A dupla dinâmica do Armée de l’air
Mostrando algumas das principais armas ditas “convencionais” (não nucleares) destacadas no site da Força Aérea Francesa, aviões Rafale e Mirage 2000 D exibem suas belas linhas para as câmeras. Linhas “quebradas” pela presença do que é a razão de ser de uma aeronave de combate: o armamento.
Vale lembrar que as duas aeronaves formam a espinha dorsal dos planos de modernização do Armée de l’air para os próximos anos (veja mais detalhes nos links ao final da matéria).
Entre as armas mostradas nas imagens, podemos ver mísseis Scalp. O míssil começou a ser entregue à força em 2004, e deverá ser mantido em serviço nos Mirage 2000 multimissões (multirole) e no Rafale.
Segundo o Armée de l’air, a partir de 2015 alguns equipamentos do Scalp deverão chegar ao limite de operação. Assim, são previstas melhorias para aumentar a sua capacidade de penetração, nesse míssil que tem como característica importante a sua guiagem terminal por imageador infravermelho, para maior precisão.
O Scalp ainda não foi utilizado operacionalmente, permanecendo como instrumento de dissuasão. Mas outra arma importante do arsenal do Armée de l’air já foi utilizada num conflito, o AASM (Armamento Ar-Solo Modular). Empregado no segundo desdobramento do Rafale para o Afeganistão, até seis AASM podem ser levadas pelo Rafale. Ao sistema de guiagem por GPS dessas bombas somou-se, recentemente, o de infravermelho.
O Rafale, dotado de AASM, e o Mirage 2000 D, equipado com a GBU12 (guiada a laser), já foram empregados operacionalmente no Afeganistão. Para ampliar ainda mais a capacidade “todo o tempo” do seu arsenal, a Força Aérea eoncomendou uma bomba que será guiada tanto por laser quanto por GPS: a GBU49, que deverá equipar os Mirage 2000 D ainda em 2010.
FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Hi-lo mix’ à francesa
- Racionalização à francesa
- Entregue o primeiro M2000 com Link 16
- Segundo esquadrão de Rafale em St-Dizier
- Armée de l’air treina na Green Flag com seus Mirage 2000 D
- Troca da guarda em Kandahar: chegam os Rafale do 1/7 “Provence”
- Os Mirage do Armée de l´Air no Afeganistão
- Rafale em configuração de peso-pesado
- Rafale F3: nos próximos dois anos, com ASMP-A, AM39 e Damoclés
- AASM
- Storm Shadow / SCALP EG
- Alcance do Rafale operando no Brasil
- Principais armas ar-superfície americanas
Se não acabassem com nosso bolso e de tantos outros, seria muito bom, a julgar pelo que agente tem hoje…
Bela dupla, um aponta (M-2000) e o outro atira (rafale).
Interessante ensaio / reportagem.
Sugestão: gostaria de ver outros destes referindo-se à RAF, RN, Suécia, Itália, Espanha, Austrália, Canadá, etc. Assim teríamos uma visão do que poderia vir a ser nossa FA, MB .
“Fabio ASC em 23/09/2010 às 10:18”
Fabio, frequentemente publicamos matérias sobre as Forças Aéreas citadas, sugerindo comparações com a FAB. Você pode encontrá-las utilizando o campo busca.
É verdade que, atualmente, alguma prioridade está sendo dada às forças que utilizam vetores que poderão vir a ser adotados na FAB (caso, por exemplo, do Armee de l’air nesta matéria e da SAAF na matéria abaixo), mas outras forças aéreas continuam a ser, periodicamente, focadas pelo Poder Aéreo.
Mas sua sugestão foi anotada, para não esquecermos dessa demanda.
Saudações!
Meus amigos !
Não devemos penssar paqueno. Qual vetor atualmente que pode defender o Brasil? Vão superar quais? o F-16 do Chile,Sulkhoi a Venezuala , e agora o Equador. o Brasil esta caminhando para um conflitos de interesses,sem precedente. Nós não pedemos viver etenamente,sobre a tecnologia de um só pais. tecnologia se desenvolve não se compra. Quem o dominio da tecnologia tem o do mundo.É precoso termos determinação e não da satisfação a outras nações.Temos que decidir o que ée melhor para o Brasil
Sim! “Podem falar mal, mas no fundo pagam pau!”. Eu não sei mais qual a melhor aeronave para o Brasil no momento, mas os Rafales são bonitos isso são!
Abraços.
Bela dupla nao é?Gosto muito dos Rafales, que com certeza nos dariam uma excelente frente aos SU-30 Venezuelanos, e aos F16 Chilenos. O único problema dele é que se trata de um aviao caro.A Hora de voo e preco sao bem caros.O caca mais adequado no meu modo de ver seria o FH-18 SH, mesmo com a pouca transferência de tecnologia americana e restricao aos mísseis, bastando assim que eles liberassem a nossa escolha de armamentos.
Abracos
Paulo
Estava pensando, o povo que faz ITA e vai para a área militar depois de formada faz o que na Força Aérea?
[]’s
Na segunda foto, seriam três tanques externos mais dois misseis de longo alcance ?? E por acaso o Rafale tem capacidade de reabastecer outros caças (outros Rafales e M2000, por exemplo)??
“rodrigo ds em 23/09/2010 às 10:50
Na segunda foto, seriam três tanques externos mais dois misseis de longo alcance ?? E por acaso o Rafale tem capacidade de reabastecer outros caças (outros Rafales e M2000, por exemplo)??”
Sim para a primeira pergunta (são três tanques e dois mísseis ar-superfície SCALP, fora os mísseis ar-ar Mica).
Sim também para a segunda pergunta. Ele pode reabastecer outros caças, usando casulo “buddy-buddy”.
Vplemes disse:
23 de setembro de 2010 às 10:11
Bela dupla, um aponta (M-2000) e o outro atira (rafale).
É so assim mesmo pro rafele operar na dependência de outro caça.
Esse Mirage-2000 era um belo dum projeto. Era um BBB: bom, bonito e (relativamente) barato. Tivesse a França continuado sua evolução e hoje poderia estar “pau-a-pau” com o F-16 nos mercados periféricos. Inclusive no quesito “preço”, que sempre foi e sempre será o “Calcanhar de Aquiles” do armamento francês. Tivesse a França mantido sua já bastante razoável escala de produção e insistido na atualização, modularidade, comunalidade, abertura de códigos, busca de fornecedores mais baratos (independente de origem), integração com padrões internacionais, MLU, etc (ou seja, tudo que quem hoje faz melhor na Europa é a SAAB), e o Mirage-2000 poderia… Read more »
Valeu nunão por esclarecer minhas dúvidas!!! Já estou ficando entendido no assunto!!! Já sei diferenciar um missel de um tanque externo, hehehehe!!!!! =)
Olá,
Bonitas imagens,
O Rafale tem grande capaçidade de carga, e cumpre muito bem varias funções.
Abraços,
Vplemes disse:
23 de setembro de 2010 às 10:11
É isso aí, o Mirage 2000 é o binóculo para o cegueta Rafale. Uma década depois e ainda continua cego !!!!
[ ]s
Obrigado Nunão, ficarei de olho.
PS: já li quase tudo aqui do Blog, só sugeri esta matéria porque realmente gostei desta aqui.
Belas imagens. É bom ver uma Força bem “calçada”. O M2000 é muito belo. Linhas elegantes. O Rafaele também.
Uma pena o futuro do Rafaele ser tão nebuloso, mas, fazer o que…realmente, os “executivos” franceses num momento “nostradamus” visualizaram o mundo nao querendo produtos made in USA, o fracasso do Thypoon e a ex-URSS catando os caquinhos…visualizaram um futuro aonde só a frança poderia salvar, mas…f…
O Rafaele nao merecia.
Marco Antonio Lins disse: 23 de setembro de 2010 às 10:20 Meu amigo ! O Chile NÃO faz fronteira com o Brasil. Os inimigos históricos desse país são a Bolívia, Perú e a Argentina. Os dois primeiros por causa da Guerra do Pacífico. O último, por causa da Canal de Beagle. É pueril pensar que o Chile venha atacar o Brasil !!!! Além do mais, ele precisaria fazer a mãe de todos os Revos para nos atacar. Seria o Revo do Revo do Revo para atacar alguma coisa de valor no Brasil. Repito, o Chile nunca teve e NÃO tem… Read more »
prguntas de um leigo:
– Porque chamaram o Rafale de cego? os Pods designadores não se integram a ele? Precisa do Mirage para isso? Os nossos M2000 fariam isso também?
– disseram também que ele só faz dupla com outro Dassault mesmo (eu entendi assim). Isso procede?
Agora um devaneio: a Dassault não poderia converter o Rafale em um monoreator para barateá-lo? sei que demora, mas se tivessem pensado nisso na década de 90…
esclarecendo, converteria o Rafale em monoreator, mas sem deixar de produzir o original, oferecendo um em Hi e outro em low.
Alguém sabe que fim levou as bombas BGL francesas, similares às Paveway III americanas, fabricadas pela Matra?
Não são mais usadas? Não são mais fabricadas? As americanas são mais baratas? Eficientes?
??????????????????????????????
Luiz,
Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia.
Rsrsrssrsrs
o rafale e um grande aviao de combate mas para a força aerea brasileira o fa18 hornet seria o melhor
quem ousa responder ao Bosco???? eu não.
ZE disse:
23 de setembro de 2010 às 12:25
Zé,
Eu li e reli o teu comentário. Não entendi.
Tu quer dizer que o que os bolivarianos estão fazendo é correto? Não precisamos investir em Defesa e Tecnologia? Bom, eu não tenho nenhum inimigo na minha rua e adjacentes, então, pela tua lógica, eu não preciso de cerca elétrica nem portão na minha garagem? É isso?
Olá,
Eu não respondo ao Bosco ele ta certo, modelos de computadores podem ser feitos de qualquer forma, seja na Suecia ou na Russia ; – ) .
HAHHAHAHAHHA…
Abraços,
Bosco disse:
23 de setembro de 2010 às 12:56
“Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia”
Ahahaha, Boscão, sacanagem chamar o Gripen de “Rafale monomotor”…
A pobre jaquinha, bimotora, já não chega perto do Gripen rsrsrs… Imagine “le fils de jaquê”…
Abs.
e só me referi a pergunta sobre as bombas, se nem ele sabe, imagine eu.
Nunão, outra sugfestão:
Scalp x Meteor x Simlar Americano x Similar Russo
(coloquei como similar pois realmente não sei qual dos modelos se encaixariam nesta “disputa”).
Ilmo Sr.
Não me refiro a conflitos belicos,claro que sei que não são nossos
inimigos. Mas supremacia tecnologica( a comparação são feita entre aviões) é que estamos defasados em relação relação aos nosso amigos.
Talvez eu não tenha sido explicito,portanto aceitem minha s desculpas.
Abs
Bosco disse:
23 de setembro de 2010 às 12:56
Luiz,
Já existe um “Rafale” monomotor e bem mais barato. É feito na Suécia.
Rsrsrssrsrs
hahahahahaha boa!!
o pessoal viaja muito aqui, em pensar que algum país da america do SUl, possa invadir o Brasil, olha o tamanho do Brasil, qual força da america do Sul, tem capacidade belica e economia para TAL, e fora que o mercosul, é uma realidade.
Vader, Eu disse que é monomotor e mais barato, não disse que é pior e nem melhor. rrsrsrsrsr Luiz, Mas é um mistério mesmo. Eu sempre soube que os franceses fabricavam uma linha de bombas guiadas por laser (+ inercial) semelhante as Paveway, eram as LGB500 e LGB1000. Daí o Rafale integrou o GBU-12, mas eu achava ser apenas para padronizar com os caças americanos em operação no mesmo teatro. Agora essa notícia que compraram um lote da GBU-49 (laser + INS+ GPS). Por outro lado as bombas da Matra (LGB 500 e 1000) ninguém mais comenta. Sumiu. Escafedeu. Bomba… Read more »
Olá Bosco, parece-me contensão de despesas, gostaram das americanas, ficaram com elas e cancelaram o desnvolvimento das francesas (apenas um chute). ou vão copiar sorrateiramente à moda ching ling.
roni disse:
23 de setembro de 2010 às 12:59
Paulo Silva disse:
23 de setembro de 2010 às 10:42
Até que enfim nao estou sozinho na torcida pelo F-18.
Vader disse:
23 de setembro de 2010 às 13:45
Hehe Vader, acho que o amigo exagerou nessa, hein.
O Rafale é um bom caça. Inclusive, na minha humilde opinião, tecnicamente ele é até melhor que o Gripen. A grande “sacada” do GRipen NG é que tendo em vista as necessidades brasileiras, ele é o vetor ideal.
Abs.
se o Brasil não deveria gastar dinheiro com o Rafale, porque deveria faze-lo com os F-18? já que colocamos o preço como fator decisivo para comprar armas e não sua eficacia, porque não comprar os genericos chineses?
ja que a politica estrategica do pais deve ser subordinada ao menor preço e não a planos de longo prazo para estruturar as forças armadas não deveriamos fazer licitação para ver quem poder fornecer o que ha de mais barato?
Olá Mario,
não é só o mais barato, é o mais barato entre os que servem e a FAB já disse que os três do short list servem, portanto, entre estes três prefiro o mais barato para que não fiquem estacionados por falta de grana para voarem. não basta tê-los, tem de treinar e habituar com as capacidades da máquina (apenas minha opinião), e mantê-la.
Mario Blaya disse:
23 de setembro de 2010 às 17:09
“se o Brasil não deveria gastar dinheiro com o Rafale, porque deveria faze-lo com os F-18?”
Serve “porque é melhor”? 🙂
Vader, eu apostaria tudo se pudéssemos entrar em uma batalha real, você com o Gripen e eu com o Rafale.Aposto tudo que você viraria pó.E olha que eu concordo com muitas coisas sobre o que vocês dizem ser jaca, mais este Gripen não mete medo em ninguém, é só uma piada de mal gosto.Mais na verdade eu sou fã do F 18 Super Hornet, para não me chamar de rafalete.Aliás achei que o Jobim foi um burro ter dispensado o F 35, mesmo sem transferência ele seria uma tremenda aposta.
Srs.,…………
Sob varias e diversas analises e /ou parametros , nao ha duvidas que o melhor conjunto/equipamento de caça para a FAB e o Saab/Gripen.
Outrossim, para mim o mais importante de tudo e a peça por detras do canopy……………e esta nao tem preço, porem requer muito tempo e treinamento constante para adquirir a proficiencia desejada.
Sem isso de nada adianta ter um bom caça em voo no nosso pais…… (vide os Sukkoi da Venezuela) serao eternas rainhas do hangar……….fuiii
Sds
Dá nada não…..é só a Hillary vir aqui **** da vida que em 1 hora no GF anuncia o SH ahahahah.
Mas não teria tanta certeza se levar em conta que dia 1 de janeiro os funcionários públicos vão ter que usar camisa vermelha ahahahahah
lol agora to lascado não devia ter dito ¬¬
Discordo do Vader, acho o Rafale muito bonito de alguns ângulos, que não mostrem o trem de pouso de perninha de gafanhoto dele.
Tenho vários papéis de parede do Rafale aqui, dentro as mais de 3000 fotos de aeronaves que se alternam aleatóriamente aqui no meu PC a cada 60s.
Não é por achar ele bonito, que eu quero esta porcaria aqui.
Deixem os franceses morrerem abraçados com ele e vamos dar risada depois.
Klevston kstonboner disse:
23 de setembro de 2010 às 18:45
“Vader, eu apostaria tudo se pudéssemos entrar em uma batalha real, você com o Gripen e eu com o Rafale.Aposto tudo que você viraria pó.”
Depende: você é bom no simulador? 🙂
E no super-trunfo? Olha que nesse eu era “sortudo” hein? 🙂
Cada uma… de rir pra não chorar, rsrsrs…
Rodrigo disse:
23 de setembro de 2010 às 19:52
Rodrigo, eu só não gosto da cara de Pato Donald dele. No mais, não é dos mais feios, mas sou muito mais o Mirage-2000.
Abs.
Giordani RS disse: 23 de setembro de 2010 às 13:37 Giordani RS, creio que você não entendeu o meu post. Vamos lá: O que os bolivarianos estão fazendo é errado. Eles estão sistematicamente sucateando suas empresas, aparelhando o Estado, combatendo o pluralismo, se armando na medida do possível (a eficácia de tais armamentos, na maior parte dos casos, é no mínimo duvidosa, já que se trata de velharia com nenhuma serventia). Se você reler de novo o meu post, vai ver que eu NUNCA disse que não devemos investir em Tecnologia e Defesa !!!! O que eu disse é que… Read more »
Apenas alguns comentários técnicos: o pod Damocles já está integrado ao Rafale na versão F3 e já está em uso no Afeganistão, orientando as bombas AASM. As AASM nas 1as versões eram para ter precisão na casa de 10m, mas na prática estão apresentando precisão de apenas alguns metros, o que só era esperado para a versão guiada a laser. Aliás é pelo fato desta versão da AASM ainda não estar disponível é que os franceses estão usando as bombas guiadas a laser americanas. É previsto que a AASM possua a versão guiada a laser também. As antigas bombas guiadas… Read more »
ZE disse:
23 de setembro de 2010 às 20:49
ZE, comentário magistral. Parabéns.
Destaco: “Não há pressa para a FAB !!!! A pressa é para o governo empurrar o que eles querem, desconsiderando a posição balizada da equipe multidisciplinar da COPAC e suas 66 mil laudas !!!”
Disse tudo e mais um pouco.
Abs.
acho o rafale muito bonito em vários ângulos, mas este canopy émuito estranho, parece que ele é corcunda rsrsrsrsrsrs
sou a favor de um mix hi-low da FAB com o Gripen NG e o F35 mas acho que sonhei alto demais…
Belas imagens……os franceses devem estar preocupados com os rumos que tomaram ao se decidirem pelo Rafale….ah se pudessem voltar no tempo!!!!
Dos finalistas, é a pior opção para a FAB.
Quero o fim desta novela!!!
Brasil Sempre!!!
Marcelo disse: 23 de setembro de 2010 às 21:08 “o Mirage 2000 até que vendeu bem, e até estava vendendo ainda, mas foi descontinuado para “não roubar” vendas do Rafale” Concordo. A Dassault só esqueceu de “combinar com os russos”, como diria Mané Garrincha… ou seja, com os “compradores”… Mas o importante para nós, dado que a Dassault, que fez a burrice de abandonar o consagrado Mirage pela aventura JACA, tem mais é que se danar mesmo, é que no processo ela deixou os pobres compradores do M-2000 com as calças na mão. Assim pergunto: quem garante ao (hipotético) comprador… Read more »
Exclusivo:
Mulher Jaca diz que “pretende comprar um Rafale”…. um dia !!
Sds.