20 anos de C-17
A Boeing comemorou neste dia 15 de setembro o 20º aniverário do primeiro voo do seu avião de transporte C-17 Globemaster III . Naquela data o protótipo T-1 decolou de Long Beach para um voo de duas horas. Este voo foi repetido ontem também com o T-1.
A frota d e C-17 já voou mais de dois milhões de horas nestes 20 anos em diversas missões ao redor do mundo.
A linha de produção de aeronave continua aberta, mas a Boeing reduziu de 15 para 10 exemplares por ano para que ela permaneça aberta além de 2014.
O C-17 quebrou 33 recordes mundiais, mais do que qualquer outro avião, durante seus testes iniciais em Edwards Air Force Base.
Em 20 anos a Boeing entregou 235 C-17, sendo 211 para a U.S. Air Force (inclui unidades da ANG e da AF Reserve) e 24 para clientes no exterior. A Índia tornou-se o mais novo membro da família ao selecionar o avião em junho passado.
FONTE: Boeing
Foi a principal ferramenta que colocou a 173rd Bde no norte do Iraque em 2003.
Não seria nada mal contar com uma meia duzia deles junto com esse futuro KC-390. Transporte global…mas por outro lada, para que?
Pqp! Estou ficando velho…Eu tenho um livro aonde ele concorre com o YC-15…
Giordani RS disse:
16 de setembro de 2011 às 16:45
“Pqp! Estou ficando velho…Eu tenho um livro aonde ele concorre com o YC-15…”
E eu? Sou do tempo em que Globemaster era um quadrimotor convencional. O porimeiro a abrir a frente e receber carga por alí!!!
Pode crer Franco
O Globemaster era outro e Panther e Cougar não eram helicópteros 🙂
Quanto ao C -17 não concorreu com o YC 15 não, ele foi sim desenvolvido, segundo requisitos da USAF (MAC), baseado em algumas soluções e experiencias do projeto YC-15.
O 15 da MDD concorria com o projeto do YC-14 da Boeing.
Abraços
Outra coisa é que o C 17 aguenta e opera em situacoes menos “carinhosas” do que pensavamos nós palpiteiros globais nos anos 80 quando ainda eram apenas prototipos.
Esse daí o C-5 Galaxy o AN-124 e o IL-76 são sem duvida os melhores monstros na areá de transporte militar.
Franco…
Esse blog aqui tem revistas e livros, em PDF, da sua época entao.. rsrs
http://military-machine.blogspot.com/
Não vem nem uns pra FAB?