Operação Saci nos Afonsos
A Operação Saci será realizada até a próxima sexta-feira (18/11) na Base Aérea dos Anfonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ). Oito C-130 Hércules e dois C-105 Amazonas irão efetuar o lançamento de paraquedistas e cargas.
A Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército participa do exercício com 1500 militares. Também estão envolvidos no treinamento os Esquadrões Gordo (1º/1º GT), Coral e Cascavel (1º GTT), Arara (1º/9º GAv) e Onça (1º/15º GAv).
Nesta quinta-feira (17/11), estão previstos voos com lançamento de paraquedistas. Na sexta-feira (18/11), estão programadas missões de lançamento de material.
“É um emprego em massa para que possamos atuar em conjunto em caso de necessidade real”, explica o comandante da Quinta Força Aérea, Brigadeiro do Ar Cesar Estevam Barbosa.
O Saci, personagem conhecido do folclore brasileiro, foi escolhido para dar nome ao exercício por ser o símbolo das Operações Especiais do Exército. Ele também representa a Seção de Instrução Especial da Academia das Agulha Negras (AMAN), onde são formados oficiais da Força Terrestre.
FONTE: FAB
Roberto,
Sim, ficavam nos Afonsos. São duas bases que operam Hercules na FAB, Afonsos e Galeão. Com a redução na frota, não sei quantos de cada efetivamente estão em cada base a ponto de hoje justificar essa separação, que atende a necessidades de longa data (o fato do Galeão ser um “hub” logístico e de que, ao lado dos Afonsos, está a unidade de paraquedistas do EB).