C-130 Furtivo
Quatorze anos atrás a USAF tentou substituir seus C-130 uma aeronave com capacidade STOL (Short Take-off Landing) com o Boeing YC-14 ou o McDonnell YC-15, mas o projeto foi cancelado. Agora a Lockheed mostrou seu futuro candidato para substituir o C-130. A foto é de um modelo em escala de 23% do conceito Speed Agile da Lockheed. A aeronave está equipada com dois motores Williams FJ44. A Boeing também está realizando pesquisas a respeito.
Fonte: DEW Line
É… Pois é… Acho que é o décimo conceito americano de aeronave VLRCS…
Mas pra Zé Povinho aqui em Banânia experiente mesmo com tecnolgia “istélfi” são os russos e os chineses… 🙂
Ou pior que isso, os franceses.
“…substituir seus C-130 uma aeronave com capacidade STOL (Short Take-off Landing) com o Boeing YC-14 ou o McDonnell YC-15, mas…”
Que pelos estranhos designíos do Pentágono, desaguou no C-17.
Matéria no blog Ares, a respeito do Speed Agile da Lockheed:
(http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3a4ed2785f-832c-4f7f-8a7b-1d820cb2b07a&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest)
Furtivo? Com essas palhetas do turbofan de cara para o radar dos outros? hahaha…provavelmente é um modelo em escala reduzida para testes aerodinâmicos. Com essa configuração de motor, não é stealth nem aqui nem na China.
Marcelo,
Acredito que a foto é apenas de um modelo em escala (23%), equipada com dois motores Williams FJ44. Seguramente a configuração dos motores não seria esta.
O link que o Maurício indicou acima é muito interessante.
Vc poderá encontrar alguma coisa no site sistemadearmas.
Sds,
Ivan.
Te cuida Emb 390 !!! rsrsrsrsrsr!!!
Na verdade houve um programa mais recente que avaliou conceitos para a substituição dos C-130, mas com o dobro da capacidade de carga, autonomia e a metade de pista para decolar e pousar, que foi o programa ATT (Advanced Theater Transport).
Havia uma proposta com turbofans que usava o conceito USB para possibilitar o SSTOL e uma com 4 turbohélices onde a asa inteira assumia uma orientação que possibilitava o SSTOL (tilt wing).
Os dois eram stealths.
Esse projeto lembra o conceito ATT com turbofans.