As ‘Fortalezas Voadoras’ na FAB
As B-17 (Fortalezas Voadoras) foram os primeiros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) a atravessar o Oceano Atlântico para apoiar o Batalhão de Suez. Foram utilizadas também para apoiar a Marinha do Brasil na “Guerra da Lagosta” em 1963. Leia na revista Aerovisão o que essas aeronaves fizeram pelo Brasil nos Anos 50 e 60.
Na Guerra da Lagosta e hoje “eles” continuam iguais, EC 725,Subdiesel à preço de nuclear e o “famijerado”……EL Jaca….
O pessoal da MB foi no peito e na raça…caso o clado houvesse entornado, a MB haveria de ter marcado uns gols, mas o resultado teria sido uma derrota, pois o Foch (e seus F-8) navegava ao largo da África, na altura de salvador…
Já naquela época as deficiencias da MB eram…vejam só…as mesmas de hoje…
Atenção:
Segundo informações do site “grandestrategy”, o vencedor do programa inidano MMRCA é o Eurofighter Typhoon.
Ainda, segundo o site, embora a decisão ainda não tenha sido assinada, as informações procedem de fontes oficiais.
Marcos,
Na verdade, eles dizem que as informações vêm de fontes não oficiais (mas que o autor do artigo bota fé).
Acabou de virar matéria para o debate de todos (independentemente da veracidade), por causa da análise que o autor faz, que a meu ver merece discussão. Obrigado pela dica.
em “assinadas”, leia-se “divulgadas”.
Essa aeronave é linda d++, tenho uma replica aqui em casa é uma bela aeronave. Mas infelizmente nem tudo é alegria esse é um dos B-17 ultilizados pela FAB —-> http://www.youtube.com/watch?v=0L9RgD2bAuI
Não Giordani
Sinceramente e para o bem de evitar dissiminação errada das forças envolvidas ainda bem que não houve nada, senão, dse depedesse da MB ,,, (sugiro ver as condições dos navios nossos envolvidos na época .. cuidado para contatações e surpresas …
mmls10 disse:
13 de janeiro de 2012 às 21:41
Agora explica. Acabei de reler meus textos sobre tal e consultei alguns artigos, até “da casa”, e faltava munição…faltavam peças…haviam navios docados à bastante tempo por falta de recursos…
Então, é justamente isso
Marcaria gol nenhum ou ate perderia de WO
foi isso que quis dizer
Marcelão, Mudando de pato (voando) para ganso (nadando), como era bonito esse Tartu, não? A classe Surcouf (T 47) é uma das mais bonitas de CTs dos anos 50, na minha opinião, e no caso da variante T53 (DuPerré) à qual pertence o Tartu, o mastro mais robusto para a antena maior de radar a deixa ainda mais bela, não acha? Acho especialmente interessante a disposição do armamento de tubo à vante da superestrutura, com a torre dupla de 57mm acima da dos 5″ (127mm). 6 canhões de 127mm dupla função, 6 de 57mm AAe, uma bateria de respeito para… Read more »
Só para esclarecer, essas B-17 da FAB eram desarmadas, pois sua função na FAB era servir na missão de busca e salvamento, no que sua grande autonomia e persistência no ar era de grande valor.
De fato, Clésio. Mas além de busca e salvamento (SB-17G) também eram usadas para reconhecimento aerofotográfico (RB-17G), e por isso teriam acompanhado o Tartu, como mostra a foto.
Saudações!
verdade fernandinho
a mao francesa é normalmente meio esquisitinha vide os Jean Bart, os Sucourf, os La Fayette e as FREMM da vida, alias so coisa feia
mas esta mao deles dos anos 50 ficaram uito bacaninhas, bonitos mesmo alias a parte dos ingleses da época
os franceses so voltaram a acertar com os Avisos A 69, mas depois dels nada …
Sobre o assunto (B 17) pena poucos interesse especifico demonstrado para avioes tao classicos, realmente uma pena a falta do povo do aviaozinhum neste tema