Um caça CF-18 caiu no sul de Alberta, no Canadá, nesta sexta-feira, com o piloto conseguindo se ejetar.

O acidente ocorreu no aeroporto Lethbridge County e o piloto capitão Brian Bews foi levado para o hospital com ferimentos ainda não determinados.

O piloto estava treinando para o Alberta International AirShow que começa amanhã. Nas fotos, a sequência da queda.

FOTOS: Dan Riedlhuber/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Excelentes fotografias,
Tomara que o piloto esteja bem.

Tito

Dói o coração ver uma maquina dessas se despedaçando. 🙁

Tomara mesmo que o piloto esteja bem.

Baschera

Mas que pena……
Estes F/A-18 (CF-18 é uma designação exclusiva dos canadenses) não tinha sido recentemente modernizados pela Boeing….. acho que terminaram ano passado.

Sds.

nod_br

Fotos espetaculares.

Melhoras para o piloto.

Madvad

Timing perfeito do fotógrafo rs.

E olha, o piloto nasceu de novo, ejetar nessa altitude, e no ângulo que estava…pqp

ejetou quase de cabeça para baixo.

MA

É porque é chinês… Ah, não é não!
Espero que o piloto possa voar novamente

Madvad

e o pior, quase desceu dentro da explosão.

Com certeza, o páraquedas perdeu um pouco de sustentação devido a explosão abaixo.

Alex

nunca ví algo parecido aqui no blog.

Bruno Fernando

Resta esperar as investigações para saber as causas do acidente. Pelo visto foi uma falha mecânica. O piloto teve um pouco de sorte também, os ferimentos provavelmente são por consequência da queda brusca no chão, pois se ejetou muito perto do solo.

Francisco AMX

Foi motor…? ué mas motor americano não falha… aliás caça americano cai por falha mecânica? rsrsrsrs

boa sorte ao valente piloto! e uma pena ver este lindo Hornet se despedaçar…

Sds!

Ivan

Xikão,

Larga um pouco esta paranóia de F-X2.

Entra no debate acerca dos caças furtivos que está muito mais interessante e construtivo.

Tenho certeza que vc tem muito a contribuir neste assunto.

Abç,
Ivan.

Alexandre

Bom uma coisa temos que concordar se fosse o rafale, todo mundo estaria metendo o pau nele. Agora quando é americano a história muda de figura.

Franco Ferreira

Há chamada deste acidente no Jornal da Globo de hoje!
Franco Ferreira

ezeca

engraçado ,que na primeira foto da a impresão
que ele vai se chocar com o F-18
e a queda foi brusca ,pois nas duas ultimas fotos ele esta literalmente
na horizontal
peço aos amigos uma melhor explicação!
entretanto ,aparentemente, ele esperrou
até o ultimo instante

Tio

Estranho este avião cair, pelas fotos não parece que estava avariado, sua estrutura não tinha nenhuma deformação.
Ou aconteceu algo muito grave, ou o piloto errou. Se alguém sabe o que aconteceu, por favor informe.
Abraços.

Leonardo

Ao que parece foi uma queda a baixa altitude, esses tipos de incidente quase sempre ocorre por ingestão de pássaros pelo motor. No mais, temos de aguardar mesmo as investigações sobre as causas do acidente.

Abraços.

Rodrigo

Não sei se motor americano falha…

Mas os Arriel dão bastante trabalho por aqui 😉

Ivan

Supondo que tenha entrado alguma ave no motor… mas ele num tem dois? Se tivesse altitude suficiente ele conseguiria retomar o controle do avião?

Ivan

Mais uma coisa, na primeira foto da pra notar que a saída da turbina da esquerda está bem aberta e a da direita mais fechada, isto é normal?

MA

Vejam o vídeo…
Ou foi algo envolvendo o motor (controle de potência, bombas de combustível, etc, etc) ou o piloto fez caquinha:
http://www.youtube.com/watch?v=ZSzk7lDY1iw

Wilhelm Canaris

Tal como o avião de treinamento chines que caiu na venezuela, será que neste tambem não soltou alguma pecinha? rsrsrsrs

Luiz R.

Só os russos conseguem!
Tento fazer uma manobra, mas fracassou.

Os russos são melhore por que:

1. Seus jatos, Sukois e MiG, tem sistema de empuxo vetorizados.
2. Motores bem separados.

Resultado:
Mesmo em uma velocidade reduzida, o que para jatos como F-18/16, seria difícil, pois com pouca velocidade o uso dos profundores seria quase irrelevante para se salvar de uma possível queda. Entrretanto, para jatos com TV (Thrust vectoring) e motores separados, não seria tão difícil.

Quer ver?
Su-33. Arremetida forçada!
http://www.youtube.com/watch?v=g-8DFu-6sag

O que é TVC? (Thrust vectoring)
http://www.youtube.com/watch?v=rt3neRLquDI&feature=player_embedded

Ivan

Ivan,

Vc alertou para o risco que atinge qualquer aeronave, seja mono, bi ou quadrimotor:

O problema (ou pane quem sabe?) ocorreu a baixa altura.

Não há tempo de reagir.

Já ocorreu com outras aeronaves, como um Su-27 Flanker na Ucrania em 2002, salvo engano.

Grande abraço, xará,
Ivan, do Recife.

Justin Case

Amigos, Pelo que pode ser visto nas fotos e no vídeo: – a aeronave estava fazendo uma passagem na velocidade mínima sustentável; – nessa situação, estará na parte baixa da curva de potência, com pós-combustão máxima em ambos os motores; – um dos motores perdeu potência, como demonstram as diferentes aberturas das tubeiras, provavelmente devido a “stall” do compressor por insuficiente entrada de ar (grande ângulo de ataque e baixa velocidade); – a única recuperação possível seria com a imediata redução do ângulo de ataque, com grande perda de altura; – não havia altura disponível para a recuperação; – o… Read more »

Ivan

Valeu, Justin.

Grato,
Ivan.

Francisco AMX

Ivan, sai do meu pé seu safado! rsrsrsr olha que o facão 3 litras e maior que pexera de caboclo! rsrsrsrs falando sério, eu não podia perder a chance de cutucar certas figuras aqui, que julgam tudo que é americano superior! está no sub-consciente deles, eu eu adoro cutucar os “perturbados” emocionalmente! Ah sobre RCS, eu tenho minhas teorias, mas não vou colocar lá para ter que “debater” com alguns “bacanas” que usam a cartilha do fabricante e acusam outros de jogarem “super-trunfo”… entende? são o ditos “insiders” de manual do fabricante! se o fabricante que eles apreciam diz é… Read more »

RescFox

Luiz R. eu me assustei ao ver o video, incrivel como os Su são poderosos na parte de motor tb! Não sou expert, mas quando ele ia aterrissar, a parte de baixo do aviao se prende em algo né, que o ajuda a parar completamente, nossa eu pensei q isso ia se prender e o avião se espatifar na pista, que sorte do piloto. Show, e que o piloto do CF18, ja esteja em casa se curando do susto e dos possíveis ferimentos

Luiz R.

Eu consigo fazer isso que o piloto do F-18 tentou fazer, mas no simulador, de preferência a 5.000ft com PC de F-16/18/15, mas melhor faria com um Sukhoi, por causa do sistema vetorizado.
Não estou fazendo apologia aos equipamentos russos, já que para a maioria dos entusiastas preferem os americanos. Também não estou nem aí se é americano ou russo, o importante é funcionar!

Ricardo GF

Ué, eu pensei que as aeronaves americanas fossem “perfeitas” e impossíveis de cair, como dizem alguns vira-latas por aqui…what gives?