USAF vai retirar de operação seus Global Hawk

23

Após anos de rumores sobre problemas no Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, o Pentágono planeja descontinuar a fabricação desta aeronave de vigilância não tripulada de longa resistência devido ao seu alto custo e manutenção. De acordo com um informe do Defensenews.com, apesar da recente aquisição do Global Hawk Block 30, com o custo de cada aeronave estimado em cerca de US $ 215 milhões, a USAF planeja parar de fabricar as aeronaves e as existentes na frota atual serão desativadas.

Não está claro quantos Global Hawks a Força Aérea tem. Três aeronaves foram mobilizadas em apoio à guerra global contra o terrorismo, servindo nas guerras do Iraque e do Afeganistão. A USAF de vez em quando manifestou a sua preocupação sobre o Global Hawk.

O Maj.Gen. David Eichorn, do U.S. Air Force Operational Test and Evaluation Centre (AFOTEC), havia dito numa entrevista em 2011 que o Global Hawk Block 20/30 era “eficaz com limitações significativas” e que “não era adequado e parcialmente capaz para a missão”.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Praga de U-2, pega!!!
O SR-71 veio e se foi, agora o Global Hawk…

Roberto F Santana

Notícia ruim para os MiG-29:

http://www.youtube.com/watch?v=F6b35gjZ9cc

Clésio Luiz

Impressionante esses 215 milhões por unidade, mais caro que um F-22 (flyaway cost, sem contar o projeto).

Ano passado eu já tinha visto críticas ao Global Hawk, como por exemplo de ele ser incapaz de igualhar o teto de serviço do U-2. Agora dizem que a suite eletrônica dele é problemática.

Eu pensava que só a Lockheed andava pisando na bola, mas parece que a todas as grandes fabricantes americanas de armamento andam fazendo caquinha em seus projetos. Até material do Exército (XM-8) andam prometendo mais do que podem cumprir.

Clésio Luiz

@Roberto

Para o MiG-25 também, já que ele derrubou um drone (Predator?) no Iraque com um míssil infravermelho.

Marine

“The aircraft is being terminated mainly due to its high cost to buy and maintain, but it has also failed to live up to the promises that the program had originally offered…. One source close to the Air Force said the sensors, data links and other equipment on the Global Hawk are less accurate, and provide less resolution, less range and less collection capability than other intelligence, surveillance, and reconnaissance platforms, particularly the U-2. As for the Global Hawk system’s capabilities, it is good at long-endurance flight with its so-so sensors,” the source said. “They are currently and will continue… Read more »

Grifo

The aircraft is being terminated mainly due to its high cost to buy and maintain, but it has also failed to live up to the promises that the program had originally offered.

Senhores, se este foi o motivo, o F-35 que se cuide…

cristiano.gr

É … ! A coisa mudou para o Tio Samuel. Nunca, depois da II WW, os americanos haviam se preocupado em economizar, ou desativar veículos/armamentos que lhe conferem superioridade e exclusividade por que são caros de manutenção.

Com certeza o custo de pesquisa e produção de protótipos era muito caro e quando as encomendas foram feitas se sabia dos custos, agora resovem parar de produzir e desativar porque já dispõem do mesmos recursos.

cristiano.gr

correção:
“…, agora resolvem parar de produzir e desativar porque já NÃO dispõem dos mesmos recursos.”

Almeida

Concordo com o Grifo. Alguma versão do F-35 vai ser cortada.

Ivan

Cristiano.gr, Vc lembra do Tomcat? ____________ Grifo e Almeida, Aparentemente TODAS as indústrias aeronáuticas foram controladas pelo lado negro da propaganda, que diz o que o cliente quer ouvir sem se importar com a verdade. O JSF, como citado por vcs, é um exemplo disso. O consórcio liderado pela Lockheed Martin promete tudo, literalmente MultiTudo… rs rs…, mas encontra dificuldades reais de entregar um produto que seja ótimo em tudo. Contudo, como todas as versões são necessárias, ou seja, possuem mercado certo, e não possuem concorrentes prontos, creio que não haverá cancelamento. Quanto ao Global Hawk vs U-2 é impressionante… Read more »

Vader

cristiano.gr disse:
26 de janeiro de 2012 às 14:17

Prezado, as prioridades mudam. E diversos armamentos foram aposentados prematuramente nos EUA, pelos mais diversos motivos. A começar, de certa maneira, pelo F-4 Phantom.

Vader

Nunca botei fé nesse Global Hawk. Mas me parece que os EUA não devem ter mais de uma dúzia desses, de modo que de qualquer maneira o preço ficaria absurdo. Penso ainda que, até por conta da baixa escala proposital de produção, que esse custo já deve incluir o custo de projeto. A grande vantagem de um drone é ser barato. Nem discreto precisa ser, pois se for abatido ninguém morre; o prejuízo é apenas material, prejuízo este que deve ser baixo pra ser viável. Se o baixo custo não é atingido compensa mandar uma nave tripulada, muito mais potente… Read more »

Marine

O F-35 esta assegurado. Ao contrario do GlobalHawk que possui uma alternativa melhor – o bom e velho U-2; o F-35 nao tem qualquer aeronave ou alternativa que possa substitui-lo.

Sds!

jacubao

Será que essa e outras preocupações com economizar custo significa o início do declínio do império, assim como Roma, Grécia, Alemanha nazista, a França de Napoleão e etc?????

paulsnows

Os caras que decidem estes assuntos nos EUA não são loucos. Esta certo que, como tudo na politica, tambem estão sujeitos a lobbies. Mas tem limites.
Os tempos mudaram e devem existir adaptações, e haverão, podem estar certos.
Mas esta mudanças não serão so econômicas, mas na propria forma de fazer guerras. E ja começaram.

cinquini

O defeito do Global Hawk é que ele veio sem o assento do piloto 😉

uitinaxavier

jacubao disse: 26 de janeiro de 2012 às 22:26 Eu acredito que seja o começo do fim não só por causa disso aí, mas por outros motivos, mas o resto dos adoradores de Sam vão querer te bater por ter ofendido seus senhores, Aí vem a conversinha de sempre o Tio Sam vai durar mais 1000 anos Blá Blá Blá Blá Blá o F-35 e o melhor caça alguma vez ja pensado na historia do mundo Blá Blá Blá Blá Blá Blá os Pilotos do F-22 não correm risco de morrerem sem ar, a culpa e do piloto que devia… Read more »

uitinaxavier

Lembrando o primeiro sinal de declínio e negar.

Antonio M

Bastaram os EUA efetuar maisi alguns cortes na área militar e pronto, de novo estão no fim …

Ouço isso desde a quebra da bolsa de 1929 ……

joseboscojr

Não se pode mais adorar os EUA e o Rambo que logo chega um pra reclamar.
Se reclamassem e fizessem proselitismo do que acreditam, mas contribuíssem de algum modo ao debate com alguma opinião ou informação mais consubstanciada ainda vá lá, mas só botar areia na farofa da adoração alheia aí é foda.

joseboscojr

Voltando ao assunto, o cancelamento das operações do GH pela USAF não significa o fim da aeronave tendo em vista que, salvo engano, ele continuará a ser operado pela USN no programa BAMS, para vigilância marítima.

Mauricio R.

O Global Hawk continuará sendo encomendado e em serviço, a “versão” afetada será somente a block 30.

(http://www.flightglobal.com/news/articles/dod-cuts-block-30-global-hawk-but-spares-other-uavs-367461/)