Super Hornets da USN e seus AIM-9X nas pontas das asas
Na última quarta-feira, 5 de outubro, mostramos fotos dos mísseis AIM-9X que equipam os caças F/A-18 Super Hornet da Força Aérea Australiana (clique aqui para acessar a matéria). Vale a pena agora ver algumas fotos interessantes dessa arma nos Super Hornets da Marinha dos EUA (USN).
Clique nas imagens para ampliar e ver mais detalhes. Reparar que os mísseis permanecem instalados mesmo com as partes externas das asas dobradas, e que atividades do pessoal de apoio podem ser realizadas com os mísseis nessa posição, sem que se prejudique o espaço disponível no deck abrindo-se as asas – embora, na última foto, pode-se ver uma checagem da instalação do míssil sendo realizada com a parte externa da asa desdobrada.
Pode-se ver também, na imagem logo abaixo (que é uma ampliação da foto de abertura desta matéria), várias pequenas bombas de exercício instaladas num dos três pilones sob a asa esquerda do caça.
FOTOS: USN
Se tem uma coisa rara, é ver esses suportes triplos nos F-18. No modelo antigo, eu só vi fotos dos suportes duplos. E nesse Super Hornet, é a primeira vez que vejo o suporte triplo instalado, mesmo que seja apenas para bombas de treinamento.
Clésio, Interessante notar que, na foto que abre a matéria, a configuração de tanques externos está assimétrica – talvez um deles ainda devesse ser instalado na aeronave, antes da decolagem (se é que já não voou e na verdade a foto foi tirada após o pouso). Se instalado, o tanque que falta ocuparia a estação mais próxima da fuselagem, bem ao lado do pilone onde estão as bombas de treinamento. Em operações a partir de terra e “em tempo de paz”, quando se tem muito tempo para configurar uma aeronave, é mais comum que só se instale um pilone se… Read more »
Aqui mesmo já se postou fotos do Hornet com tanques instalados de forma assimétrica. Deve ser uma emoção e tanto pousar num PA com uma asas mais pesada que a outra. Talvez seja treinamento, para o caso de algum dos tanque não se soltar e você ser obrigado a pousar com ele.
PS: Nunão, eu escaneei a história de Beurling, mas estou com dificuldade de juntar tudo com a formatação original do livro. Posso mandar para você um arquivo PDF por página (no total são umas 20)?
Pode mandar sim, Clésio, da forma que for mais conveniente pra você.
Agradeço desde já!
Clésio,
Você é um bom observador.
Realmente quase não se encontra fotos do SH com lançadores triplos.
Nem mesmo quando usando bombas da série Mk-82 (de 500 lb) aparecem os tais lançadores triplos carregando 3 bombas, são sempre lançadores duplos com 2 bombas.
O mais normal parece ser lançadores duplos com 2 bombas Mk-83 (1000 lb).
Um abraço.
Putz, Clésio, agora com esse comentário do Bosco eu entendi melhor o que você escreveu. Sei lá por que cargas d’água eu achei que você estava falando de fotos do Super Hornet com três pilones sob cada asa, e não sobre o pilone com suporte triplo.
De fato, esses pilones com suportes triplos não são dos mais comuns de se ver em fotos.
Saudações!
Agora que eu entendi tb, só que esses são sêxtuplos. Essa fote em resolução maior da para perceber:
http://www.navy.mil/management/photodb/photos/110923-N-TZ605-452.jpg
[]s
eu não vi suporte triplo e sim sextuplo.