Qual poderia ser o ‘F’ do Rafale?
Na maioria das vezes em que incorporou uma nova aeronave de caça, a FAB (Força Aérea Brasileira) seguiu o costume de lhe dar uma designação alfanumérica coerente com a utilizada no país de origem. Ainda na era do motor a pistão com hélice, o representante mais conhecido foi o caça norte-americano P-47, que recebeu a mesma designação na FAB. Em 1952, mudou-se o “P” para “F”, e eles passaram a ser chamados de F47, seguindo a própria alteração realizada anos antes na Força Aérea do país de origem, os EUA, onde seus caças deixaram de ser designados com o “P” de “Pursuit” e receberam o “F” de “Fighter”.
Os Gloster Meteor F Mk 8 de origem britânica tornaram-se os F-8 da FAB. Os F-80 e F-5 norte-americanos foram denominados da mesma forma por aqui. Os caças Mirage III comprados na França marcaram uma pequena diferença no padrão, tornando-se os F-103 da FAB – mas pode-se dizer que ao menos o número “3” do original está presente na designação F-103. Saltamos abruptamente das designações de um, dois ou três dígitos para quatro dígitos, com os F-2000, que são a designação da FAB para os Mirage 2000 franceses.
Os caças do programa F-X2
O leitor já deve estar desconfiando, pelo título da matéria, onde queremos chegar com esse assunto. Estamos no início da segunda década do Século XXI e continua sem definição o programa F-X2, cujo objetivo é a incorporação de uma nova aeronave de caça na FAB. Concorrem o norte-americano F-18 Super Hornet, o sueco JAS-39 Gripen (na versão NG) e o francês Rafale.
Se o programa chegar a um vencedor e a lógica das designações anteriores for seguida, é bem provável que, no caso de vitória do F-18 Super Hornet, o novo caça da FAB receba aqui a mesma designação (e provavelmente seguida das letras E e F, como foi o caso com os F-5). Caso vença o Gripen, não haveria surpresa se o víssemos com o designativo F-39 pintado na cauda.
Mas e no caso de uma vitória do Rafale? Que número poderia vir após o “F”? Qual seria a lógica a usar numa hipotética designação? Pode-se até pensar em F-3, devido ao fato desta ser a designação do padrão atual de desenvolvimento do caça, mas isso parece um tanto estranho, pois o F-3 do Rafale (que se seguiu aos padrões F-1 e F-2) fazem alusão muito mais a uma versão, que normalmente recebe letras como A, B, C para marcar novos padrões, e não a um número que indique um tipo diferente (como é o caso de F-14 Tomcat, F-15 Eagle e F-16 Falcon, por exemplo). Haveria precedente histórico, porém, já que no caso do Gloster Meteor da FAB o “F-8” fazia referência a uma versão, a Mk8, e não a um tipo diferente de aeronave.
Esse dilema atormentou o autor desta matéria durante o final de semana, e por isso o Poder Aéreo pede aos seus leitores que tentem ajudá-lo resolvendo a questão, se possível com sugestões que envolvam alguma lógica.
Que número poderia acompanhar uma letra “F” pintada na cauda de um caça Rafale da FAB?
F-0 LJ……!!!!!
Olha, é uma boa pergunta.
Considerando que essa seria a terceira geração de caças franceses na FAB, creio que poderia se usar o F-3.
Malditos franceses, nem para dar um nome decente pro caça.
F- 5%
F- 3 (3 bilhoes perdidos)
F- 1986 (data do primeiro voo) …
[]s!
P.S.: Desculpe Nunao, nao resisti, embora saiba que vc esteve atormentado durante o fim de semana com este puzzle. Veremos se algum colega tem alguma ideia melhor.
F-2001, uma Odisséia para Comprar.
Mas acho que ele acabaria sendo chamado de F-3 mesmo, já que o sistema de designações da FAB é meio sem lógica. Ou F-1, já que recentemente tivemos o C-1 (avião presidêncial).
Sinceramente prefiro F18 ou F39… se forem comprar mesmo o rafale, eu diria que o melhor seria usar a designação partidária do PT, já que foi decisão exclusivamente política… será que o fato de que ninguém comprou ele até agora não indica nada?
Clésio, falar que o sistema de designações é meio sem lógica indica que existe um…. na minha opinião ou mantinha o original (que eu acho mais simples) ou segue a boa e velha ordem númerica, talvez voltando atrás e vendo do primeiro para cá, classe a classe.
A Grã Bretanha e a França utilizam nomes em lugar siglas. Eu gosto mias disso do que o sistema americano que mal adaptamos por aqui. Fora a completa falta de padronização entre as 3 forças. Um mesmo modelo recebe 3 siglas diferentes. E nem preciso dizer o quanto é confuso quando se opera em conjunto. No final, ficava mais fácil dizer para um soldado do Exército que ele deve embarcar num Cougar da FAB ou MB, ao invés de dizer que ele vai voar de HM ou HA, ou MH- não sei o que, ou qualquer outra sigla que inventaram.… Read more »
F-171 (só tem mutreta)
F-69 (uma p#%* sacanagem)
F de … prefiro não comentar 😉
Poderia ser :
Para o Rafale:
F-3
F-3000
F-51 (em homenagem ao Lula)
F-171 (como o Joker citou ae em cima 🙂 )
F-(aquele simbolo de infinito) não acaba nunca.
Para o Gripen:
F-39
Para o Super Hornet:
F-18
[]’s
F-deu
F-demos
hahaha
F-errô…
F-13 PT
F-PQP
F-DP
Acredito que a FAB deverá seguir o sufixo, Rafaele F.1, então, F-1, Rafaele F.2, então, F-2, Rafaele F.3, então F-3…No caso do SH não precisa e no gripen F-39…
Mas o que realmente vai acontecer é o F-Nada…F,000…F…!
Gostei de F-3, não é mt ruim…rs
F-3
F-3000
ou F-203 ou ainda F-303 ( uma vez que o Mirage 2000C deveria ter sido chamado de 203 para manter a linha dos caças franceses que o Mirage III começou ) 😀
F ( Fighter) – 3 ( terceiro caça francês ) 03 ( versão)
Abraço!
Pode ser F-19, igual aquele avião que nunca existiu…
Que tal F-2050?
Uma homenagem ao ano em que o Rafale será adquirido pelo Brasil…
Provavelmente se o Rafale for escolhido será F-3 ou F-104, continuando a designação do Mirage III.
O comando da fab terá muito tempo para escolher o nome, já que o fx-2 não sairá tão cedo.
D4niel,
F-104???????????? agora o Starfighter tem o nome relacionado com frutas????????? afinal jaca é fruta……………. rsrsrsrsrsssss………..
Alguem lembra do Mirage 4000?????????? será F-4000……… mas ai será um célebre caminhão da Ford quem será xingado………………
Mas provavelmente a FAB ira mudar a designação de seus caças e voltar à usar a letra P antes do número…………….. “P” de pesadelo financeiro e logístico.
Ou “R”………… de rainha de hangar……………..
abraços.
“Joker disse:
3 de outubro de 2011 às 9:28
F-171 (só tem mutreta)”
Cramba Joker, pensei a mesma coisa mais vc escreveu primeiro, hehe… 😀
Um abração.
jacubao disse:
3 de outubro de 2011 às 18:54
Cramba Joker, pensei a mesma coisa mais vc escreveu primeiro, hehe… 😀
Aonde se lê “mais” no texto acima, leia-se “mas”. 😀
Senhores,
Já que se sugeriu o F-171, poderiamos usar outros números de artigos do Código Penal
Podiam batizar o aparelho, por exemplo de:
F-317 (art. 317 – corrupção passiva);
OU
F-321 (art. 321 – advocacia administrativa);
OU
F-332 (art. 332 – tráfico de influência).
Enfim, tem vários artigos no Código Penal para escolher…
Analisando o texto e os comentários até aqui, poderia ser F-105 ou F-5000. Vejam:
Como F-103 foi utilizado para o Mirage III e F-104 nos remonta ao famoso Starfighter, agora é avez do F-105.
Como F-2000 é usado para os Mirage 2000, F-4000 havia sido designado para uma outra versão do Mirage, e não é conveniente usar um número menor (F-3000), agora é a vez do F-5000.
Abs
Acho que não tinha que chamar de “F” nenhum. Até porque, como a turma acima demonstrou, vai virar piada na boca do povão. Vão fazer até musiquinha, como fizeram com o velho “Minas”…
Chama de Rafale mesmo.
Ou pode traduzir pra “ventinho”, “jaca”, “queijo-podre”, etc… 🙂
Concordo c/ o Vader, tem que ser “F-nada”, pq senão teremos que reformar o jogo do bicho e arrumar outro nª pro “antilope”…
Então prefiro: Le Jaca!!!
Pensei primeiro em F-24 ou F-171. Depois pensei em F-0. Mas o melhor é F – Nada.
Que tal F-O?
Não é zero não, é “O” de otário mesmo, pois quem vai pagar a jaca somos nós (otários) mesmos.
F-35000.
Em homenagem ao custo da hora de vôo.
Acho que os brasileiros são os unicos que conseguem se divertir sobre um assunto tão infelis e sério, importantissomo para o país.
de qualquer forma, é melhor rir porque chorar, já se chorou muito e não se chegou a lugar nenhum.