F-5M: contratada a modernização dos onze “jordanianos”
Na edição do Diário Oficial da União desta véspera de Natal, 24 de dezembro de 2010, foi publicado o Extrato de Dispensa de Licitação em que a Embraer Aviation International é contratada para modernizar 11 F-5, adquiridos usados da Jordânia.
Há um erro no texto publicado, pois percebe-se que foram trocadas as quantidades de modelos F (bipostos) pela de modelos E (monopostos). Na verdade, a FAB adquiriu 3 unidades da versão F e oito da versão E.
Para leitores fãs do F-5, e que acreditam que a dotação de F-5M da FAB deva ser reforçada com essas aeronaves, a notícia é como um presente de Natal (na falta de presentes mais “novos”, obviamente). E você? O que acha?
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 5/2010
Nº do Processo: 014-10/COPAC. Objeto: Modernização de 3 (três) Aeronaves F-5E e 8 (oito) F-5F do COMAER adquiridas da Jordânia. Contratada: Embraer Aviation International – EAI. Autoridade Solicitante: Brig Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira – Presidente da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito – Comandante da Aeronáutica.
Justificativa: Aquisição de Recurso Bélico Aeroespacial, cuja Revelação das Características do seu Objeto e Especificação coloca em Risco Objetivos da Segurança Nacional. Valor: US$ 107,519,244.09 (cento e sete milhões, quinhentos e dezenove mil, duzentos e quarenta e quatro dólares norte americanos e nove centavos). Amparo legal: Artigo 24, IX, da Lei nº 8.666/93, e suas alterações, combinado com o Inciso I, do Artigo 1º, do Decreto nº 2.295, de 4 de agosto de 1997.
FONTE: Diário Oficial da União
COLABOROU: Grifo
VEJA TAMBÉM:
- Mais caças F-5EM para a Força Aérea Brasileira
- Modernização dos F-5: ainda faltam oito células
- Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- A Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira – parte 3
- Os 50 anos da família F-5
BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.
Bom primeiro pagamos bem baratinho nesses f-5 .(pensei que serian canabalizados )os monoplaces mas por outro lado a FAB precisa urgente de biplaces (modelo F) para treinar novos pilotos
Nada de novo já era esperada essa noticia ;
A FAB poderia ter pensado no restante da indústria de MRO, ao invés de ficar arrumando trampo p/ a Embraer.
Eles lá tem 16 bilhões USD em ERJ p/ entregar, então não precisam desse tipo de trabalho.
Que aliás não acrescenta nada, não desenvolve nada e não ensina nada, além de fazer o próximo upgrade melhor que o anterior.
Isto enquanto houverem F-5 p/ reformar.
Inverteram as quantidades, uma coisa tão simples, dão esta trapalhada. Esta é a tônica da renovação dos nossos caças, uma trapalhada. Podemos pegar também os F-5 do Chile,enquanto eles apresentam os seus F-16.
A FAB poderia ter pensado no restante da indústria de MRO, ao invés de ficar arrumando trampo p/ a Embraer.
Caro Mauricio R., acho que a Embraer é apenas a “main contractor” desta modernização. Boa parte do trabalho é repassado para outras empresas, em especial a Elbit/AEL.
Que venha mais uns mike enquanto não chega novos “brinquedos”, obrigado papai noel.
O valor total da modernização dos 11 F-5E/F daria para comprar 2/3 de um Rafale. Tá bom demais!
2/3 de 1 Rafale? Caraca! Se 1 F5-BR derrubou 1 Rafale inteiro………..!
Noooossa.
Agora babou tudo. O MD vai atrás de todos os F5 disponíveis. hehehehehehe
Brincadeirinha!
O valor total da modernização dos 11 F-5E/F daria para comprar 2/3 de um Rafale. Tá bom demais!
E os F-5M vem com HMD e pod designador laser integrados, e radar com modos GMTT/GMTI…
Ééééé… o quadro Lata Velha do programa do Luciano Huck perde pra FAB. Reformaremos peças de museu mais uma vez, porque o GF não fez a sua parte. Mas gastou dinheiro à tôa com o Bolsa-família, propaganda governamental, ongs picaretas, etc.
Nao sei se rir ou chorar.
Quem sabe num futuro nao muito distante a FAB vai ter a maior esquadrilha de F-5s. do planeta.
Esse e o nosso futuro…reformar cacas usados para equipar a forca aerea mais recauchutada do mundo.
E ainda querem ser Potencia com assento no CS da ONU.
Sonhar nao custa nada, mas nao vai ser com F-5s. , meia duzia de subs, alguns helis (banheiras) russas, blindados usados na Alemanha e milhares de recrutas que a gente vai chegar la.
Quer vergonha…
é muito melhor do que nada e caso venha a se concretizar o Gripen NG, ainda poderão operar por algum tempo sendo nossos LIFTs e treinamento, dando conta muito bem o recado.
Equipados com bons mísseis, bem tripulados que são e juntamente com R99 impõe muito respeito….
Pragmatismo Mesmo que houvesse este ano que se encerra uma decisão do F-X2, qualquer que fôsse a decisão, existe um crescimento de demanda de serviços para a FAB, não apenas pela aposentadoria do Mirage F-2000, mas também pelos movimentos externos na América Latina. O militar, de uma forma geral, precisa ser pragmático, agir a luz da experiência e estar pronto para reagir às demandas em tempo útil. Temos vários exemplos pragmáticos de forças aéreas: – A US Air Force reforma seus F-15 C/D Eagle com novos radares AESA APG-63(V)3, apesar da produção de F-22 Raptors e até mesmo para complementá-los… Read more »
Todas as forças aéreas citadas reformam caças antigos, porém, elas JÁ possuem caças de 4ª e 5ª geração em operação. No caso da FAB, a questão é que não possuímos caças no estado da arte, e estas ações, embora necessárias, ficam parecendo que a solução para os nossos problemas está em modernizar caças antigos, com muitas horas de voo. Já se disse N vezes aqui e em outros blogs e sites especializados, se o FX-2 fechar em janeiro de 2011 (o que penso ser muito pouco provável), vamos receber o nosso 1º caça FX-2 daqui a quatro anos, pelo menos.… Read more »
Cesar,
Acredito qua a idéia da FAB é semelhante a sua.
Modernizar o F-5 é necessário, com ou sem F-X2.
Sds,
Ivan.
Seremos a Potência que mais Repontencializa o seu arsenal, temos Jipes da segunda-guerra que ainda rodam por aí, caças com menos de 40 anos estão na tenra flor da idade. Afinal de contas precisamos economizar para poder gastar com as reais prioridades: ajudar os necessitados com o bolsa-família, pagar um salário justo aos nossos tão dedicados políticos, aumentar a máquina nanica do Estado criando mais ministérios e secretarias, que vão empregar mais geniais e fieis politicos e assim podermos controlar melhor as evasões, digo ações de melhorias, que fazem do nosso país esta maravilha sem igual.
Eu amo esse país.