Oferta do Gripen para a Suíça venceu concorrentes por 1 bilhão de francos
–
A informação vem da Agência Estado, via Estadão, baseada em matéria do jornal suíço Tages-Anzeiger
–
O governo da Suíça informou hoje que decidiu comprar 22 jatos de combate Gripen, da fabricante sueca Saab AB. O modelo venceu a competição com o Rafale, da Dassault Systemese, e o Eurofighter, da EADS.
Um porta-voz da Saab se recusou a revelar o valor do acordo. Segundo uma matéria do jornal suíço Tages-Anzeiger divulgada hoje, a transação está avaliada em cerca de 3 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 3,3 bilhões). De acordo com a reportagem, um fator decisivo na escolha do Gripen foi justamente o valor, já que o pacote com 22 aeronaves seria cerca de 1 bilhão de francos menor do que os jatos Rafale ou Eurofighter.
O governo suíço disse que planeja submeter seu pedido para a compra dos jatos ao Parlamento em 2012. Às 14h45 (de Brasília), as ações da Saab subiam 10,87% na Bolsa de Estocolmo, enquanto o índice OMX 30 avançava 5,14%. As informações são da Dow Jones.
NOTA DO EDITOR: o jornal sueco Stockholm News, também citando o jornal suíço Tages-Anzeiger, diz que a oferta do Gripen foi 25% mais barata que as ofertas dos dois outros concorrentes.