Primeiro teste de voo do Rafale com motores M88-4E

162

Safran M88-2_Engine

O primeiro vôo de teste de um caça Rafale propulsado pela turbina Snecma M88-4E (anteriormente denominada “TCO Pack”) teve lugar no dia 22 de março, na Base Aérea de Istres, no sul da França.

Com duração de 1 hora e 30 minutos, o vôo foi um sucesso total, e foi usado para expandir o envelope de vôo. A campanha de ensaios para o motor M88-4E compreende cerca de 70 voos, em 2010, com configurações diferentes do motor. Dez vôos de teste foram realizados até agora.

“Nós estamos satisfeitos com os primeiros vôos bem sucedidos do M88-4E, a terceira maior atualização, refletindo nosso foco contínuo em pesquisa e desenvolvimento. A mais recente evolução do motor nos permite atender melhor às expectativas dos nossos clientes, ajudando a diminuir os custos de manutenção do Rafale “, disse Didier Desnoyer, vice-presidente da Snecma Military Engines (do Grupo Safran).

O desenvolvimento da M88-4E está seguindo de forma muito satisfatória. O primeiro teste de solo do motor foi realizada em setembro de 2009. Motores de desenvolvimento agora estão sendo submetidos testes de performance e ensaios de resistência, e uma série de testes de câmara de altitude foi concluída no final de fevereiro. A qualificação e entrega da primeira unidade produção do padrão M88-4E está agora prevista para o final de 2011.

Em janeiro de 2008, a agência da defesa francesa DGA, concedeu à Snecma o contrato “TCO Pack” para o motor M88-2. O objetivo deste contrato foi de prolongar a vida útil e o tempo entre as inspeções de diversas partes do motor. As modificações dizem respeito principalmente ao compressor de alta pressão e turbina.

Projetado para o caça multimissão Rafale, o M88 é o primeiro membro de uma família de motores de nova geração, destinada à aeronaves de combate e de treinamento avançado do século 21. O M88-2 encontra-se agora em operação nas versões do Rafale da Força Aérea e da Marinha francesas. É particularmente adequado para penetração em baixas altitudes e missões de intercepção em alto nível.

M882

O programa M88 ECO, entre 2003 e 2007, testou novas tecnologias para demonstrar que a vida útil de alguns componentes poderia ser ampliada, diminuindo custos de operação. Na tabela abaixo, na última coluna à direita, as características da M88 ECO.

Engines-corrected-1

FONTE: Snecma

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments