Emirados podem financiar Rafale de nova geração
O site Defensenews anunciou que os Emirados Árabes Unidos e a França estão discutindo a proposta de desenvolvimento conjunto de uma versão de nova geração do Dassault Rafale, mais capaz.
A ideia inicial de vender o avião agora mudou para o co-desenvolvimento de uma nova versão, com novos sistemas e motores mais potentes.
O upgrade seria o radar AESA, no sistema optrônico frontal, na suíte Spectra e em novos motores M88, com 9 toneladas de empuxo, ao invés dos atuais de 7,5 toneladas.
Ainda segundo o Defensenews, um executivo disse que Paris concordou em comprar de volta os Mirage 2000-9 dos EAU e colocá-los no Armée de l’Air, enquanto a França coloca os Mirage 2000-5 à venda no mercado internacional e aposenta os Mirage 2000N.
Os franceses estão fazendo qualquer coisa para vender a JACA.
Como ainda não conseguiram, estão procurando quem se habilita a entrar nessa “coisa”, ao menos como um codesenvolvedor.
E pensar que esta BOMBA ainda tem grandes chances de vir parar aqui, só mesmo NJ e Lula, para fazer esta grande Cag…..
O pior é que os Miragem a venda, podem aterrisar aqui, Cruz Credo, tomara que não.
Senhores… 2000-5 é um vetor muito mais capaz do que temos hoje (2000N), e a grosso modo a logistica já esta instalada por aqui.
Pode ser uma solução interessante até chegarem os Rafale… e os “hermanos” podem ficar com os nossos 2000… pois os mirage deles estão na sua maioria no chão.
Aposto que os 2000N vão parar no Perú, Argentina, Equador…
Saudações!
Mas como fica a nossa “parceria estratégica”???????????
Boa Noite!
vem ai o Rafale F5EM, para a FAB
Essa proposta francesa de desenvolver e co-fabricar o Rafale (? F4+??) é sem dúvidas muito melhor que a compra de prateleira oferecida ao Brasil.
A minha dúvida seria se os EAU possuem alguma competência industrial. Ou vão entrar apenas com capital…..E claro, a planta do F-4 ficará nos EAU. Poderiam inclusive fornecer partes para a os caças a serem montados para a AdlA…. Interessante não é? A semelhança dessa proposta é muito grande com o do Gripen NG.
[]’s
a gente vai pagar uma fortuna pra daqui a 10 anos estarem ultrapassados, agora se os caças tampao fosse os dos EAU tava limpeza, mais ta na cara que esses MIragens 2000-5 vem pra aqui mesmo
Sobre os M2000-5…. batam 3 vezes na madeira… tudo menos isso!
[]’s
Não intendo!Não exportou pra ninguem e ja quer abrir mais duas linhas de produções?uma SÓ para 36 aviões??
A dassault ja esta com o pé na lama mas não vai descansar até enfiar a barriga.
[]’s
Opa Mirage 2000-5 a venda? O Hornet já tinha postado a nota acima. Agora isso não impede uma parceria Brasil x França para produção local do Rafale BR. Se eles podem transferir uma linha para o deserto de Dubai, para o Brasil será mais fácil ainda. No caso de Dubai, provavelmente tudo será CKD, e a montagem final no paraíso do Oriente Médio. Está o parceiro para diluir o tão falado custo Rafale com o Brasil e França. Se vingar, outros parceiros aparecerão. O FX2 está em standby aguardando algumas decisões: MRCA Indiano, Super Tucanos para o Tio Sam e… Read more »
Só sei que,como os esquilos,o Rafale NUNCA será Brasileiro.Agora temos a oportunidade de,daqui a alguns anos,dizer que sim,temos um avião de combate brasileiro,mas isso só é possivel de uma forma…e,como diz o Felipe,é:”aprender fazendo!”
[]’s
bonito erro que os arabes fizeram em escolher o rafale, tomara que corrigam parte do erro com essa nova geração.
q q adianta atualizar um projeto já defasado?
eles deveriam então projetar um 5g, não remendar mais esse treco que não vende.
a dassault daqui a poco tá pagando pro povo leva essa jaca.
eu nunca tinha concordado, mas agora tá definido:
RAFALE = JACA
JACALE!
Podem esquecer a FAB não vai comprar mais M2000 seja qual for, so vai gastar com um vetor novo zerado.
Até a desativação dos F5M nossos novos caças já estarão aqui, e não sei não acho que o Rafale vai rodar se os EUA baterem o martelo com relação aos EMB-314 ai vai ser F/A-18 SH.
Ué, o avião acabou de sair do forno e já se fala na nova geração, sendo uma das principais mudanças a suite de eletrônicos e sistemas SPECTRA. Mas não era esse SPECTRA que era o grande “Tcham” dessa aeronave?
Não entendi nada…
Abraços sinceros e fraternais a todos
Se o Rafale é uma jaca, eu não sei, embora respeite a opinião dos colegas. O que eu sei é a raiva que o pessoal dos PAMAER passou com o “suporte técnico” dos franceses, inexistente, arrogante e mal ajambrado. Não fosse o jogo de cintura e a inteligência de nosso pessoal técnico, os Mirage III ficariam parados por muito tempo. Será que isso mudou de lá prá cá? Ou teremos que comer a jaca tendo que engolir os caroços?
É mais um factóide. Trata-se de mais uma notícia boba. Essa notícia deve ser irmã daquela do desenvolvimento do manto de plasma do Rafale (lembram-se, o Rafale ficaria invisível). Há dias atrás, 60 Rafale iriam ser vendidos a Abu Dhabi. Mas ao que parece, mudaram de idéia como quem muda de roupa. Esta semana, vão fazer um Rafale NG. Mal posso esperar o factóide da próxima semana!!! OBS: Gripen NG não pode, não dá, é um arremedo, não vai funcionar… Mas o Rafale NG pode, é viável… Muitas pessoas têm dois pesos e duas medidas!!!! Obs2: Se o Gripen é… Read more »
Caro Nick os arabes vão entrar apenas com capital…..dizem o que querem e como querem e bancam, dolares é que não lhes falta.
Agora este nova Jaca não é a Jaca comprada pelo Brasil, ou alguem acha que os arabes financiam o projeto e o Brasil leva de graça.
Engraçado seria ver o NJ anunciando a participação do Brasil nesse projeto
e justificando o dimdim a mais a desembolsar.
………Mas não era esse SPECTRA que era o grande “Tcham” dessa aeronave?
Não entendi nada…
Adrik só sendo um rafaleco pra entender
Abs
Nick disse: 4 de maio de 2010 às 22:54 Permita-me responder essa questão, amigo Nick. Abu Dhabi importa quase tudo, inclusive mão-de-obra. A carência é tão completa que eles importam mão-de-obra especializada e não especializada. Cerca de 80% de sua população é composta por imigrantes. Ontem aqui no Blog, alguém acertadamente postou que a indústria do turismo lá levou cerca de 15 anos para ser construída. Eles tiveram que importar, desde o Chef até pessoas para limpar os quartos. Portanto, a competência industrial deles é zero, ou próximo de zero. No mais, vamos esperar para ver o que vai acontecer… Read more »
Ronaldo disse:
4 de maio de 2010 às 23:33
È muito engraçado, ver pessoas chamando o Rafale de jaca.
Engraçado é ver que os arabes estão mandando colocar ar condicionado e retrovisor na Jaca, para dar uma melhorada, enquanto nós……….
ST dentro de sua categoria é o que existe de melhor, da sim para se orgulha da engenharia brasileira.
Abs
Saudações ZE!
Sabemos que é um factóide, mas deixe o pessoal acreditar, até já surgiu o Rafale BR. risos
Boa Noite!
O turminha que enche o saco…sempre o mesmo clubinho…
o clube da banana sueca inconformada…
já se é esperado um novo motor de 9 toneladas futuramente…
o Rafale sempre irá evoluir…
já a mosca sueca NewGambiarra será enterrada de vez…
Pó meu, não lave os fãs do Gripen tentar repetir a zuação que a gente faz com vocês, se vocês querem zuar com os rafalecos, pelo menos sejam originais hehehehe
O pessoal pode até chamar de jaca, mas sem entrar no mérito da questão, é uma jaca bonita pra caramba!! 😉
Abração a todos, sejam defensores de Suecos, Franceses, Russos ou Americanos.
E vem ai mais um possível cliente externo do Rafale, que os rafalistas vão chamar de vendas externas confirmadas.
Daqui a pouco isto cairá no esquecimento, como todas as outras possíveis vendas deste avião meia-boca.
Se os franceses fossem homens, resolvessem os problemas elétricos sem enrolar e fizessem uma proposta descente valeria a pena.
Do jeito que está é melhor irmos ano que vem ao velho mundo ver o que tem por lá.
É. . . . . . de repente . . . . . vai que dá ?
Aí ele empata com SuperHornet que tem 2 usuários.
De tabela, se ele vencer o FX-2, a FAB pode aproveitar a versão Rafale “NG”.
Será que eles vão fazer um capeta, digo, DEMO tbm ? hehehehe.
Off Topic :
Agradço aos senhores editores pela atenção dispensada em outro post com a requerida resposta. Particularmente não vejo problemas em os editores ou o blog declararem suas preferências.
Jaca… Rafaleco… e dá-lhe os defensores do aviãozinho (Gripen NG) rsrsr… O fato de se pensar em uma nova versão não significa que a atual está desatualizada, este é o processo mais normal existente entre os grandes produtores de tecnologia, assim que uma é lançada, já se começa a configurar a que irá substituí-la, simples assim. E se eu fosse da realeza em um país patriarcal, onde os líderes nadam em dinheiro, iria querer mesmo estar a frente de todos. É bom lembrar que os Emirados Arabes adquiriram os F-16 E/F, quando nem sequer os EUA os tinha, sendo naquele… Read more »
Estas negociacoes jah estao acontecendo faz algum tempo. Especificamente quanto ao motor, eh uma exigencia dos EAU a modificacao. Aparentemente, carregado, o Rafale apresenta problemas:
“The French version is not optimal for take-offs in hot and dry countries, or if the plane is heavily loaded with fuel and ammunition, according to Alain Ruello, an editor with Les Echos, a French business newspaper” http://www.thenational.ae/apps/pbcs.dll/article?AID=/20090929/BUSINESS/709299930/1005
Qual eh a versao do Rafale oferecida ao Brasil? Teria um motor + potente?
[]s!
Boa negociação dos EAU. Como eu sempre disse, gosto do Rafale, o que não desce é a proposta feita ao Brasil e o número pequeno de unidades vendidas/fabricadas. Com 120+ F3 na França e 36 no Brasil, mais esses 60 F4 dos EAU com essas modernizações, sim, o Rafale finalmente ganharia alguma escala e teria garantia de atualização até 2030. Resta saber se vamos comprar os Rafale do jeito que foram oferecidos à nós ou se vamos forçar a França a rever sua proposta e nos colocar como parceiros deste projeto conjunto com os EAU. E será que a França… Read more »
Eu não opino mais. Só espero que nossas autoridades leiam esse blog.
Grande Marcelo Brandão, apenas para retificar o que vc. disse:é que na verdade os Mirages 2000 que adquirimos da França, de segunda-mão, são Mirages 2000 C e não N. Os “N” são Mirages 2000 produzidos/configurados exclusivamente para o ataque à baixa altitude e Nuclear e só a França os possui.O 2000-5 ainda causaria um certo respeito no teatro sul-americano com seu bom radar RDY e seus mísseis MICA, no entanto, prefiro um caça novo, já chaga de paliativos e compras de prateleiras.
Legítima notícia para deixar as “gripetes” arrepiadinhas!
Na boa, que palhaçada…já não bastava um “avião da Mulher Maravilha”? Agora dois?!?!
Rafaele NG é ruim hein? Daqui à pouco vai surgir o F-5EM NG!!!
“temô lascado”…
PS.: Mirage 2000-5 na FAB daría uma boa equilibrada na Balança do Terror Sulamericana…e afundaria a FAA ainda mais…hehehehe…
Notícia velha. E falsa.
A Tchurminha do Aviaumzinhuu fica ouriçada quando ver uma notícia do Rafale hehhe
É O Rafale já está indo para o padrão F4 enquanto o aviaumzinhu de auto cad vai se afundando na M…. rsrsrs
Agora a pergunta que não quer calar… Pq a força aérea sueca não quer essa bomba???
Allez Rafale!!!
E segue o enterro
O Luis ali em cima disse tudo:
“se os EUA baterem o martelo com relação aos EMB-314 ai vai ser F/A-18 SH”
Interessante mais o SH é a aeronave de ponta dos EUA e, testada e retestada em varias guerras, o rafaleco já foi a alguma? Ou só tera aquele video do Afeganistão que o mostra lançando uma bomba, e que as imagens não mostra nem se acertou ou não o alvo. Na boa querer falar mal do vespão, que seja ao menos com alguma aeronave de COMBATE e não um projeto falido (Já nasceu Morto) que não vende e pior, só oferecendo mundos e fundos para ver se engana alguem, e até agora nem os mais bobos, estão querendo, já estão… Read more »
Caro Ronaldo
Só haveria a possibilidade de haver este enfrentamento se brigássemos com a França, pois do contrário esta hipótese será beeeemmm remota e, se por acaso houver (acredito que os franceses virão para a nossa CRUZEX, não é isso ? ao que me parece os vespões também) veremos a real disponibilidade e eficiência destes, mas que continuam sendo caríssimos e de manutenção complicada (cara e complicada mesmo!) muito dificilmente me tiraram isto da cabeça ! Primeiro convençam a FAB , aos pilotos e aos mecânicos, depois a gente conversa !
Para os rafaletes, algumas perguntas:
Se o Rafale era o grande destruidor de Typhoons e o esfregador de F-22, porque é que ele precisa de um motor mais potente?
Se o radar AESA já estava pronto, como é que agora os EAU vão participar do desenvolvimento dele?
Mas não esqueçam que o velho Phantom II é o grande esfregador de Rafales, com os seus motores fumacentos, que devem obstruir os poderosos OSF e Spectra kkkkkkkkk
Por que a França não ofereceu logo de cara o desenvolvimento do “Rafale NG” ?!?!?!?!?!
Novamente querem empurrar o refugo para gente !!!!
Se os defensores do Rafale gostaram da idéia então já estavam certos os defensores do Grippen NG, participar do desenvolvimento de um projeto e adquirir know-how e parceria para um projeto de 5ª geração. Alías o Grippen NG já voa sim, podem até chamar de DEMO, mas que já voa, voa!!
E se o Rafale é caro e tem o custo de hora de voô altíssimo, o novo modelo será diferente ?!?!?!?!?! duvido.
Agora o Rafale também é avião de papel. Mas, ao contrário da Suécia, duvido que a França deixe o Brasil participar do desenvolvimento dele.
Olá, O Rafale esta terminando a atualização para o Padrão F-3 e uma das maiores petro-economias do mundo quer financiar o padrão F-4, se concretizar isso é uma prova clara que os Franceses são bons no que fazem, se não bastaria comprar algo pronto de prateleira, para que financiar algo se pode comprar pronto? : 1) Configurar conforme a sua necessidade; 2) País de origem com bom retrospecto no que faz; Enquanto isso a concorrente implora para alguem financiar o primeiro caça, já que nem o governo local se interessa por ele. Não adianta os adoradores do caça-mulher maravilha tentar… Read more »
Vem aí um lote de Mrages 2000-5 para fechar o FX-2 com chave de ouro!
MEU TIO É OFICIAL DA FAB ELE ME DISSE QUE A TECNOLOGIA DA FANÇA ESTÁ PELO MESMO UNS 10 ANOS ATRÁS DOS AVIÕES AMERIANOS E RUSSOS.
NA OPINÃO DELA A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL ERA OS AVIÕES RUSSOS POR CAUSA DA AUTONOMIA E PORQUE COBRE TODO TERRITORIO NACIONAL SEM PRECISA REABASTECER.
“…Enquanto isso a concorrente implora para alguem financiar o primeiro caça, já que nem o governo local se interessa por ele….”
Há até matéria aqui no blog, com o governo sueco confirmando encomenda do NG.
Mas, do que adiantam compras do governo, como no caso do Rafale, e só o goveno local comprar, mais ninguém ?!?!!?
Srs. Como todos os caças, o Rafale está sendo continuamente desenvolvido, já tivemos a versão F-1, F-2, agora, estamos na versão F-3, para o Brasil foi oferecida a versão F-3+, que já conta com o radar AESA e vários outros melhoramentos, quanto a turbina, ela já foi modificada, e hoje, está com uma nova versão, a M-88-2 TCO, a versão de 9 toneladas, é a M-88-2 ECO, essa sigla é um programa de desenvolvimento da mesma turbina, com ela o Rafale terá um peso máximo de 27,5 toneladas. A versão oferecida ao Brasil é a F-3+, com radar AESA, FSO… Read more »
Antonio,
Nenhum Gripen NG será encomendado pela Suecia, que acabou de aprovar os upgrades do Gripen C até o fim de sua vida útil. A Suecia não investirá no lançamento do Gripen NG, sem algum parceiro externo, trata-se de um caça feito para a exportação, sem isso nada feito, o programa será encerrado.
[ ]´s
Caro Ricardo,
Seu tio Oficial da FAB está certo. A França está atrasada eu não diria 20, mas 15 anos atrás dos EUA e Russia, em matéria de caças. E concordo que para o Brasil, os caças Russos(especificamente o SU-35 BM e o projeto PAKFA) se encaixaria bem no TO Brasileiro.
[]’s
Eu gosto muito quando oficiais da FAB falam besteiras, ou dizem que eles falaram, nenhum dos caças cobre inteiramente o território brasileiro, isso é fantasia. A tecnologia francesa é o estado da arte, é certo que em algumas coisas os EUA estão melhores, porém, o caça oferecido ao Brasil, o F-18E é bem inferior tecnologicamente ao Rafale, trata-se, de um reprojeto de um caça de 1974, e nada feliz. A tecnologia para nós é a que está sendo oferecida. Quanto aos russos, eles estão mais avançados em algumas áreas, e mais atrasados em outras, por sinal, nunca tiveram superioridade na… Read more »
Pode ser Paulo mas, governo sueco não havia deixado o Grippen Demo/NG voar pois havia feito requisições de melhorias no modelo, e o orgão gestor sueco não permitira que usasse o espaço aéreo do país até que estivesse tudo certificado. Se os modelos Grippen C/D serão modernizados para o padrão NG, ótimo. Prova que o NG existe. E o governo sueco não comprar um modelo de “uso exclusivo” está correto pois não cometerá o mesmo erro da França em relação ao Rafale. E se a Dassault quisesse já teríam oferecido a parceria do F4 desde o início. Se o Brasil… Read more »