De Campo Grande para Pirassununga: Flecha e Pelicano
Da Base Aérea de Campo Grande, vieram para o Domingo Aéreo 2011 da AFA aeronaves A-29 e SC-105, respectivamente do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV e 2º/10º GAV). Na foto acima e nas duas de baixo, reparar no tanque de combustível instalado no lugar do posto traseiro deste A-29A Super Tucano( monoposto), assim como nas metralhadoras instaladas nas asas.
Pode-se comparar o Super Tucano das fotos acima com o exemplar biposto (A-29B) fotografado num dos hangaretes da AFA, que não estava equipado com metralhadoras e trazia um tanque externo sob a fuselagem.
Quanto ao SC-105, trata-se de uma adequação da célula básica do C-105 de transporte para cumprir a missão de Busca e Salvamento (SAR), que é a missão principal do Esquadrão Pelicano. A aeronave foi fotografada tanto no início da manhã de 7 de agosto, ainda parcialmente coberta pelo orvalho da madrugada, quanto sob o sol do final da tarde.
As mudanças externas mais visíveis são alguns detalhes da pintura na cor laranja (a cor tradicionalmente ligada à missão SAR) e as janelas em bolha instaladas nas duas laterais posteriores da fuselagem, que são úteis para a busca visual. Dentro do compartimento de carga, podem ser vistos os dois assentos junto às janelas em bolha. Na parte inferior da cauda, estão os lançadores de chaff / flare.
As fotos ficaram boas e o casa 295 show de bola uma bela compra da FAB.
Abs.
Pensei que atrás do piloto dessa versão monoplace era algum conjunto de dispositivos eletrônicos, por causa das aberturas aparentemente para refrigeração, e não combustíviel; dá impressão que em caso de vazamento/explosão o piloto ficaria muito exposto aos efeitos.
Belas aeronaves ja vi muitas vezes esse 105 passando aki pela UFMS..principalmente quando estava acompanhado do Mi-35…Show!
Belas fotos o C-105 e um belo avião sem duvida substituto a altura dos velhos buffalos
Fraquinho, o Spartan pelo menos carrega um blindado ou um helo, esse aí nem pensar.
E tenho lá minhas duvidas, se realmente operaria dos lugares, aonde o Buffalo construiu sua fama.
Hoje é fácil, depois da COMARA ter enchido a Amazonia, de pistas de pouso.