O AT-6 que me perdoe, mas a beleza do P-51 é fundamental
As fotos desta matéria são do site que promove o AT-6 na competição LAS da Força Aérea dos EUA (veja mais detalhes em matéria mais acima desta). Obviamente, a seção de fotos foi feita para passar a ideia de que o AT-6 tem parentesco com um ícone da aviação de caça dos EUA, o P-51 Mustang.
De fato, a cauda tem alguma semelhança, e os ângulos das fotos favorecem algumas comparações favoráveis. Mas na nossa opinião o conjunto do esguio caça P-51, cujas linhas se tornaram clássicas e podem ser consideradas inspiração para vários treinadores turboélice de décadas seguintes, é muito mais equilibrado e elegante que o do relativamente “atarracado” AT-6.
Vale lembrar também que tanto o AT-6 quanto o treinador T-6 Texan II do qual descende não têm origem num projeto norte-americano, e sim suíço (uma genealogia que vai do Pilatus PC-3, passa pelo PC-7 e chega ao PC-9, sendo este último a base do T-6 Texan II).
FOTOS: missionreadyat-6
Sempre tem um marketeiro, que não sabe porque o avião voa, mas dando pitaco…
Se fosse por imagem, é só colocar uma do TucFire…
Comparar qualquer aeronave da 2a Guerra com uma moderna é simplesmente ridículo. Ainda mais quando uma é uma aeronave a pistão e a outra um turbohélice.
É como comparar a navalha do “Barbeiro de Sevilha” com uma Gillete Mach 3: a única semelhança entre as duas é que ambas cortam…
Acho que a comparação seria inadequada se fosse entre o P-51 e o F-22, por exemplo. Na verdade acho que não é nem uma comparação isso ai. Mesmo porque continuo achando o P-51 muito melhor que o esse pseudo AT-6. Na verdade acho até injusto ele levar o nome do glorioso T-6. Esses caras sabem que tem um avião que não serve para o propósito desejado e ficam associando o nome ao P-51 ao fato de “ser” Americano e coisas do tipo.
O P-51 é mais veloz e voa mais longe que o modelo da Raytheon… Sem falar que é muuuuuuuuito mais bonito.
Para mim o caça mais bonito da segunda guerra, voando com um dos treinadores mais feios da atualidade.
Clésio Luiz disse: 27 de dezembro de 2011 às 18:18 O velho super-trunfo: “é mais rápido, maior autonomia, manobra melhor”… 😉 Como eu lamento essas discussões do tipo “o pipi do meu papá é maior que o do seu”… Começa que são aeronaves com propósitos completamente distintos. Mas na base da comparação “laranja com linguiças”, cabe também dizer que é mais pesado, mais barulhento, mais difícil de pilotar e navegar, tem maior reflexão ao radar, polui mais, é mais frágil (exige manutenção muito mais cuidadosa), e é muito, mas muito, mas muuuuuuuito menos seguro de se voar. Aliás, só pelo… Read more »
Mas se fosse no super trunfo eu ganharia né vovó Vader?
Ok, você venceu caro Clésio. As batatas… 🙂
P-51 um ícone da aviação de caça mundial ao lado de um ícone da improvisação, P-51 muito mas avião com uma velocidade máxima de 700 km/h uma autonomia de mais de 2500 km além de 4 ou 6 metralhadoras .50 Browning M2, mas como eu disse um ícone da aviação de caça da segunda guerra.
Hahaha, como apelam esses norte americanos!
Mas não se preocupem, além de termos o melhor avião neste caso, também temos os melhores marketeiros do planeta.
Não comparando funcionalidades e sim a aparência… O P51 é MUITO mais bonito que o AT-6.
Tem gente que não gosta do Maverick e Landau, preferindo um Escort XR3 ou um Gol GTi…
Pessoal daqui, como eu, é das antigas… Andre, hoje em dia tem gente que prefere Ford Ecosport a Escort XR3 e Gol GTi hehehe! 🙂
Senhores
Num dogfight, pilotos equivalentes, o AT6 não teria chance. Aliás, não teria também contra o Spitfire e alguns outros ícones da IIGM.
Sds