Líbia: AM-X italianos voaram mais de 500 horas na ‘Unified Protector’
Segundo informe divulgado em 3 de novembro pela Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare), no último dia 31 de outubro três de seus caça-bombardeiros AM-X* voltaram à sua base, em Istrana, após cumprirem seu período de missões no âmbito da operação ‘Unified Protector’ da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). As aeronaves são do 51º Stormo.
A ‘Unified Protector’ foi a denominação das operações da OTAN para manutenção de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, assim como de proteção aos civis contra forças leais ao regime deposto de Kadhafi. Com o final da operação, as aeronaves italianas foram liberadas para voltar às suas bases originais.
Os AM-X foram designados para o Grupo Tarefa Aéreo “Birgi” em 31 de março deste ano, na Base de Trapani, na Sicília, onde opera o 37° Stormo. Segundo a Força Aérea Italiana, os AM-X cumpriram mais de 500 horas de voo nessas operações, embora o informe não tenha detalhado os tipos de missões cumpridas.
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Vale lembrar que, ao menos no que concerne aos caças Eurofighter Typhoon empregados pela Força Aérea Italiana na “Unified Protector”, notas anteriores diziam que a principal missão destes era a proteção das próprias instalações da OTAN – porém, as principais funções do AM-X italianos não são defensivas, mas ofensivas ou de reconhecimento. Ainda sobre o AM-X, o informe destacou que aeronaves do tipo também operam no Afeganistão desde 2009, no Grupo Tarefa “Black Cats”.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)
*Foi mantida a grafia utilizada no informe da Força Aérea Italiana para denominar a aeronave.
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Se a AMI repetiu na Líbia o mesmo modelo de engajamento usado no Afeganistão, os AMX Ghibli devem ter sido usados para reconhecimento usando o pod Recce Lite.
Por uma série de razões a Itália manteve em “low profile” a sua participação, mas seguramente as operações não foram para proteger as instalações da OTAN