Qual é a novidade?
Um caça MiG-21 da Força Aérea da Índia (Indian Air Force-IAF) caiu em Rajasthan na sexta-feira, mas o piloto ejetou-se em segurança, informou uma fonte oficial.
A aeronave realizava um treinamento de rotina quando caiu por volta das 11:30h, horário local, próximo à base aérea de Uttarlai, no distrito de Barmer, distante cerca de 600 km de Jaipur.
FONTE: India Current Affairs
NOTA DO EDITOR: é melhor o MMRCA ser decidido logo.
É caça caindo na India é igual bala perdida no Rio rsrs
“A aeronave realizava um treinamento de rotina…….” inclusive a ejeção de rotina.
[]s
Com MMRCA ou sem, se não alterarem profundamente o treinamento dos pilotos, os acidentes continuarão acontecendo.
O problema é que lá o MiG-21, que é um caça que tem algumas “pegadinhas” no seu manejo, é pilotado justamente pelos tenentes recém-chegados à aviação de caça, ou seja, com pouca experiência.
O MiG-21, apesar de suas muitas qualidades, é reputado como tendo um defeito de projeto (que não tem solução devido às limitações de seu arranjo interno) em que, conforme o combustível é consumido, o centro de gravidade muda bastante de lugar, o que afeta dramaticamente o manejo.
Fora que a estabilidade e o tempo de resposta do MiG-21 são bem prejudicadas a baixas velocidades, também não tem uma visibilidade muito boa do cockpit.
Realmente não é tida como uma aeronave “fácil” para pilotos com pouca experiência.
A visibilidade do cockpit do MIG-21 indianos já foi pior, mas foram melhoradas na modernização dos mesmos onde foram retiradas aquela “armação” ( 😀 ) da cara do piloto e essa melhoria poderia ser copiada pela MB/EMBRAER na modernização dos A-4 da Marinha.
[…] Qual é a novidade? […]