Antes mesmo do inicio do desenvolvimento do projeto Mitsubishi ATD-X,
o Japão já tinha um conceito de stealth fighter, o F1-X.
Sem dúvida, era um atraente e compacto desenho, que ainda pode ser usado como ponto de partida no desenvolvimento de um caça stealth.
Parece com os conceitos que as empresas americanas faziam nos anos 80, antes da aparição pública dos YF-22 e YF-23. Quem leu o livrinho Aviões do Futuro, da série Guia das Armas de Guerra, vai achar esse desenho aí bem familiar.
Interessante que quase tudo que eles apresentaram lá (a publicação é de 1985) acabou sendo usada nos caças mais modernos. O primeiro volume é praticamente a descrição do F-22, 5 anos antes de ele ser apresentado ao público. A exceção é que a maioria dos projetos apresentado lá tinham canard, mas o YF-23 e o YF-22 não adotaram a “superfície de controle comunista” 🙂
asbueno
Visitante
13 anos atrás
Clésio Luiz:
Interessante mesmo.
Tudo bem que o essencial muitas vezes está por baixo da “pele”. Mas mesmo assim eram desenhos considerados para aeronaves de primeira linha. Portanto eram “secretos”.
Mas é muito legal poder observar, como escrevi, “a fauna”: canards, delta canards, FSW, asas pivotáveis… A obra foi publicado, creio, em 1987 ou 1988. Não estou com eles agora.
Eu gostaria de ver um Aviões do Futuro publicado hoje… o que ele mostraria?
Abraços!
Roberto F Santana
Visitante
13 anos atrás
A secção frontal lembra o F-16, o radome é igual.
O comprimento seria em torno dos 15mts, dois motores de F-18 ficariam bem.
Clésio Luiz
Visitante
13 anos atrás
A publicação original foi na Grã Bretanha, em 1985, eu acho. Depois uma editora brasileira trouxe pra cá, como você falou.
Sem dúvida um projeto interessante…
Parece com os conceitos que as empresas americanas faziam nos anos 80, antes da aparição pública dos YF-22 e YF-23. Quem leu o livrinho Aviões do Futuro, da série Guia das Armas de Guerra, vai achar esse desenho aí bem familiar.
É verdade. Clésio! O F-19 era igualzinho…
O Aviões do Futuro consistia em dois volumes. Apresentava uma “fauna” muito interessante de aeronaves.
Northrop/Dornier ND 102, exceto pelos canards.
(http://www.aereo.jor.br/2010/06/21/muito-antes-do-eurofighter-parte-8/)
@asbueno
Interessante que quase tudo que eles apresentaram lá (a publicação é de 1985) acabou sendo usada nos caças mais modernos. O primeiro volume é praticamente a descrição do F-22, 5 anos antes de ele ser apresentado ao público. A exceção é que a maioria dos projetos apresentado lá tinham canard, mas o YF-23 e o YF-22 não adotaram a “superfície de controle comunista” 🙂
Clésio Luiz:
Interessante mesmo.
Tudo bem que o essencial muitas vezes está por baixo da “pele”. Mas mesmo assim eram desenhos considerados para aeronaves de primeira linha. Portanto eram “secretos”.
Mas é muito legal poder observar, como escrevi, “a fauna”: canards, delta canards, FSW, asas pivotáveis… A obra foi publicado, creio, em 1987 ou 1988. Não estou com eles agora.
Eu gostaria de ver um Aviões do Futuro publicado hoje… o que ele mostraria?
Abraços!
A secção frontal lembra o F-16, o radome é igual.
O comprimento seria em torno dos 15mts, dois motores de F-18 ficariam bem.
A publicação original foi na Grã Bretanha, em 1985, eu acho. Depois uma editora brasileira trouxe pra cá, como você falou.