Airbus devolve investimento feito pela África do Sul no programa A400M
A Airbus Military devolveu o valor investido pela África do Sul no programa de desenvolvimento do avião de transporte estratégico, algo em torno de 837 milhões de euros.
A África do Sul entrou no programa A400M em 2005. Em troca, o país se comprometeu a adquirir oito aeronaves A400M em um contrato firme e de preço fixo.
Durante a recessão econômica de 2009, a África do Sul cancelou a ordem com a Airbus, alegando que o custo dos aviões havia se intensificado. No entanto, este foi negado pela Airbus.
Apesar do cancelamento, as empresas locais, Aerostructures Denel e Aerosud, continuam responsáveis pela engenharia de projeto, fabricação e fornecimento de diversas peças importantes.
FONTE: moneyweb
NOTA DO EDITOR: com o cancelamento das encomendas de A400M pela África do Sul haveria espaço para a venda de KC-390 para aquele país. A Força Aérea da África do Sul possui menos de dez C-130 Hercules antigos que foram modernizados recentemente em um padrão não muito diferente dos C-130 modernizados da FAB.
Não me lembro ao certo: a Denel terá participação no KC-390?
Se tiver, facilitará a aquisição deste, caso contrário as chances ainda assim são boas.
Não é possível comparar A-400 e KC-390. Mas pelo porte do segundo sua operação será menos custosa. Se sua configuração atender aos requisitos sul africanos teremos algumas encomendas.
asbueno
Tudo depende da visão geopolítica da África do Sul. Uma aeronave do porte do A400M vai além das necessidades geográficas do país (muito menor que o Brasil). Se eles tiverem interesse em ações muito além de suas fronteiras, aeronaves como o A400M seriam importantes. Mas parece que a coisa não é por aí.
Caso a África do Sul pretenda substituir seus atuais C-130 em dez anos, o KC-390 é uma opção.
Feliz colocação Poggio.
Antes, muito antes, a África do Sul tinha suas questões, principalmente com Angola. Hoje pare estar bem pacífica. Se suas pretensões forem limitadas o KC-390 deverá ganhar um destaque ainda maior junto a eles.