Te cuida, Embraer
Clayton Netz
A Embraer pode enfrentar concorrência da pesada em seus próprios domínios. A Honda Aircraft, subsidiária da fabricante japonesa de carros, colocou o Brasil, a China e o Oriente Médio como mercados prioritários para sua aeronave, o HondaJet, que deve receber certificação operacional ainda neste ano. Os planos da Honda não são nada modestos: conquistar um quarto do mercado mundial de aeronaves executivas de pequeno porte, hoje dominado pela Embraer e por empresas como a americana Cessna. “Nosso produto é mais sofisticado e econômico”, afirmou Michimasa Fujino, CEO da Honda Aircraft. “Nossos concorrentes ainda usam tecnologia dos anos 1990.”
FONTE: Isto É Dinheiro, via Notimp
A Honda não precisa se preocupar com a Embraer, pois há quem diga que “alguns” vem trabalhando duro para dificultar os trabalhos da companhia. Sabe como é, a companhia foi privatizada e tem gente que foi e ainda é contra.
Outra coisa: novas tecnologias, muitas vezes, não são bem recebidas ou em outros encontram sérias dificuldades. No primeiro caso é só lembrar de um tal Beech Starcraft (ou algo assim). No segundo: o F-35 e o B-787.
Se os jatinhos da Honda forem como os carros, a Embraer não tem com o que se preocupar, já que eles cobram caro por carros que não valem o que custam, e não tem nada de especial perante os concorrentes…
E outra: o desenvolvimento desse jatinho da Honda parece o dos caças modernos, ou seja, enfrenta vários problemas, estoura os orçamentos e entrega capacidades inferiores ao prometido.
E nao esquecam deste aqui:
http://mubadala.ae/sectors/aerospace/
Eles pretendem entregar o primeiro jet em 2019. O Sheik investiu somente em infra-estrutura 1 bilhao de dolares na zona livre aerospacial; em apenas um par de anos contruiram uma fabrica de composites que hoje eh fornecedora tier-1 da Boeing e Airbus; Eles irao levar este projeto adiante mesmo que tenham que comprar algumas empresas e transferi-las p/ os Emirados, e tudo com ZERO de impostos e minima burocracia…
Zero de impostos, minima burocracia, cambio favoravel… parece o Brasil.
[]s!
Beechcraft Starship.
Starship, isso!
A machina já tem preço?
Porque o Premier I, todo em material composto, é mais caro que o Phenom 100.
E entre os três, fico com o Phenom.
Tem mais: a aeronave até que bonitinha, mas aquela turbina em cima da asa, que pode ter até suas virtudes, deixa a aeronave muita estranha.
Sinceramente não sei porque tanta preocupação com a Embraer… uma empresa privada…