Adeus ‘Breguinha’!
Boieng VC-96 despede-se do GTE
O Grupo de Transporte Especial, no dia 16 de abril, despediu-se de uma de suas aeronaves, que há mais de três décadas fez parte de sua história e da própria história da Base Aérea de Brasília.
No dia 19 de agosto de 1976, chegava dos Estados Unidos da América para o Grupo de Transporte Especial, a aeronave VC-96 (Boeing 737-200). Vinte dias depois, chegaria a outra de mesmo modelo. A missão dessas aeronaves era de vital importância, pois realizava o transporte do Presidente da República.
Por 33 anos, estas aeronaves fizeram parte do Grupo de Transporte Especial. Foram mais de 50 mil horas de voo seguro e experiências incríveis, guardadas na memória de seus pilotos e de sua tripulação. Em 1980, o VC-96 FAB 2116 cumpriu uma missão que certamente marcou a vida de seus tripulantes: percorreu onze Estados brasileiros com o Papa João Paulo II, durante a visita de Sua Santidade ao Brasil.
O avião sai de cena para dar lugar a uma aeronave mais moderna, o VC-2 Embraer 190, que terá a mesma missão de suas antecessoras. As duas aeronaves VC-96 seguem para a Base Aérea de Anápolis, onde aguardarão o destino definitivo.
A cerimônia de desativação da aeronave VC-96 foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Na tripulação do último voo, estavam presentes o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, além do Tenente-Coronel Enio Beal Junior e o Tenente-Coronel Mauro Bellintani.
FONTE: FAB
li noticias anteriores de que os VC-96 seriam transferidos para um dos GT no RJaneiro, e que estariam em otimo estado de conservação…será que isso nao vai acontecer? a FAB vai seguir “malhando” os KC-137 e c-130???
Certa vez li em algum lugar que os VC-96 estariam entre os 737-200 menos voados do mundo (deste modelo, obviamente).
Renderiam uma boa grana sendo desmontados para venda de spare parts, não? Alguém sabe se é habitual ou viável se fazer isso na FAB?
Os breguinhas seriam muito bem aproveitados nos GT´s.
O Boeing 737-200 possui kits para operação em pistas de terra e cascalho.
O uso dos -200 em companhias aéreas, mundo afora, está em extinção. Creio que o custo operacional e de manutenção contra-indica o paroveitamento.
Tb li que os VC96 iriam para 2 GT para fazer voos can
At
Joaca
Esses aviões não podem ser dispensados, à menos que tenham problemas técnicos insolúveis, se não, tem que ser usado em transporte militar de tropas, bélico, ajuda internacional, médico, quem sabe até usar camuflagem para mudar visual. Ao que parecem estão muito bons.
Esse avião tem história pra dar e vender… acho difcil canibalizarem o “breguinha”. Na minha opinião, além de estar em ótimo estado de conservação o modelo poderia entrar para algum museu e deixar a visitação interna aberta, afinal, é um modelo cada dia mais raro em operação…
Senhores,
Na minha modesta opinião, seria burrice deixar de voa-los, os dois 372 estão com pouquíssimas horas voadas em comparação a sua idade.
abraços
Muitos pilotos civis e militares passaram mais horas dentro da cabine do breguinha do que com suas famílias.
Um verdadeiro clássico da aviação que deixará saudades.
Ademais, concordo com a opinião dos colegas, principalmente a do Cmte. Felix.
Abs.
Tambem na minha opinião deve ser aproveitado em outros esquadrões de transporte, ainda dar um bom caldo se comparado com outras aeronaveis do nosso efetivos.
Na “Folha” de hoje (30/04/2010):
SUCATINHA NA GARAGEM
O governo federal vai lançar uma licitação internacional para vender os dois Boeing 737-200, os célebres “sucatinhas” que, por 33 anos, transportaram os presidentes da República do país por todo o mundo. Substituídos pelos jatos EBM-190, da Embraer, os dois aviões, antigos, têm valor estimado de R$ 17 milhões cada um. Os novos jatos custaram R$ 87 milhões.
Será que haverá comprador?
Teoricamente seria útil deixá-los aqui voando CAN ou em um GTT, mas com a obsolescência das spare parts, rapidamente sua manutenção alcançará custos proibitivos…