Força Aérea de Israel recomenda a compra de jatos de treinamento da Itália
Decisão pode prejudicar as relações com a Coreia do Sul, que também está na disputa para vender o seu T-50 e acusou Israel de favorecer o italiano M-346
A Força Aérea de Israel recomendou a compra de jatos italianos de treinamento para substituir sua frota envelhecida. Aguarda-se que o Ministério da Defesa e as Forças de Defesa de Israel devam fazer sua escolha entre o jato coreano T-50 Golden Eagle e o M-346 Master da Itália dentro de algumas semanas. O negócio é avaliado em cerca de um bilhão de dólares.
A nova aeronave vai substituir a frota envelhecida da IAF, composta de jatos A-4 Skyhawk americanos empregados por pilotos de combate em treinamento.
As relações entre Seul e Jerusalém têm estado tensas por vários meses, com a Coréia acusando Israel de favorecer a Itália nas negociações. Nos últimos anos, os sul-coreanos têm adquirido uma média de US$ 280 milhões por ano em produtos de Defesa.
Em dezembro, o chefe da agência sul-coreana de aquisições de defesa e o presidente da fabricante de aviões estatal Korea Aerospace Industries (KAI) estiveram em Israel, onde se encontraram com autoridades do Ministério da Defesa. Membros da Defesa israelense rejeitaram as alegações coreanas e disseram que nenhuma decisão foi feita ainda sobre quais jatos de treinamento serão comprados.
O porta-voz da IDF disse ao Haaretz que “a IAF não discute suas recomendações profissionais através da mídia.”
FONTE: www.haaretz.com
O negócio é avaliado em US$1 bi.
Se fosse aqui custaria US$5 bi.
Difícil, um M-346 sai por volta de U$ 30 milhões, um TA-50 em torno de U$ 25 milhões (preço das unidades vendidas para Itália e Coréia do Sul, respectivamente).
Colocando treinamento, peças e manutenção no meio, não chega ao dobro deste valor, o que daria uns 20 caças. Plausível para uma primeira encomenda.
Trolagem…é o fim do mundo mesmo…a IAF discutindo com a mídia qual o melhor vetor! Acordem, lá não é brasil!
Se alguém falar que a MB deveria comprar alguns dos A-4 que Israel vai aposentar, eu cometo um “suicídio” da trilogia…
Os “nossos” A-4 c/ main spar comprometido e tdo mais, discretamente sumiram de vista.
Faltam os C-1 e S-2 seguirem pelo mesmo caminho, pois a boa engenharia aeronáutica costuma reagir mal qndo ignorada.
Mauricio, você está muito mal informado, cuidado com suas fontes. Estivemos na DAerM recentemente e não foi isso que ouvimos de pessoas que estão ligadas diretamente ao Programa de Modernização dos AF-1 e dos C-1/KC-2 Turbo Trader.
[…] Força Aérea de Israel recomenda a compra de jatos de treinamento da Itália Compartilhar isto:FacebookLinkedIn Tagged with: A-4 Skyhawk • IAF • Israel […]