Embraer é alvo de campanha nos EUA
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Lobbies acusam Brasil de ter história ‘sórdida’ com o Irã na área aeronáutica para enfraquecer companhia em licitação de US$ 250 milhões
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Inconformada por ter sido retirada de concorrência para a venda de 20 aeronaves para a Força Aérea dos Estados Unidos, a americana Hawker Beechcraft quer rever a decisão. O pedido será acompanhado por lobby político do Kansas e de 19 Estados envolvidos na fabricação da aeronave AT-6, sob o pretexto da transferência de 1,4 mil empregos para o Brasil. Com a exclusão da empresa americana, os Super Tucanos, da Embraer, tornaram-se os favoritos na disputa pelo contrato de US$ 250 milhões.
A campanha pela reinserção da Hawker Beechcraft tende a ser acompanhada por ataques ao Brasil. O site de notícias na internet Redstate, um dos mais visitados pela extrema direita republicana nos EUA, acusou o Brasil, em artigo veiculado nesta semana, de ter mantido uma “longa e sórdida” história com o Irã no campo aeronáutico. Sublinhou ainda a aproximação entre governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Teerã no campo nuclear e a utilização do avião Tucano, da Embraer, pelas forças de segurança iranianas.
Citando o Conselho sobre Assuntos Hemisféricos, o Redstate informou ter o Brasil “vendido Tucanos, da Embraer, a preços relativamente baixos” para o Irã em 1989. Com base em dados do Washington Institute, o site registrou que a Força Aérea da Guarda Revolucionária Islâmica operaria com cerca de 40 Tucanos (T-27). “De fato, os iranianos usam o Tucano como sua aeronave de apoio próximo”, disse o texto do Redstate.
Potencial. O contrato para a venda de 20 aeronaves seria apenas o início de um negócio capaz de atingir a cifra de US$ 950 bilhões. Esses primeiros aviões supririam duas bases aéreas americanas no Afeganistão. Mas outras 15 aeronaves devem ser incluídas no contrato, para atender ao programa militar americano de capacitação das forças de segurança países parceiros, e mais 15 podem completar as necessidades da Força Aérea, segundo o jornal The Wichita Eagle. A entrega dos aviões deve começar em 2013.
A concorrência deverá ser decidida no início de 2012. A decisão técnica do Escritório de Contas do Governo (GAO, na sigla em inglês), porém, deverá sofrer influência política por várias razões vinculadas à questão do emprego. Esse é o tema mais delicado da economia americana, hoje com desemprego de 90%, e mais influente nas eleições presidenciais de 2012.
Sede da Hawker Beechcraft, a cidade de Wichita, no Estado de Kansas, deixaria de criar 800 empregos se os aviões AT-6 não vencerem a licitação da Força Aérea. A situação tende a ser agravada pela possibilidade de a companhia americana Boeing fechar sua planta na cidade, que responde por 2,1 mil postos de trabalho, no próximo ano. “Nós continuamos a acreditar que oferecemos a aeronave leve de ataque mais capaz, acessível e sustentável”, informou a Hawker Beechcraft, em comunicado.
A bancada de Kansas no Congresso pediu nesta semana ao secretário de Força Aérea dos EUA, Michael Donley, para explicar aos representantes da Hawker Beechcraft a retirada do AT-6 da concorrência. “A questão não é apenas de a Hawker ter perdido o contrato, mas de ter sido considerada inelegível na última etapa da concorrência. Isso não faz sentido, e há certamente necessidades a serem explicadas”, afirmou o senador republicano Jerry Moran, de Kansas, segundo o Wichita Eagle. “A Hawker tem grande experiência na construção dessa aeronave.”
FONTE: Estadão (reportagem da correspondente em Washington D C Marin)
Colaborou: DrCockroach
O problema eh mais ou menos o seguinte: O Brasil vende o Super Tucano aos EUA, mas se o Brasil nao vetar, os EUA podem vender, no futuro, o Super Tucano p/ o Iran com a complacencia do Brasil! Portanto, uma reclamacao com peh e cabeca 8) … Este grupo ai deve se juntar a um outro com base formada de mais de 50 Congressistas que jah declararam que irao fazer lobby contra os cortes no orcamento que devem atingir a Lockheed Martin, Boeing, Northrop… O lider do movimento (nao lembro se o NYT ou WP informou) tem recebido nos… Read more »
Acho que antes de atirarmos pedras neles deveriamos pensar se o contrário estivesse acontecendo, será que não agiríamos da mesma forma ou até pior? Protecionismo tem no mundo inteiro e nossos imensuráveis e quase anti-éticos impostos de Importação provam que nossa Pátria Amada não é inocente no mesmo veneno que acusamos os americanos agora de estarem utilizando. Resta à Embraer provar a quem quiser ouvir dentro dos EUA que a sua solução é a melhor para eles. Eu realmente acredito que seja, uma vez que praticamente toda a cadeia de produção será hospedada lá, desde os componentes até a fabricação… Read more »
Amigos, Enquanto isso, na Índia… http://livefist.blogspot.com/2011/11/first-flight-of-indias-aew-aircraft.html “ First Flight Of India’s AEW Aircraft Next Month Early next month, India’s own AEW&C platform makes its debut flight. The first of three modified EMB-145 platforms will begin a schedule of flights to validate performance and handling. As reported on Livefist earlier, the start-up flight tests will be carried out in Brazil by Embraer and a team from the Indian Air Force’s Aircraft & Systems Testing Establishment (ASTE) in association with Brazil’s Agência Nacional de Aviação Civil and India’s CEMILAC. The first flight test aircraft, scheduled to make its first flight next month… Read more »
“A decisão técnica do Escritório de Contas do Governo (GAO, na sigla em inglês), porém, deverá sofrer influência política por várias razões vinculadas à questão do emprego.”
1-) O GAO não decide concorrência, somente faz auditoria qnto ao processo, se e qndo houver um protesto; após o anúncio da outorga da mesma.
2-) A decisão é da USAF.
“…e a entrada da Boeing como parceira no nosso projeto do KC-390, o que nos deixaria a um passo de substituir os C-130 mais antigos em uso na USAF.”
Isso, só não esquece de avisar aos americanos…
Não entendi aonde quer chegar com sua resposta, Mauricio R. Como informei, para mim este o cenário ideal.
Já sabiamos que o lobby ia ser pesado…. mas não tão sujo e desonesto, mas vejam que estou me referindo aos civís e não aos militares norte-americanos, que decidiram “escolher” o melhor e mais capaz, pois são eles que pilotam e não os políticos.
Se estivesse como defensor da EMB, quando mencionassem sobre os T-27 do Irã, eu responderia na mesma moeda, que os iranianos voam com F-4, F-5, F-14 e C-130…..
SDs.
A Hawker Beech tem a conta de quantos empregos gerará nos EUA e a Embraer/Sierra Nevada? Para começar, muito do que está no EMB-314 é americano. A fuselagem seria feita aqui e a montagem lá ou o contrário? Se tiver bons números é mais do que a hora de fazerem propagando com isso.
Não vejo nada demais, aqui no Brasil seria a mesma coisa se por um acaso a FAB descartasse o ST de uma concorrência deixando apenas o AT-6.
Estranho seria se a Hawker Beech não apelasse pro lobby.
Tudo bem… É do jogo…Como é sabido países não têm “amigos”, têm interesses… E no que pertine a relação Irã/EEUU houve um tempo em que estes quase lhes forneceram os DD classe Kidd, e o Xás da época não eram a “fina-flor-da-formosura” para seu povo, uma didatura odiosa e sangüinária…, e chegaram mesmo a fornecer-lhes os maravilhosos Tomcats…, estes claro, antes da Revolução Islâmica…
Os F-14, F-4, F-5 e sabe-se lá mais o que foram fornecidos porque o Irã era um aliado americano é geograficamente próximo a URSS. Então fazia todo o sentido abastece-los de armas modernas.
Não precisamos jogar esse mesmo jogo no campo das palavras.
Se o T-6II irá criar empregos lá o EMB-314 também o fará. Com a vantagem de ser uma aeronave muitíssimo melhor.
Insisto: a Embraer e a Sierra Nevada deveriam abrir uma frente de propaganda e lobby mostrando essa qualidade da oferta deles.
Abraços.
Isso ai já éra esperado e ainda vai ficar muito pior ;até questões nucleares os yankes citaram (nada haver com a com a LAS da USAF ) ,,vai ser chuva de pedra ,mas aguardemos o desenrolar da carruagem …
sds
Que vergonha, papelão ridículo, estão parecendo crinanças mimadas pela vovó.
Lamentável essa atitude deles.
Desculpa aí galera, “crinanças” foi o fim da picada. Eu quis dizer ” criança”.
Amigos, Nada mais natural que melar a concorrencia. Seja de maneira limpa, seja de maneira inescrupulosa. O que esta em jogo aqui e empregos, presitigio politico e orgulho. O maior produtor de armas do mundo vai comprar armas no extrangeiro. Isso para os politicos e empresarios americanos e como jogar sal na ferida. O valor bruto da compra em si, e cafe pequeno se comparado aos contratos para a defesa; na casa dos bilhoes de dolares. Afinal o que sao meros 250 milhoes de dolares ??? A Embraer vai levar essa, e provavelmente a Boeing vai levar o FX-2. Uma… Read more »
É isso aí Tadeu Mendes, concordo com vc amigo.
Achei esse site americano em que os comentáriossão de repulsa apossível escolha do ST para a USAF, mas eu não resisti e larguei o verbo no site tmb.
http://www.standupamericaus.org/politics-washington-dc/air-force-to-purchase-brazilian-planes-obama-nixes-more-jobs/#comment-3866
“While the EMB-145 with the configuration above will undergo flight tests in Brazil, the…”
Poe que será que os hindús estão desenvolvendo 2 aeronaves regionais, uma a reação e outra turbo-hélice, p/ 70 passageiros???
O jogo ia ser sujo mesmo, ninguém achou que iria ser diferente. Mas a Embraer sabe muito bem “se cuidar” nessa brincadeira, se é que me entendem… 😉 Basta o governo brasileiro apenas não atrapalhar, elogiando e se aliando a párias do mundo, como o Irã… Foi o que sempre disse: ganhar é uma coisa, levar, como bem sabem nossos amigos franceses, é outra bem diferente. Por outro lado, pessoal, sinceramente não entendo tanta empolgação, preocupação e revolta com esse contrato. A Embraer é uma empresa MULTINACIONAL e PRIVADA, ou seja: responde e gera lucros APENAS para seus acionistas. E… Read more »
Ainda bem que a EMBRAER está privatizada. Já pensou a empresa cheio de companheiras e companheiros?