Da Base Aérea de Campo Grande, vieram para o Domingo Aéreo 2011 da AFA aeronaves A-29 e SC-105, respectivamente do Esquadrão Flecha (3º/3º GAV e 2º/10º GAV). Na foto acima e nas duas de baixo, reparar no tanque de combustível instalado no lugar do posto traseiro deste A-29A Super Tucano( monoposto), assim como nas metralhadoras instaladas nas asas.

Pode-se comparar o Super Tucano das fotos acima com o exemplar biposto (A-29B) fotografado num dos hangaretes da AFA, que não estava equipado com metralhadoras e trazia um tanque externo sob a fuselagem.

 

Quanto ao SC-105, trata-se de uma adequação da célula básica do C-105 de transporte para cumprir a missão de Busca e Salvamento (SAR), que é a missão principal do Esquadrão Pelicano. A aeronave foi fotografada tanto no início da manhã de 7 de agosto, ainda parcialmente coberta pelo orvalho da madrugada, quanto sob o sol do final da tarde.

As mudanças externas mais visíveis são  alguns detalhes da pintura na cor laranja (a cor tradicionalmente ligada à missão SAR) e as janelas em bolha instaladas nas duas laterais posteriores da fuselagem, que são úteis para a busca visual. Dentro do compartimento de carga, podem ser vistos os dois assentos junto às janelas em bolha. Na parte inferior da cauda, estão os lançadores de chaff / flare.

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Darkman

As fotos ficaram boas e o casa 295 show de bola uma bela compra da FAB.

Abs.

Antonio M

Pensei que atrás do piloto dessa versão monoplace era algum conjunto de dispositivos eletrônicos, por causa das aberturas aparentemente para refrigeração, e não combustíviel; dá impressão que em caso de vazamento/explosão o piloto ficaria muito exposto aos efeitos.

Guuh

Belas aeronaves ja vi muitas vezes esse 105 passando aki pela UFMS..principalmente quando estava acompanhado do Mi-35…Show!

Uitinã

Belas fotos o C-105 e um belo avião sem duvida substituto a altura dos velhos buffalos

Mauricio R.

Fraquinho, o Spartan pelo menos carrega um blindado ou um helo, esse aí nem pensar.
E tenho lá minhas duvidas, se realmente operaria dos lugares, aonde o Buffalo construiu sua fama.
Hoje é fácil, depois da COMARA ter enchido a Amazonia, de pistas de pouso.