Motor esquenta e presidente troca de aeronave

20

A comitiva que acompanhava a presidente é que esperou meia hora até que o motor do Super Puma esfriasse e pudesse então retornar a Juazeiro do Norte. Dilma estava usando o helicóptero desde a manhã de ontem e já tinha feito três percursos totalizando uma hora e vinte minutos. Hoje, Dilma vai usar novamente o Super Puma para fazer mais quatro percursos de sua viagem no Nordeste. Esse tipo de pane, segundo explicações técnicas, é uma coisa normal e basta esperar o motor esfriar. A recomendação para a espera é para não danificar o motor.

Agenda

A presidente chegou ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, às 14 horas, vindo de Paulo Afonso, onde já havia visitado um trecho da obra de Transposição das águas do Rio São Francisco, no lote do Exército, em Nova Floresta, desenvolve as obras.

Após chegar ao Hotel Verdes Vales, em Juazeiro do Norte, cedeu entrevista rápida à imprensa, e seguiu após as 15 horas para a cidade de Mauriti de helicóptero, onde visitou o lote 6 da obra da Transposição, acompanhada do ministro da Integração Nacional (MIN), Fernando Bezerra, e dos governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Pernambuco, Eduardo Campos, além de outras autoridades.

O helicóptero Super Puma, que atende a presidente Dilma Rousseff, apresentou ontem uma pane de “partida quente”. Como a presidente precisaria esperar 30 minutos para o motor esfriar e não danificá-lo, ela preferiu voltar de Mauriti, no Ceará, para Juazeiro do Norte no outro helicóptero Puma, também da FAB, versão militar.

FONTE: Diário do Nordeste

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Já se perguntaram porque sempre falta verba para as coisas aqui no Brasil? Por causa desse tipo de atitude que a presidente desmonstrou. Porque esperar 30 minutos se nós podemos jogar fora 1000 dólares (o que eu imagino ser o custo de hora de voo de um heli desse porte) e sair de perto desses pobres agora mesmo, não é?

E depois vem na cara de pau exigir sangrentos cortes no orçamento, menos no orçamento gasto com esse bando de vigaristas.

Roberto F Santana

Turbinas não possuem sistemas de arrefecimento, geralmente o procedimento para partidas quentes em motores a reação é esperar 30 minutos + uma tentativa, senão houver êxito, + 30 minutos, ainda sim se não houver partida,+ 60 minutos.

Marcos

Tá!
Estamos no meio de um conflito (guerra) e ai os helicópteros tem problemas de partida à quente. No meio de uma batalha a gente grita para o inimigo: “Peraí, peraí, precisamo esperar o motor esfriar…”
E é esse o helicóptero que nós compramos a peso de ouro?
Estamos bem na foto, hem?!!!!

Marcos

Não tinha uma manivela para acionar o motor manualmente?

Roberto F Santana

Em situações de guerra ou extrema necessidade, pode-se tentar a partida, com boa probabilidade de acionamento.
Porém, isso vai diminuir drasticamente a vida útil do motor, a duração de um motor jato está diretamente relacionada a sua temperatura, quando mais baixa a temperatura na sua operação, mais tempo ele vai durar.

Roberto F Santana

Qualquer jato pode ter esse problema, do Me-262 até o Boeing 787.

Marcos

O ME-262 poderia ter esse tipo de problema como outros tantos, por motivos óbvios: era o primeiro motor operacional e faltava de tudo pra conseguir produzí-lo.

O B-787 talvez tenham ainda outros problemas, também por motivos óbvios: novas tecnologias.

Já o resto….

– Para a guerra por meia hora até o moto esfriar! Para!!!!

Darkman

Os Russos são ruins e os americanos tb, eu já vi isso acontecer de perto, as turbinas do bicho só falta pegar fogo !!!!

Salve os Black Hawk e os Milmi

Abs.

Roberto F Santana

O motor é uma matéria sem vida, além disso não possui inteligência, ouvidos,olhos, etc.Portanto é impossível que ele fique sabendo que possa estar existindo uma guerra.
Uma partida quente é uma partida quente, na Alemanha de 1944, em Seattle de 2012 ou em Juazeiro do Norte da Dilma.
É simples, ou se escolhe dar a partida, decolar ter uma pane de overheat com parada de motor e perda total da aeronave ou espera-se alguns minutos torcendo para que nínguemte acerte antes.

Marcos

E compraram isto, em vez de Helis de verdade “Black Hawk”
Fazer o que?

Roberto F Santana

Creio que isso poderia resolver problemas de partidas quentes e demoradas, assim como o conforto do voo:

http://www.youtube.com/watch?v=N3ATvL9irxA&feature=player_embedded#!

Mauricio R.

Lembrando que o super aquecimento das Malikas é recorrente nos EC-225/-725, 20-30 minutos de voo pairado e alarmes tocarão no cockpit; pouse imediatamente ou vc vai cair!!!
Esse é o principal motivo p/ que o -725 não seja adequado ao emprego ASW.
Ah, e não é invenção minha, mas parte de uma apresentação exibida em um seminário da indústria off shore, anos atrás; o link chegou a ser pregado aqui no blog por um comentarista das antigas.

RA5_Vigilante

Òtimo video, Roberto.

Saudações

Observador

Senhores, Eu acho a notícia excelente. Espero que o helicóptero falhe, e falhe muito com a presidente, para que ela veja o péssimo negócio que foi feito pelo seu brilhante antecessor. Outro dia estava olhando algumas matérias sobre a Guerra de Independência de Angola e vi fotos do antecessor do Super Puma, o SA-330 Puma. É praticamente o mesmo aparelho há mais de quarenta anos. Pode-se dizer que mudaram motores, aviônica, sistemas hidráulicos, o que for, mas por fora é o mesmo aparelho. É como dizer que os F-5M são tecnologia de ponta, quando são aparelhos retrofitados. E por estes… Read more »

Roberto F Santana

Não dá para comparar a família Puma com o caso F-5.
O último F-5 saiu da fábrica em 1989.
Os Puma, assim como os 747 ou os Hercules são aeronaves de comprovada qualidade e ainda tem capacidade de competição no mercado de aviação.
Não se deve comprometer o nome de uma aeronave por causa de uma pane estúpida, no caso a partida quente, que na maioria das vezes, é provaca por uma bateria fraca.

Clésio Luiz

O engraçado é que mesmo sendo essa ruindade toda o EC-725 continua vendendo mundo afora. Esses compradores deveriam fazer mais consultas com os especialistas daqui.

Vader

Shit happens… 🙂

Observador

Caro Clésio:

Pois é, por aí você vê o tamanho da mala de dinheiro para passar uma coisa destas.

E é tão bom que a Marinha da França preferiu comprar o NH-90, sem falar nas unidades para o exército francês.

E o Brasil paga 50 milhões a unidade (ah, mas é com ToT).

O dinheiro está sobrando mesmo.

helipilot

Aos 2:47min da reportagem aparece quando ocorre a “hot start”. Toda turbina é susceptível a isso.
http://g1.globo.com/videos/ceara/bom-dia-ce/t/edicoes/v/presidente-dilma-visitas-obras-no-ceara/1804899/