrada em serviço.
Dizer que a Suécia não vai investir no programa Gripen NG porque faz parte do Neuron é misturar alhos com bugalhos, como se dizia no passado.
Tudo indica que o Pak-Fa vai dar certo, mesmo sendo mais complexo. Tudo indica que o Gripen NG vai dar certo, mesmo sendo de um país menor. Caro Ivan, tudo depende do que você considera como sendo “dar certo”. Os dois programas podem chegar ao final com um avião em serviço, e certamente irão, mas: Saiu no custo previsto? Terminou no prazo programado? Cumpriu todos os requisitos operacionais? Quando se fala em riscos está se falando se nestes três pontos. A pergunta do Rodrigo foi muito pertinente porque o Gripen NG é um projeto em estágio muito mais avançado e… Read more »
grifo me desculpe mais vc está errado o PAKFA está no seu projeto anos luz do gripen,em todos os quisitos,tanto que ele foi apresentado ao mundo antes mesmo do que os analistas ocidentais previam,esse projeto já é antigo,tem os últimos avanços russos em aeronautica,a MIG e a YAKOLEV são subcontratadas do PAKFA.
Gostaria que vc me mostrasse o motivo do gripen estar mais avançado!
A pergunta que não quer calar a turma do gripen acredita que isso existe,o Guilherme deu até a matrícula do caça.
Agora quando vcs se refirirem ao F-18 SH e ao Rafale ,coloquem o gripen demonstrador e não NG pois esse ainda está no autocad.
JAS 39 com upgrades,Rafale,F-18SH,esses são os concorrentes!
Encero aqui a minha participação nessa matéria!
Barca disse:
28 de julho de 2010 às 10:44
Se está sendo desenvolvido não é o produto final…
Se é o “Beta” também não é o final.
Então, em bom português, não tem nada pronto.
Como digo eu não sou “Gripeiro” e nem acho a proposta da SAAB boa, para mim é o mesmo lixo da da Dassault.
Só que eu não gosto de distorcer a realidade para impor a minha forma de pensamento.
E acho estranho as viúvas da URSS e comunistas em geral criticarem o alto risco do NG e apoiarem incondicionalmente a entrada no PAKFA.
Guilherme posso te dar uma sugestão de uma matéria que seria importantissima seria vc verificar a hora voo do gripen cd,e colocar aqui,pra acabar com essse mito de 4mil dolares hora voo.
Prezado Grifo,
Complementando: eu inclusive jah postei aqui o orcamento complementar Sueco aprovado no primeiro trimestre do ano em que a Suecia se comprometia a adquirir o Gripen E/F (NG) e a incorporar o Gripen E/F a SAF caso o Brasil optasse pelo Gripen “de acordo com a proposta apresentada pela SAAB ao Brasil em fevereiro de 2009”. Como estou em transito, nao tenho o doc aqui no computador.
Uma pergunta interessante eh se o tempo joga contra ou favor da proposta da SAAB.
[]s!
P.S.: Ivan, coloque sempre um ditado abaixo de sua assinatura! 🙂
Só espero que o amigo Barca, já que gostou tanto da matéria do Poggio, pare de chamar o Poder Aéreo, por aí afora, de “Gripenlândia” e outros nomes… _______________ Quanto à velha discussão, discordo de algumas coisas que o Poggio colocou, mas penso que uma frase lapidar encerra a questão: “Tudo indica que os resultados apresentados pelo Gripen Demo eliminarão a necessidade de um protótipo dedicado.” Ora, se o programa Gripen NG não terá um “protótipo dedicado”, o Gripen Demo é o que? Ora, já é o protótipo: só não tem esse nome! 🙂 Enfim, retornamos á questão semântica que… Read more »
Caro Barca, Vamos dizer que o primeiro lote do PAKFA(SU-50?) Não será muito diferente desse protótipo, ou demo. Deverá ter essa configuração, se eles quiserem entregar as primeiras unidades de série em 2016, como anunciado. Sobre o Gripen NG, SE ele vencesse aqui ou na Índia o programa seria acelerado, visto que para a Suécia eles vão entregar a partir de 2020. Isso já foi dito n vezes, aqui mesmo e outros fóruns. Não considero o Gripen NG inadequado, na verdade é exatamente o oposto. Analisando-se apenas o aspecto operacional, eleva o patamar da FAB para o nível dos caças… Read more »
Bom Nick entre o que vc diz sobre o PAKFA e o que a revista Asas diz eu fico com a Revista,sem querer desmerecer a analise co colega!
Momento Músical,que reflete a realidade de alguns gripeiros!
Maysa – Meu Mundo Caiu
http://www.youtube.com/watch?v=f_2MtwlnLg0
Nick quanto a custos,hoje não temos verba para operar qualquer dos três,mas as verbas virão,agora amigo vc acha que a FAB colocaria um caça que ela não teria condições de manter,dizer que foi o Lula quem empurou o rafale guela abaixo é uma das maiores sandices,a Fab seria muito louca se fizesse isso,a verdade é que muitos se apegaram a aquelas mentiras que sairam em jornais como se fosse a verdade do mundo!
Barca disse: 28 de julho de 2010 às 10:36 “Vou dizer mais esse caça demonstrador,se fossemos comprar ele hoje é um caça inferior e inadequado para o Brasil” Se ele fosse inadequado, não teria sido classificado na short-list. Se fosse inferior a FAB não teria dito que “todos os caças da short-list preenchem os requisitos operacionais”. Nem o teria classificado em primeiro. Não desinforme os poucos leigos que aparecem por aqui. “o Ministerio Público e o TCU vetaria pois comprar o que não existe,acarretando enormes riscos ao erário.” Bem, conforme desmontrado pelo Poggio, o Gripen, tanto o A/B/C/D quanto o… Read more »
Quanto a isso Vader já me expliquei com o Guilherme vc pode ler,e ele entendeu bem o momento e a situação e não foi de maneira pejorativa que me referi ao Blog e tive a humildade de pedir desculpas,basta vc ler ! Sempre participei do Blog e gosto das matérias,nunca ofendi um parcitipante,nunca adjetivei as pessoas,nunca mostrei xenofobia por um determinado povo,sempre atuei dentro dos mais altos padrões de civilidade,e das muitas matérias em que não me agradava eu mostrava o outro lado com dados,por isso Vader acho que não tenho o que mais falar sobre isso,pois como já disse… Read more »
Fui claro Vader !
Barca disse:
28 de julho de 2010 às 11:01
“grifo me desculpe mais vc está errado o PAKFA está no seu projeto anos luz do gripen,em todos os quisitos”
É? O PAK-FA Vendeu para quem?
Cada uma…
Não quero ser seu desafeto,posso te oferecer uma Garrafa de Dolly com toda emoção!
Cara vc sabe mais que a resvista Asas o projeto do PAKFA está mais adiantado,o que tem haver vender,cara vc leu isso ainde eu disse isso?
Sou eu que digo é cada uma,o que tem haver Vader vender ou não,não se vende o que não está pronto acorda,isso não existe eu não disse nada de vender,olha o mantra ai aparecendo.
Calma Vader não fui eu quem disse que o Gripen NG não existe,o Guilerme deu até a matricula do caça!
Não vou mais responder a vc mas te ofereço uma garraa de Dolly com toda emoção!
semântica se.mân.ti.ca sf (gr semantiké, de sema) 1 Ling Estudo da evolução do sentido das palavras através do tempo e do espaço; semiótica, semiologia, semasiologia, sematologia: caderno, rival, torto, que no velho português significavam respectivamente grupo de quatro objetos, convizinho do rio, dano, passaram a significar, no português moderno, reunião de folhas de papel, competidor, torcido; por outro lado, fumo e moço, que em Portugal significam vapor e criado, no Brasil têm respectivamente o sentido de tabaco e jovem. 2 Mil ant Parte da arte militar que compreendia o conjunto das disposições destinadas a fazerem mover as tropas por meio… Read more »
Pessoal leio o blog quase diariamente mais dificilmente tenho tempo para postas hj eu tenho! vamos la Me corrijam se falar alguma bobeira Esse projeto do novo gripen me bota medo por um unico motivo…. 1300 KM de alcance?? acho muito pouco para o Brasil nos proximos 50 anos os unicos dois cenarios possiveis para uma guerra nossa(pelo amor de deus nao venham com o ufanismo de EUA robar amazonia ou o pré-sal) é o Brasil se aliar com a argentina em uma futura guerra das malvinas o retorno(Quantos Revo o gripen precisa para chegar nas malvinas?) ou os proximos… Read more »