J-7 deixa os esquadrões de primeira linha na China

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O Ministério da Defesa da China retira os jatos de combate ChengduJ-7 (uma cópia do MiG-21 soviético) de serviço de unidades de alerta máxima. Os aviões obsoletos se mudam para as áreas periféricas, onde a probabilidade de uso de aviões em operações de combate é pequena. Dentro de uns anos, J-7 será quase totalmente retirado de serviço.

A decisão de transferir destruidores J-7 nas unidades militares convencionais, se deve à entrada de aviões de combate mais modernos no serviço da Força Aérea da China. Nos últimos quatro anos a frota de caça da Força Aérea, composta de aviões de combate J-10, J -11 (uma cópia do Su-27SK), Su-27, Su-30 e J-8F, aumentou de 500 até 1.200 peças. A parcela de J-6 lutadores (uma cópia do MiG-19) e de J-7 foi constantemente reduzida, 4 anos atrás, esses aviões foram cerca de 2.000 peças.

FONTE: Voz da Rússia

COLABOROU: Henrique Carvalho de Oliveira

NOTA 1: recentemente foi publicado aqui no blog do Poder Aéreo que a Índia assinaria um novo contrato para a aquisição de mais caças Su-30MKI para elevara a quantidade e a qualidade do seu inventário, pois o Paquistão e principalmente a China estavam modernizando suas frotas. Esta notícia reforça a preocupação da Índia.

NOTA 2: o J-7 quase voou com as cores da FAB. Para maiores detalhes veja o link abaixo, que também conta a história deste caça na China.

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Nick

Se a FAB tivesse os J-7(MIG-21), agora teríamos os J-7 sendo modernizados para o padrão M, para voar até 2030 🙂

[]’s

Clésio Luiz

O MiG-21 (11.496), somado ao J-7 chines (2.400), é o caça a jato produzido em maior quantidade na história. E é o caça de produção em série mais longa, de 1959 até 2006, quando saiu de linha na China. Se contarmos o primeiro protótipo, são 51 anos de produção contínua. Nessa linha de pensamento, o F-15 vai completar ano que vem 40 anos de produção continua. O F-16 vai completar essa marca em 2014. Mas é pouco provável que eles alcancem o MiG-21 nesse aspecto. E pensar que, durante a Segunda Guerra, um ano era suficiente para tornar um caça… Read more »

Vassili

Clésio,

concordo que na IIGM o tempo de vida de um determinado modelo de aeronave era muito curto. Mas seu ponto de vista sobre o assunto nos leva a crer que o Fishbed levou décadas até ficar obsoleto perante outros caças, principalmente ocidentais.

No meu ponto de vista, ele ficou completamente ultrapassado em 1969, quando o F-15 realizou seu primeiro voo.

abraços.

Clésio Luiz

@Vassili

O ano do primeiro voo do F-15 foi 1972. O F-14 em 1970.