Paciência chinesa: J-20, F-22, T-50 e F-35 em fotos com ângulo semelhante
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Nessas fotos parece que o J-20 consegue ser + Stealth do que o T-50 quando se olha por baixo.
Realmente, em muitos aspectos o design do J-20 me parece ser mais furtivo que o PAKFA. Tem que ver se o material RAM aplicado é tão eficiente quanto o dos americanos.
E de modo geral, o design de um caça de 5ª geração fica bem explícito nesses exemplos.
[]’s
Excelente matéria. Algumas constatações, em minha modesta opinião: 1. O F-22 ainda é o benchmark. É o único dos quatro que tem uma cobertura cerâmica física dos bocais de exaustão, o que lhe confere discrição IR no quadrante 6 horas. E possivelmente também seja o único a ter, ao menos por hora, vetoramento de empuxo, ainda que 2D. 2. A cobertura dos caças americanos seguramente não foi replicada nem no Su-50 nem no J-20 (este último me parece ter chegado mais perto que o primeiro). Ambos utilizam outro material. De maneira que a grande pergunta a se fazer é até… Read more »
MiLord Vader,
Aqui vai a primeira provocação. 🙂
No ítem 06:
“De fato ele é essencialmente um “delta canard”, só que com derivas duplas…”
Concordo com o trecho acima, mas a inspiração da configuração veio do leste europeu e não do oeste, como vc sugere.
No meu entendimento é uma evolução ‘stealth’ do demonstrador soviético/russo MiG-1.44, excetuando apenas a tomada de ar das turbinas.
Sds,
Ivan.
Já lhe respondi lá, caro Ivan. Pra mim o design do J-20 tem mais a ver com o do Rafale do que com o MiG 1.44.
Abs.
As fotos somente mostram aquilo que mtos insistem em não admitir, aonde os americanos vão, os demais tentam ir atrás.
E a Europa, tecnológicamente incapaz, bate o pézinho…
O chinês é o mais diferente dos quatro, sendo os americanos cópias um do outro, só mudando o tamanho (monoturbina e biturbina) e o russo é o intermediário e também o mais mal-acabado…
Pessoal, sabem o que é assustador? Há 3 anos, quando o site Poder Aéreo começou, o PAK FA e o J-20 ainda não existiam.
Em pouco tempo Rússia e China já têm seus caças de 5a. geração e o Brasil, outro BRIC, ainda não conseguiu fechar a compra de míseros 36 caças de 4a. geração!
Quanto tempo ainda vai demorar para que nossos governantes percebam que o Brasil está perdendo o trem da História e que diplomacia sem o respaldo de poder militar adequado não serve para quase nada?
Faço minhas as palavras do Galante.
O detalhe é que nós jamais vamos avançar (ou acompanhar) para a 5a. geração com este atual governo…
Caro Lord Vader,
No item 5: O J-20 usa uma entrada de ar semelhante ao do F-35, voltada “para dentro”. E sem a existência da divisão da entrada de ar do motor com a célula do caça. Tudo isso favorece a redução do RCS. Seria um avanço em relação à entrada de ar do F-22.
[]’s
Simples, Sr Galente, desse governo não se pode esperar nada que ajude nosso país, precisamente as forças armadas.
parabens ao blog PODER AEREO.
todos caças parecem ser bons
eu queria que o brasil esquecesse esse fx-2 e entrece em um programa de caça de quinta geração , sera que é pedir muito.
Primeiro voo:
YF-22: 1990
F-22: 1997
IOC: 2005
X-35: 2000
F-35: 2006
IOC: ??
PAK-FA: 2010
Su-XX: ??
IOC: ??
J-20: 2011
J-20 (definitivo): ??
IOC: ??
Russos e chineses ainda terão muita estrada para percorrer.
[]s
Galante,
Sua preocupação é respaldada por um brasileiro ilustre do passado, mas com palabras que serão eternamente atuais:
“A Nação que confia mais nos seus direitos do que em seus soldados, engana a si mesma e cava sua ruína.”
… … … … … … … … … (Rui Barbosa)
Como se não bastasse o presidente da (ainda) nação mais poderosa do mundo, um civil sem tradição pessoal ou familiar militar, exaltou a importância do soldado como seguro pela liberdade.
Basta dar uma olhadinha no FORTE de 20 de junho passado:
http://www.forte.jor.br/2011/06/20/e-gracas-aos-soldados/
Ao menos estamos em boa companhia…
Sds,
Ivan.
Olha só, os russos estão melhorando!!!
As ptas das asas do T-50, não tem aqueles pesos antí flutter, disfarçados de cabide de mísseis dos outros Flankers.
Os chineses já haviam usado a DSI, diverterless supersonic inlet, no JF-17.
O calombo no seu centro e o design voltado p/ dentro, fazem a mesma função da splitter plate, separar o fluxo de ar da camada limite, comprimindo esse fluxo e diminuindo-lhe a velocidade; de modo a previnir o stall de compressor.