Contagem regressiva de 10 dias para abertura das duas ofertas do MMRCA
Segundo o jornal Indian Express, a pista está livre para que o programa MMRCA, que visa a aquisição de 126 aeronaves de combate multitarefa de porte médio para a Força Aérea Indiana, seja finalizado. Nesta sexta-feira, o conselho de aquisição de defesa liderado pelo Ministro da Defesa liberou a abertura das propostas comerciais dos dois finalistas, o Eurofighter Typhoon e o Dassault Rafale.
Fontes disseram que, em dez dias, os dois concorrentes serão chamados para abrirem suas propostas comerciais e, após esse passo, o vencedor seria decidido. Cartas formais de convite para as duas empresas deverão ser mandadas em breve, e seus altos executivos deverão voar para a Índia daqui a uma semana.
Porém, ainda deverá levar mais um mês, após a abertura das propostas, para determinar o vencedor e assinar o acordo ainda no atual ano fiscal.
FONTE: Indian Express
FOTOS: Eurofighter e Dassault
NOTA DO EDITOR: na última matéria (clique aqui para acessar) sobre o MMRCA que ilustramos com fotos dos concorrentes, colocamos a imagem do Rafale acima da imagem do Typhoon. Desta vez, estamos fazendo o contrário, para variar.
Tá 2 X 1 Typhoon, na votação do LiveFist:
(http://livefist.blogspot.com/2011/10/final-mmrca-meet-today-ahead-of-bids.html)
Go Typhoon, go!!!
Como é feio este Typhoon…nunca entendi esta configuracao dos canards, atrapalhando a visao do solo pelo piloto. A entrada de ar quadrada tambem nao é nada interessante. Tambem, quem já fez Sea Vixen…
“Marcelo disse:
9 de outubro de 2011 às 3:43
Como é feio este Typhoon…nunca entendi esta configuracao dos canards, atrapalhando a visao do solo pelo piloto. A entrada de ar quadrada tambem nao é nada interessante. Tambem, quem já fez Sea Vixen…”
Marcelo,
Avião não tem que ser belo, tem que ser funcional. Se beleza fosse quesito, não haveriam Phantoms, F-7 Cutlass, A-10…a lista é longa.
O Tufão usa canards porque ele voa no conceito de aeronave instável. E na boa, os projetistas não colocariam o canard no campo de visão do piloto…
Voltando ao tema, que “silêncio…” hehehehehe…
Giordani, Também estranhei o “silêncio”, já que não é pequena a torcida pelo Typhoon, entre a parcela dos leitores do Poder Aéreo que escreve comentários com alguma frequência. Assim como o Rafale também tem seus torcedores convictos por aqui. Deve ser a aflição de parte a parte ou o cansaço de comentar apenas com base na torcida. Ou talvez o fato de que esse assunto já foi discutido exaustivamente. O que pra mim é interessante, pois mostra talvez uma predileção por comentários mais embasados. E boa parte dos bons comentários já foi “gasta” nas inúmeras matérias já publicadas sobre o… Read more »
O vento sopra…p/ o outro lado:
(http://livefist.blogspot.com/2011/10/loyalties-switch-livefist-readers-now.html)
As possibilidades do Typhoon, de acordo c/ perspectivas britânica:
(http://feedproxy.google.com/~r/ThinkDefence/~3/NtQz1mY2drU/)
Importante lembrar que a Bhartiya Vāyu Sena precisa de um vetor aéreo com capacidade de ataque nuclear.
O Rafale é um vetor já configurado para este tipo de ataque e a necessidade de vender este avião pode levar os franceses a entregar a capacidade nuclear no MMRCA.
Tenho certeza que o Typhoon pode ser configurado para ataque nuclear, mas tenho dúvidas se os países fabricantes estariam dispostos a entregar abertamente esta capacidade.
Sds,
Ivan.
Importante lembrar que a Bhartiya Vāyu Sena precisa de um vetor aéreo com capacidade de ataque nuclear.
Caro Ivan, eu concordo com este ponto, e acho justamente que os dois que estão na short list são exatamente os dois que JÁ concordaram em fornecer esta capacidade nuclear.
Acredito que agora a decisão agora seja eminentemente política. Lembrando que a Índia até agora ainda não assinou o contrato de upgrade dos Mirage 2000.