A Boeing comemorou neste dia 15 de setembro o 20º aniverário do primeiro voo do seu avião de transporte C-17 Globemaster III . Naquela data o protótipo T-1 decolou de Long Beach para um voo de duas horas. Este voo foi repetido ontem também com o T-1.

A frota d e C-17 já voou mais de dois  milhões de horas nestes 20 anos em diversas missões ao redor do mundo.

A linha de produção de aeronave continua aberta, mas a Boeing reduziu de 15 para 10 exemplares por ano para que ela permaneça aberta além de 2014.

O C-17 quebrou 33 recordes mundiais, mais do que qualquer outro avião, durante seus testes iniciais em Edwards Air Force Base.

Em 20 anos a Boeing entregou 235 C-17, sendo 211 para a U.S. Air Force (inclui unidades da ANG e da AF Reserve) e 24 para clientes no exterior. A Índia tornou-se o mais novo membro da família ao selecionar o avião em junho passado.

FONTE: Boeing

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
shipbuildingbr

Foi a principal ferramenta que colocou a 173rd Bde no norte do Iraque em 2003.

Não seria nada mal contar com uma meia duzia deles junto com esse futuro KC-390. Transporte global…mas por outro lada, para que?

Giordani RS

Pqp! Estou ficando velho…Eu tenho um livro aonde ele concorre com o YC-15…

Franco Ferreira

Giordani RS disse:
16 de setembro de 2011 às 16:45

“Pqp! Estou ficando velho…Eu tenho um livro aonde ele concorre com o YC-15…”

E eu? Sou do tempo em que Globemaster era um quadrimotor convencional. O porimeiro a abrir a frente e receber carga por alí!!!

shipbuildingbr

Pode crer Franco

O Globemaster era outro e Panther e Cougar não eram helicópteros 🙂

Quanto ao C -17 não concorreu com o YC 15 não, ele foi sim desenvolvido, segundo requisitos da USAF (MAC), baseado em algumas soluções e experiencias do projeto YC-15.

O 15 da MDD concorria com o projeto do YC-14 da Boeing.

Abraços

shipbuildingbr

Outra coisa é que o C 17 aguenta e opera em situacoes menos “carinhosas” do que pensavamos nós palpiteiros globais nos anos 80 quando ainda eram apenas prototipos.

Gueorgui Jukov

Esse daí o C-5 Galaxy o AN-124 e o IL-76 são sem duvida os melhores monstros na areá de transporte militar.

Alfredo Araujo

Franco…

Esse blog aqui tem revistas e livros, em PDF, da sua época entao.. rsrs

http://military-machine.blogspot.com/

Luis

Não vem nem uns pra FAB?