Último F-16 da PAF pousa em Shahbaz
Um F-16D Block 52 e dois F-16 Block 15 MLU (Mid Life Upgrade) pousaram hoje na base aérea de Shahbaz (Força Aérea do Paquistão) vindos dos EUA.
A chegada do último F-16D Block 52 marcou o fim das entregas dos 18 aviões deste lote.
Os outros dois F-16 Block 15, que chegaram hoje, foram anteriormente enviados aos EUA para modernização de meia vida e foram entregues ao Paquistão em tempo.
Para comemorar o evento, uma cerimônia simples foi feita na base de Shahbaz, que recebeu um grande número de oficiais da PAF.
FONTE/FOTO: Pakistan Air Force
Calma meu amigo Falcon F-16, em breve você terá na sua mesa mais um prato delicioso chamado Rafale.
Boa caça!
Olá,
E assim segue a parceria com a India, mais F-16 para o Paquistão….
Se o Mirage-2000 já fez Shot-down num F-16 imagina no Rafale!
Abracos,
Caro edcreek,
Onde,como, quem e quando?
OK, última forma.
http://aces.safarikovi.org/
:: Victories Of The Fighter Pilots – Turkey-Cyprus Conflict
Ola, pois nao
Foi em 1996 um Mirage-2000 grego derrubou um F-16 D Turco com um magic II, o piloto Turco morreu e co-piloto ejetou…..Shoot Down!!!!
Abracos,
Caro edcreek,
É, eu vi no site que eu indiquei.
Esse piloto divia estar cantanto “A kiss is just a kiss” e o outro piloto fazendo as unhas.
Tudo bem.
Fazer o quê?
De qualquer forma os Block 52 podem perfeitamente fazer frente a qualquer caça indiano, penso eu.
Bom, por esse lado…
Um Mig 21 iraquiano abateu um F-18 americano.
E em um dog fighter simulado um Typhoon não conseguiu se livrar de um F-16.
E os nossos F-5M não fizeram feio na red-flag.
Mas…
Quem engajou quem primeiro?
Marcos, foi um MiG-25 que abateu o Hornet, mas a marinha americana, para variar, não atribui essa perda do F-18 a um caça iraquiano.
Até hoje não se como os AWACS não detectaram aquele MiG-25.
Ele pegou o F-18 de frente, onde não tinha tanta cobertura de alerta e incrivelmente já vinha de longe com seu radar ligado.
Interessante o site que o amigo Roberto Santana indicou.
No conflito Líbia-Egito o MiG-21 egípcio se fartou pra cima do Mirages líbios…lições aprendidas com as surras israelenses? E o Venom inglês abatendo MiG-15 em suez? E mais interessante foi o Lightning F.2A da RAF abatendo um Harrier GR.Mk.3 da RAF…o mesmo acontecendo com um Phantom derrubando um Jaguar…hehehehe
Boa!
Pois é Giordani RS,
Eles chamam isso pelo nome de…fraticídio.
Eu não sabia essa do MiG, sabia de um MiG-23 líbio contra um MiG-21 egípicio.
Lá tem coisa que eu nunca imaginei!
Giordani,
Veja isso e explore o site é bem mais organizado:
http://users.accesscomm.ca/magnusfamily/el79egy.htm
Explore também:
http://www.acig.info/CMS/
Veja o database.
Pode acontecer de um Mirage 2000 armado com Magic abater um F-16D? Pode, claro que pode. O piloto pode estar dormindo, ser um novato, pode se distrair, faltar AWACs, alguma falha de sistema, uma tática inovadora da outra aeronave, sorte, enfim, podem acontecer mil e quinhentas variáveis para explicar o abate. Assim como um Harrier pode abater um Mirage, um MiG-25 pode abater um Hornet, um F/A-18 pode “abater” um F-22, ou F-4/F-5 “abater” Rafale. É aquela velha história que a molecada jogadora de super-trunfo, ou mais atualmente, de videogame, não consegue entender: aviões de combate são máquinas complexas e… Read more »
Tenho um World Air Power Journal que traz uma materia sobre a Força Aérea Bulgaria, que já fez vários exercícios com a USAF.
Lá, os pilotos de MiG-29 dizem que encontraram muito mais dificuldade com os Block-30/32 do que os Block 50/52.Isso no combate corpo a corpo, os bulgaros dizem que os da série 30 conseguiam sobrepujar os MiG-29 e MiG-21 em qualquer situação.
“A regra é o F-16D fazer picadinho com batatas do M-2000 e seu patético Magic.”
Sou fa do F-16, mas não eh bem assim. Dependendo de como começa o engajamento, o M2k pode levar vantagem. Os gregos tem as duas aeronaves e eles com certeza rebateriam seu comentario.
OLá, Vader então avião derrubado de verdade com missel de verdade é super trunfo? Novidade essa, então o que pode ser considerado uma derrubada real? Menos senhor das trevas!!! O Mirage-2000 e o F-16 sõ equivalentes e ele não levará vantagem contra o Mirage como não levou no mundo real e foi ao chão… O Rafale leva vantagem que os outros caças modernos por poder voar com radares desligados e somente com o sistema de detecção passivo ativo e engajar o alvo dessa forma dificultando sua localição. Claro que isso não é linear, a varios fatores a se levar em… Read more »
E no filme fiasco águia de fogo II(ou será o fiasco do fiasco do fiasco, III?) o F-16 do mega-master piloto foi abatido por um MiG-algum número(no caso, o papel de MiG coube ao F-4)….
Aqui no Brasil na ultima Cruzex, foi fato tambem que (mesmo sendo em “exercicio”), dois F5 abateram dois rafale não?
Ou seja, então a vantagem dos radares desligados e as demais vantagens de detcção do rafale não existe certo?
Olá,
Marcos pelo que sei o a suite citada só foi usada nos EAU e na França em nenhum outro lugar, para ninguem ficar monitorrando o funcionamento do mesmo.
De toda forma em exercicio ai sim é super trunfo, temos varios F-22 travados na mira do Rafale, assim como os Typhoon onde eles foram massacrados no mesmo exercicio.
Exercicio é exercicio fogo real é fogo real, o piloto morreu de verdade nesse caso, num exercicio vc começa do zero na real vc morre…
Comparação sem sentido….Compara fogo real com simulações….
Abraços,
Não falei que abate em combate é super trunfo, falei é que UM abate não significa que determinada aeronave é superior a outra, ao contrário do que seu jocoso comentário primitivo quis apontar.
Olá, Vader o evoluido
Abate é abate, uma avião dispara e outro avião cai, simples assim, o Mirage-2000 foi melhor que o F-16 nesse episodio que foi unico e a vantagem pertece a ele até que se prove o contrario, em cenario real não super-trunfo.
Abraços, Conterraneo!!!!